CADASTRE-SE

Relações com Investidores

Estrutura de Governança da TAESA
Quantidade de membros
TotalIndicação
CEMIG
Indicação
ISA Brasil
Independente
Conselho de Administração¹13544
Conselho Fiscal²5212
Comitê de Estratégia, Governança e Recursos Humanos6231
Comitê de Finanças6321
Comitê de Auditoria6222
Comitê de Operações e Negócios 6231
¹ Não possui conselheiros suplentes
² 5 (cinco) conselheiros titulares e 5 (cinco) suplentes

Nos termos do Estatuto Social da TAESA, o seu Conselho de Administração deve ser composto por 13 (treze) membros titulares (efetivos), residentes ou não no país, eleitos pela Assembleia Geral, com mandato unificado de 1 (um) ano, podendo ser reeleitos. Em conformidade com o Contrato de Adoção de Práticas Diferenciadas de Governança Corporativa – Nível 2, (i) o Presidente do referido órgão será escolhido entre os membros eleitos, não podendo haver acumulação de cargos de Presidente do Conselho de Administração e de Diretor Presidente da Companhia, (ii) o Conselho de Administração da Companhia deverá possuir no mínimo 20% de conselheiros independentes, os quais deverão ser identificados como tal na ata da Assembleia Geral de acionistas que os eleger, e (iii) as deliberações do conselho de Administração serão tomadas pelo voto afirmativo da maioria absoluta dos conselheiros presentes, exceção feita às deliberações com relação às matérias constantes no Estatuto da Companhia com exigência de, no mínimo, 9 (nove) membros do Conselho de Administração para aprovar a sua implementação.

O Conselho de Administração da TAESA é responsável pela orientação geral dos seus negócios. Dentre outras atribuições, é responsável por eleger e destituir os membros de sua diretoria além de supervisionar o exercício de suas funções. Compete ainda ao conselho deliberar sobre a participação em concorrências públicas promovidas pela ANEEL ou por qualquer representante do Poder Concedente com competência para tal.

Clique aqui para acessar o Regimento Interno do Conselho de Administração.

Atualmente, o Conselho de Administração da TAESA é composto por:

  NomeCargoEleição emTérmino do Mandato em
O Sr. Reynaldo Passanezi Filho é graduado em economia pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e bacharel em Direito graduado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) com Mestrado em Economia pelo Instituto de Economia da UNICAMP e Doutorado em Economia pela FEA-USP. O Sr. Reynaldo é Diretor Presidente da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) desde janeiro de 2020; foi Diretor Financeiro e de Relações com Investidores de julho de 2012 a novembro de 2013 e Presidente de novembro de 2013 a julho de 2019 na Companhia de Transmissão Elétrica Paulista (CTEEP). O Sr. Passanezi declara que(i) nos últimos 5 anos não sofreu (a) qualquer condenação criminal; qualquer condenação em processo administrativo nem penalidades da CVM, do Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privados; ou (b) qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer; e (ii) não é considerado pessoa exposta politicamente, nos termos da Resolução CVM nº 50, de 31 de agosto de 2021.

O Sr. Paulo Gustavo Ganime Alves Teixeira é graduado em Engenharia de Produção pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET/RJ) e cursou Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com MBA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ); é certificado como Project Management Professional (PMP) pelo Project Management Institute e como Conselheiro de Administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). O Sr. Paulo é consultor e conselheiro; foi Deputado Federal de 2019 a 2023 e Vice-Presidente de Finanças do Club de Regatas Vasco da Gama de fevereiro de 2023 a 2024. O Sr. Ganime declara que nos últimos 5 anos não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e/ou qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

O Sr. Cesar Augusto Ramírez Rojas é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Nacional da Colômbia e certificado em direção de Companhias pelo Institute of Directors – IoD. O Sr. Cesar é membro do Conselho de Administração da Isa Interchile S.A. e da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP) desde janeiro de 2014; foi Vice-Presidente Executivo da ISA Interconexión Eléctrica S.A. E.S.P de janeiro a setembro de 2023 e Vice-Presidente de Transmissão de janeiro de 2014 a dezembro de 2022. O Sr. Ramírez declara que (i) nos últimos 5 anos não sofreu (a) qualquer condenação criminal; qualquer condenação em processo administrativo nem penalidades da CVM, do Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privados; ou (b) qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer; e (ii) não é considerado pessoa exposta politicamente, nos termos da Resolução CVM nº 50, de 31 de agosto de 2021.

O Sr. Fernando Bunker Gentil é graduado em Business Administration pela University of Southern California com Master in Business Administration pela mesma universidade.  O Sr. Fernando é Sócio e Diretor Executivo da G5 Evercore Private Equity desde 2012. O Sr. Gentil ­declara que (i) nos últimos 5 anos não sofreu (a) qualquer condenação criminal; qualquer condenação em processo administrativo nem penalidades da CVM, do Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privados; ou (b) qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer; e (ii) não é considerado pessoa exposta politicamente, nos termos da Resolução CVM nº 50, de 31 de agosto de 2021.

O Sr. Gabriel é graduado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Politécnico da Bielorrússia com Mestrado em Engenharia pelo mesmo Instituto e Mestrado em Administração pela EAFIT University. O sr. Gabriel é Vice-Presidente de Transmissão de Energia na ISA Interconexión Eléctrica S.A. E.S.P desde janeiro de 2023 e foi Diretor de Operações Corporativas de setembro de 2013 a abril de 2023. O Sr. Melguizo declara que (i) nos últimos 5 anos não sofreu (a) qualquer condenação criminal; qualquer condenação em processo administrativo nem penalidades da CVM, do Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privados; ou (b) qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer; e (ii) não é considerado pessoa exposta politicamente, nos termos da Resolução CVM nº 50, de 31 de agosto de 2021.

O Sr. José Reinaldo Magalhães é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com MBA em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) e em Finanças Corporativas e Direito Societário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e certificado como Conselheiro de Administração e Conselheiro Fiscal pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). O Sr. José Reinaldo é membro do Conselho de Administração da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), da Companhia de Gás de Minas Gerais (GASMIG) e foi membro da equipe responsável pelas decisões de investimentos e desinvestimentos dos Fundos da BR-Investimentos e Bozano Investimentos, Gestoras de Recursos e Gestoras de FIPs no segmento de Private Equity entre os anos de 2009 e 2015. O Sr. Magalhães declara que (i) nos últimos 5 anos não sofreu (a) qualquer condenação criminal; qualquer condenação em processo administrativo nem penalidades da CVM, do Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privados; ou (b) qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer; e (ii) não é considerado pessoa exposta politicamente, nos termos da Resolução CVM nº 50, de 31 de agosto de 2021.

O Sr. Maurício Dall’Agnese é graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). O Sr. Maurício é Diretor Adjunto de Estratégia, Meio Ambiente e Inovação na Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) desde abril de 2019 e Diretor na CemigPar desde dezembro de 2020; foi Diretor e Gerente de Comercialização e Assuntos Regulatórios na Vale Energia S.A e na Vale S.A de outubro de 2019 a março de 2020 e Gerente de Novos Negócios e M&A na Companhia de Transmissão Elétrica Paulista (CTEEP) de novembro de 2015 a outubro de 2019. O Sr. Dall’Agnese declara que (i) nos últimos 5 anos não sofreu (a) qualquer condenação criminal; qualquer condenação em processo administrativo nem penalidades da CVM, do Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privados; ou (b) qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer; e (ii) não é considerado pessoa exposta politicamente, nos termos da Resolução CVM nº 50, de 31 de agosto de 2021.

O Sr. Reinaldo Le Grazie é graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas com extensão executiva pelo INSEAD Business School. O Sr. Reinaldo é sócio e diretor da Panamby Capital desde 2019. O Sr. Le Grazie declara que (i) nos últimos 5 anos não sofreu (a) qualquer condenação criminal; qualquer condenação em processo administrativo nem penalidades da CVM, do Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privados; ou (b) qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer; e (ii) não é considerado pessoa exposta politicamente, nos termos da Resolução CVM nº 50, de 31 de agosto de 2021.

O Sr. Celso Maia de Barros é graduado em Administração de Empresas pela Universidad Autónoma de Centroamérica (Fidelitas), de San José, Costa Rica, com mestrado na Universidade de Tulane, A.B. Freeman School of Business, em Nova Orleans, EUA. O Sr. Celso é Sócio Gerente da Urca Capital Partners desde junho de 2015; membro do Conselho de Administração da DELP Engenharia Mecânica desde março de 2021; da Trevisa Investimentos S.A. desde abril de 2017 e do Conselho Fiscal do Hospital Sírio-Libanês desde julho de 2022. O Sr. Barros declara que (i) nos últimos 5 anos não sofreu (a) qualquer condenação criminal; qualquer condenação em processo administrativo nem penalidades da CVM, do Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privados; ou (b) qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer; (ii) não é considerado pessoa exposta politicamente, nos termos da Resolução CVM nº 50, de 31 de agosto de 2021; (iii) é considerado membro independente com base no critério de independência definido pelo Regulamento do Nível 2 da B3 S.A. -Brasil, Bolsa, Balcão.

O Sr. Hermes Jorge Chipp é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O Sr. Hermes é Presidente da Chipp Consultoria de Engenharia Ltda. e atua como consultor na área institucional no mercado de energia elétrica; foi membro do Conselho de Administração da Santo Antonio Energia de 2017 a 2021 e da Echoenergia (Grupo Actis) de 2017 a 2022. O Sr. Chipp declara que (i) nos últimos 5 anos não sofreu (a) qualquer condenação criminal; qualquer condenação em processo administrativo nem penalidades da CVM, do Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privados; ou (b) qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer; (ii) não é considerado pessoa exposta politicamente, nos termos da Resolução CVM nº 50, de 31 de agosto de 2021; e (iii) é considerado membro independente com base no critério de independência definido pelo Regulamento do Nível 2 da B3 S.A. -Brasil, Bolsa, Balcão.

O Sr. Mario Engler é bacharel em Direito com Doutorado em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo. O Sr. Mário é professor da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV SP) desde 2009 e Coordenador do Mestrado Profissional desde 2013; membro da Câmara de Arbitragem do Mercado B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão. desde 2002 e da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) desde 2022; Sócio Fundador do escritório Engler Advogados; foi Presidente do Conselho de Administração da Companhia Paulista de Securitização (CPSEC) de 2020 a 2022; da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN) de 2019 a 2023; da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) de 2018 a 2023 e da Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A. (EMAE)  de 2017 a 2019; Diretor Presidente da Companhia Paulista de Parcerias (CPP) de 2016 a 2019; membro do Conselho Estadual de Desestatização do Governo de São Paulo de 2016 a 2019 e convidado do Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas no Estado de São Paulo de 2016 a 2019. O Sr. Engler declara que (i) nos últimos 5 anos não sofreu (a) qualquer condenação criminal; qualquer condenação em processo administrativo nem penalidades da CVM, do Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privados; ou (b) qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer; (ii) não é considerado pessoa exposta politicamente, nos termos da Resolução CVM nº 50, de 31 de agosto de 2021; e (iii) é considerado membro independente com base no critério de independência definido pelo Regulamento do Nível 2 da B3 S.A. -Brasil, Bolsa, Balcão.

A Sra. Denise Lanfredi Tosetti Hills Lopes é graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Ribeirão Preto com Pós-Graduação em Economia pela FIPE USP; certificada como Conselheira de Administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e concluiu os programas de Strategic Risk Management pela The Wharton School; de Sustainability Leadership pela Cambridge University; de Gestão Integrada de Sustentabilidade; de Gestão Estratégia de Pessoas e de Planejamento e Estratégia para Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC) e de Gestão de Risco de Crédito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (FIPE USP). A Sra. Denise é Conselheira e líder da frente Mudanças Climáticas e Biodiversidade da Rede ANBIMA de Sustentabilidade desde 2023; Conselheira Especialista do Instituto Talanoa; membro do Conselho Consultivo da Rede Mulher Empreendedora; membro do Comitê Consultivo do IBGC Chapter Zero Brasil; Conselheira da ONU Rede Brasil do Pacto Global – Movimento Net Zero; Professora convidada e Conselheira do Centro de Referência em Inovação ESG – CRI ESG da FDC desde 2023; Professora convidada da FIPE USP; Conselheira independente do Comitê de Sustentabilidade da Zurich Seguros desde 2023; Conselheira independente do Comitê de Sustentabilidade do Banco BS2; Conselheira Independente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável desde 2023 e foi Diretora Global de Sustentabilidade da Natura&Co Latam de 2019 a 2023. A Sra. Hills declara que nos últimos 5 anos não esteve sujeita aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e/ou qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. É considerada membro independente com base no critério de independência definido pelo Regulamento do Nível 2 da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão.

O Estatuto Social da TAESA estabelece que sua diretoria deve ser composta por 6 (seis) diretores, sendo 1 (um) Diretor Presidente e de Relações com Investidores, 1 (um) Diretor Financeiro , 1 (um) Diretor Técnico, 1 (um) Diretor Jurídico e Regulatório, 1 (um) Diretor de Negócios e Gestão de Participações e 1 (um) Diretor de Implementação, todos eleitos pelo Conselho de Administração para um mandato unificado de 2 (dois) anos, destituíveis a qualquer tempo, sendo permitida a cumulação de cargos e a reeleição de seus membros, no todo ou em parte. Os membros do Conselho de Administração, até o máximo de 1/3 (um terço), poderão ser eleitos para o cargo de diretor. Os diretores da Companhia são responsáveis pela administração executiva diária de seus negócios e pela implementação das políticas e diretrizes gerais estabelecidas por seu Conselho de Administração.

Atualmente, a Diretoria da Companhia é composta pelos membros:

  NomeCargoEleição emTérmino do Mandato em
O Sr. Rinaldo Pecchio Júnior é graduado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCcamp) e possui MBA em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). O Sr. Rinaldo possui mais de 30 anos de carreira e desenvolveu sua trajetória profissional majoritariamente no setor elétrico; é Diretor Presidente, Financeiro e de Relações com Investidores da Companhia; membro efetivo do Conselho Fiscal da Vibra Energia; foi CFO, Relações com Investidores e TI do Centro de Tecnologia Canavieira S.A. (CTC) de 2019 a 2022; CFO, Relações com Investidores, Logística e Suprimentos da ISA CTEEP de 2013 a 2019; Presidente do Conselho de Administração da IE Madeira e IE Garanhuns do Grupo ISA CTEEP / Eletrobras. O Sr. Pecchio declara que (i) nos últimos 5 anos não sofreu (a) qualquer condenação criminal; qualquer condenação em processo administrativo nem penalidades da CVM, do Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privados; ou (b) qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer e (ii) não é considerado pessoa exposta politicamente, nos termos da Resolução CVM nº 50, de 31 de agosto de 2021.
O Sr. Marco Antonio Resende Faria é graduado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) com MBA em Gestão de Projetos e Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O Sr. Marco possui mais de 40 anos de carreira no setor elétrico nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica; é Diretor Técnico da Companhia; Presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica (ABRATE); é membro suplente do Conselho de Administração do ONS; é Diretor Geral e Diretor Financeiro da Empresa de Transmissão do Alto Uruguai (ETAU) e foi Diretor Presidente da TAESA de maio a novembro de 2020 e diretor Jurídico e Regulatório de 2020 a 2021. O Sr. Faria declara que (i) nos últimos 5 anos não sofreu (a) qualquer condenação criminal; qualquer condenação em processo administrativo nem penalidades da CVM, do Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privados; ou (b) qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer e (ii) não é considerado pessoa exposta politicamente, nos termos da Resolução CVM nº 50, de 31 de agosto de 2021.
O Sr. Fábio Antunes Fernandes é graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade Cândido Mendes, com Mestrado em Economia Empresarial pela mesma instituição e MBA em Finanças Corporativas pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). O Sr. Fábio possui 30 anos de experiência profissional em diversos setores da área financeira como planejamento financeiro, tesouraria, avaliação econômico-financeira, project finance, M&A e operações de mercado de capitais; é Diretor de Participações da Companhia; foi Diretor Financeiro e de Relação com Investidores de maio a outubro de 2020; Gerente Sênior de M&A até 2020. O Sr. Antunes declara que (i) nos últimos 5 anos não sofreu (a) qualquer condenação criminal; qualquer condenação em processo administrativo nem penalidades da CVM, do Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privados; ou (b) qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer e (ii) não é considerado pessoa exposta politicamente, nos termos da Resolução CVM nº 50, de 31 de agosto de 2021.
O Sr. Luis Alessandro Alves é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com Pós-graduação em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e MBA em Gestão Empresarial com ênfase em Management pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O Sr. Luis possui mais de 20 anos de experiência no setor elétrico nos segmentos de transmissão e distribuição; é Diretor de Implantação da Companhia;  foi Diretor de Transmissão e Projetos da Neoenergia de 2019 a 2021 e Superintendente de Projetos de Transmissão de 2017 a 2021. O Sr. Alves declara que (i) nos últimos 5 anos não sofreu (a) qualquer condenação criminal; qualquer condenação em processo administrativo nem penalidades da CVM, do Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privados; ou (b) qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer e (ii) não é considerado pessoa exposta politicamente, nos termos da Resolução CVM nº 50, de 31 de agosto de 2021.

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal é um órgão societário independente da administração da TAESA e de seus auditores independentes. O Estatuto Social da TAESA prevê um Conselho Fiscal permanente. O Conselho Fiscal deve ser composto de no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) membros titulares, com igual número de suplentes.

As principais responsabilidades do Conselho Fiscal consistem em fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras da Companhia aberta e reportar suas conclusões aos acionistas.

Regimento Interno do Conselho Fiscal

Atualmente, compõem o Conselho Fiscal:

  NomeCargoEleição emTérmino do Mandato em
O Sr. Felipe José Fonseca Attiê é graduado em Ciências Econômicas e em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Uberlândia com Especialização em Economia Regional e Urbana e em Publicidade e Propaganda pela mesma Universidade e concluiu o curso em Novas Tecnologias Aplicadas à Administração Pública pela Georgetown University Washington DC. O Sr. Felipe é Presidente da Fundação Ezequiel Dias (FUNED); foi proprietário da Rooster Empreendimentos Imobiliários – Gallo Empreendimentos e Participações de 2008 a 2020; exerceu um mandato como Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais de 2015 a 2020 e foi Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Minas Gerais de 2021 a 2022. O Sr. Attiê declara que (i) nos últimos 5 anos não sofreu (a) qualquer condenação criminal; qualquer condenação em processo administrativo.

O Sr. Frederico Papatella Padovani é bacharel em Direito, graduado pelo Centro Universitário UNA em 2009 e concluiu o Programa de Atualização em Gestão, Processos, Finanças, Projetos, Marketing, Pessoas e Estratégia da Fundação Dom Cabral em dezembro de 2022. O Sr. Frederico é CEO da VPR Imóveis Ltda. desde dezembro de 2018 e ocupa o cargo de conselheiro consultivo da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) desde novembro de 2022. O Sr. Padovani declara que (i) nos últimos 5 anos não sofreu (a) qualquer condenação criminal; qualquer condenação em processo administrativo nem penalidades da CVM, do Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privados; ou (b) qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que a tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer; (ii) não é considerado pessoa exposta politicamente, nos termos da Resolução CVM nº 50, de 31 de agosto de 2021.

 

O Sr. Manuel Domingues de Jesus e Pinho é graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Junior. O Sr. Manuel é fundador e Diretor Presidente da Domingues e Pinho Contadores; fundador e membro do Grupo Brasil de Empresas de Contabilidade (GBRASIL) desde 1996; é Presidente do Conselho Consultivo da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro desde 2022; membro do Conselho Consultivo do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro (SESCON-RJ); membro suplente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro desde 2014; foi membro do Conselho Fiscal da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista – CTEEP de 2006 a 2023; da Associação de Amigos do Jardim Botânico (AAJB) de 2018 até 2020 e Presidente do Conselho Fiscal da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira – (FOSB) de 2019 a 2022. O Sr. Pinho declara que (i) nos últimos 5 anos não sofreu (a) qualquer condenação criminal; qualquer condenação em processo administrativo nem penalidades da CVM, do Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privados; ou (b) qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que a tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer; e (ii) não é considerado pessoa exposta politicamente, nos termos da Resolução CVM nº 50, de 31 de agosto de 2021.

O Sr. Marcelo Joaquim Pacheco é bacharel em Direito pela Universidade São Francisco com Pós-graduação Lato Sensu em Direito Corporativo e Compliance pelo Centro Universitário Unidombosco (UniDBSCO) e pela Escola Paulista de Direito (EPD) e Especializações em Finanças Corporativas, Investimentos e Financiamentos Sustentáveis; em Controladoria; em Administração Financeira: Avaliação do Desempenho Empresarial e em Direito Societário pela Fundação Getúlio Vargas. O Sr. Marcello é Presidente do Conselheiro de Administração da CEB Lajeado S.A. desde 2021; membro do Conselho de Administração da Rossi Residencial S.A. desde 2018; do Conselho Fiscal da Têxtil Renauxview S.A. desde 2018; Coordenador do Comitê de Auditoria Estatutário da CEB desde 2019; membro do Comitê de Auditoria Estatutário do Banco do Estado de Sergipe S/A (BANESE) desde 2021 e do Comitê de Auditoria Interno da Guararapes S.A. desde 2021; foi membro do Conselho de Administração da Companhia Energética de Brasília (CEB) de 2015 a 2023; membro titular do Conselho Fiscal da Guararapes S.A. de 2014 a 2021 e da Tarpon Investimentos S.A. de 2017 a 2019; membro do Conselho Fiscal da Profarma Distribuidora de Produtos Farmacêuticos S.A. de 2017 a 2023 e membro do Conselho Fiscal da Vulcabrás Azaleia S.A. de 2018 a 2021. O Sr. Pacheco declara que (i) nos últimos 5 anos não sofreu (a) qualquer condenação criminal; qualquer condenação em processo administrativo nem penalidades da CVM, do Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privados; ou (b) qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que a tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer; (ii) não é considerado pessoa exposta politicamente, nos termos da Resolução CVM nº 50, de 31 de agosto de 2021.

O Sr. Murici dos Santos é advogado e também é formado em História pela Universidade Guarulhos (2002). Atualmente realiza Consultoria em Governança Corporativa, prestando serviços de consultoria e assessoria empresarial nas áreas societária e de governança corporativa, especialmente na atuação em Conselhos Fiscais como membro titular e suplente, de Companhias de renome no mercado. Nos últimos períodos, o Sr. Murici ocupou e ocupa os seguintes cargos em Órgãos Colegiados: Conselheiro Fiscal suplente da Drogasil S/A (2006/2008), Conselheiro Fiscal suplente da M&G Poliéster S.A (2006/2011), Conselheiro Fiscal Titular da Tafibrás Participações S.A (2007/2008), Conselheiro Fiscal suplente da Bicicletas Monark S.A (2008/2011), Conselheiro Fiscal do Banco Nossa Caixa S.A (2008/2009), Conselheiro Fiscal Titular da Medial Saúde S.A (2008/2009), Conselheiro Fiscal suplente da Santos Brasil S.A (2008/2009), Conselheiro Fiscal suplente da AES Tietê S.A (2009/2010), Conselheiro Fiscal titular da Companhia Paranaense de Energia – Copel (2010/2011), Conselheiro Fiscal suplente da Pettenati S.A Indústria Têxtil (2011/2012), Conselheiro Fiscal Titular da Anhembi Morumbi (2012/2013), Conselheiro Fiscal suplente da Cristal Pigmentos do Brasil S.A (2013/2014), Conselheiro Fiscal suplente da HRT Participações em Petróleo S.A (2013/2014), Conselheiro Fiscal Suplente da Guararapes Confecções S.A (2014/2017), Conselheiro Fiscal suplente da Triunfo Participações e Investimentos S.A. (2014/atual), Rio Paranapanema S.A. (2014/atual), Rossi Residencial S.A (2015/atual), Tarpon Investimentos S.A (2016/atual), Profarma Distribuidora de produtos Farmacêuticos S.A. (2017/atual) e Conselheiro Fiscal titular da Valid Soluções e Serviços de Segurança em Meios de Pagamento e Identificação S.A (2015/atual), Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro – CEG (2017/atual) e Eucatex S.A Industria e Comércio (2017/atual). Foi Presidente da Comissão de Prerrogativas e Direitos da Ordem dos Advogados do Estado de São Paulo – subseção de Mairiporã- (2014/2015) e atua desde 2016 como Coordenador da Escola Superior de Advocacia – ESA – subseção de Mairiporã. Nos últimos 5 anos o Sr. Murici dos Santos não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

A Sra. Luciana dos Santos Uchôa é graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Júnior; é Sócia-Diretora da Domingues e Pinho Contadores; Diretora Financeira da Câmara de Comércio Americana para o Brasil/Rio de Janeiro desde 2019; membro do Conselho Fiscal da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A (TBG) desde 2012 e da Escola Alemã Corcovado – Deutsche Schule desde 2019. A Sra. Uchôa  declara que (i) nos últimos 5 anos não sofreu (a) qualquer condenação criminal; qualquer condenação em processo administrativo nem penalidades da CVM, do Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privados; ou (b) qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que a tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer; (ii) não é considerada pessoa exposta politicamente, nos termos da Resolução CVM nº 50, de 31 de agosto de 2021.

O Sr. Eduardo José de Souza é graduado em Administração de Empresas pelo Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira com pós-graduação em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); é membro suplente do Conselho Fiscal da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN). O Sr. Souza declara que (i) nos últimos 5 anos não sofreu (a) qualquer condenação criminal; qualquer condenação em processo administrativo nem penalidades da CVM, do Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privados; ou (b) qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que a tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer; (ii) não é considerado pessoa exposta politicamente, nos termos da Resolução CVM nº 50, de 31 de agosto de 2021.

O Sr. Luiz Felipe da Silva Veloso é graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) com pós-graduação em Administração Financeira pela Fundação Dom Cabral e Gestão Estratégica pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas Contábeis de Minas Gerais (UFMG) e em Finanças e Negócios Corporativos pela INSEAD Business School. Nos últimos 5 anos, o Sr. Luiz Felipe vem atuando como analista-consultor. O Sr. Veloso declara que (i) nos últimos 5 anos não sofreu (a) qualquer condenação criminal; qualquer condenação em processo administrativo nem penalidades da CVM, do Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privados; ou (b) qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que a tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer; e (ii) não é considerado pessoa exposta politicamente, nos termos da Resolução CVM nº 50, de 31 de agosto de 2021.

A Sra. Rosangela Torres é graduada em Psicologia pela Universidade de Guarulhos com pós-graduação em Psicopedagogia pela Universidade Mogi das Cruzes. A Sra. Rosângela é professora no Colégio Objetivo Caieiras e foi consultora e assessora empresarial nas áreas societária e de governança corporativa, especialmente atuando na área de pessoas, compliance e controles internos. A Sra. Torres declara que (i) nos últimos 5 anos não sofreu (a) qualquer condenação criminal; qualquer condenação em processo administrativo nem penalidades da CVM, do Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privados; ou (b) qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que a tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer; (ii) não é considerada pessoa exposta politicamente, nos termos da Resolução CVM nº 50, de 31 de agosto de 2021.

A Srta. Ana Patrícia Alves Costa Pacheco é graduada em Química pela Universidade de São Paulo (USP), com Mestrado em Química verde e tecnologia industrial sustentável pela University of York, Reino Unido e PhD em Química pela University of Nottingham (UoN), Reino Unido e Université Claude Bernard Lyon 1 (UCBL), França e concluiu o curso de Imersão em Gestão de Projetos pelo DNC Group, Brasil. A Srta. Ana Patrícia é Project Manager na Ericsson – ESS de São José dos Campos desde março de 2022; foi Consultora de Gestão de Projetos no DNC Group (autônomo) de setembro a dezembro de 2021; Pesquisadora na University of Nottingham (UoN) e na Université Claude Bernarde Lyon 1 (UCBL) de setembro de 2017 a setembro de 2021. A Srta. Pacheco declara que declara que (i) nos últimos 5 anos não sofreu (a) qualquer condenação criminal; qualquer condenação em processo administrativo nem penalidades da CVM, do Banco Central do Brasil ou da Superintendência de Seguros Privados; ou (b) qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que a tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer; (ii) não é considerada pessoa exposta politicamente, nos termos da Resolução CVM nº 50, de 31 de agosto de 2021.

A TAESA possui atualmente quatro comitês de assessoramento do Conselho de Administração da Companhia, sendo que em todos o mandato de seus membros é coincidente com o mandato dos membros do Conselho.

Competências do Comitê de Estratégia, Governança e Recursos Humanos:
  • Recomendar estratégias de atuação da Companhia, interagindo com os executivos para elaboração do plano estratégico, apoiando na definição de diretrizes estratégicas e orçamentárias, metas gerais e específicas, indicadores, perspectivas e métricas;
  • Recomendar diretrizes para a execução do plano de negócios, para formulação da estratégia e para a execução dos planos anuais e plurianuais da empresa;
  • Acompanhar os desdobramentos da estratégia e das táticas operacionais da Diretoria;
  • Discutir as metas específicas anuais e indicadores;
  • Monitorar e analisar o desempenho operacional da companhia, riscos e verificar o cumprimento de metas, propondo iniciativas estratégicas, subsidiando de informações e conhecimento o Conselho de Administração;
  • Fornecer subsídios para avaliar o desempenho da Diretoria Executiva;
  • Propor ao CAD práticas e regras de governança;
  • Propor ao CAD e à Assembleia Geral nomeações e política de remuneração, bem como revisar e recomendar critérios de avaliação para os executivos;
  • Examinar e opinar sobre políticas de remuneração e monitorar aplicação da política de compensação para a Companhia;
  • Recomendar a política de investimentos para subsidiar a elaboração dos planos estratégicos;
  • Avaliar programas anuais de dispêndios, de investimentos e medidas de ajustes financeiros propostos pela Diretoria Executiva, acompanhando suas implementações;
  • Por qualquer de seus membros, monitorar a gestão dos diretores superintendentes, examinar, a qualquer tempo, os livros, documentos e papéis da organização, solicitar informações sobre contratos celebrados ou em vias de celebração e sobre quaisquer outros atos que achar necessário;
  • Analisar, periodicamente e formalmente, os resultados de desempenho da organização e da Diretoria Executiva;
  • Fornecer subsídios para avaliar o desempenho da Diretoria Executiva;
  • Recomendar alianças estratégicas e desenvolvimento de novos negócios;
  • Recomendar política de participação dos empregados nos resultados ou lucros da Companhia;
  • Recomendar diretrizes para estratégia de penetração no mercado; e
  • Recomendar diretrizes e políticas de gestão.
Membros:
NomeIndicação
Maurício Dall’Agnese - CoordenadorCEMIG
Carlos Humberto Delgado GaleanoISA Brasil
César Augusto Ramírez RojasISA Brasil
Gabriel Jaime Melguizo Posada ISA Brasil
Denise Lanfredi Tosetti Hills LopesIndependente
Mário Engler Pinto JúniorIndependente
Competências do Comitê de Finanças:
  • Analisar e avaliar necessidades financeiras: estrutura de capital, políticas financeiras, fluxo de caixa, política de endividamento, estrutura de capital e de risco da Companhia;
  • Analisar os relatórios trimestrais e anuais e monitorar os principais indicadores financeiros;
  • Avaliar o planejamento fiscal/tributário;
  • Verificar os investimentos: (i) viabilidade financeira e econômica, (ii) implementação do plano anual de investimentos e (iii) retorno de investimentos e de riscos;
  • Interagir com a Diretoria para entender as necessidades de financiamento prioritárias;
  • Analisar e avaliar propostas de distribuição de dividendos;
  • Verificar o cumprimento das políticas financeiras;
  • Analisar a compatibilidade entre o nível de remuneração dos acionistas e os parâmetros estabelecidos no orçamento anual;
  • Analisar a consistência da estrutura de capital da Companhia; e
  • Revisar e recomendar oportunidades relacionadas com as transações de financiamento.
Membros:
NomeIndicação
José Reinaldo Magalhães - CoordenadorCEMIG
Celso Maia de BarrosIndependente
Leonardo George de MagalhãesCEMIG
Paulo Gustavo Ganime Alves TeixeiraCEMIG
Sebastián Castañeda ArbeláezISA Brasil
Vago-
Competências do Comitê de Auditoria:
  • Auxiliar permanentemente o Conselho de Administração, monitorando a efetividade dos processos relacionados à elaboração dos relatórios financeiros e ao cumprimento da legislação tributária aplicável, analisando os relatórios e acompanhando/supervisionando os auditores externos e internos da Companhia, preservando sempre sua relação de independência para com a Companhia;
  • Propor ao Conselho de Administração a indicação dos auditores independentes e do responsável pela auditoria interna da Companhia;
  • Avaliar e reportar as políticas e o plano anual de auditoria da Companhia apresentados pelo responsável, pela auditoria interna e a sua execução;
  • Monitora os resultados da auditoria interna da Companhia e identificar, priorizar e propor ações a serem acompanhadas pela Diretoria;
  • Analisar e opinar sobre o relatório anual, bem como as demonstrações financeiras da Companhia, e faze as recomendações ao Conselho de Administração;
  • Monitorar e asseverar que a Companhia desenvolva controles internos confiáveis;
  • Assegurar a independência e objetividade da auditoria interna;
  • Garantir que os auditores independentes avaliem, por meio de sua própria revisão, as práticas da Diretoria e da auditoria interna;
  • Analisar e opinar sobre planos de ação para corrigir os processos e minimizar os riscos identificados; e
  • Observar os princípios fundamentais e as Normas Brasileiras de Contabilidade, na prestação de contas e atos correlatos da Companhia.
Membros:
NomeIndicação
Hermes Jorge Chipp - CoordenadorIndependente
Carlos Ignacio Mesa MedinaISA Brasil
Daniel Perrelli LançaCEMIG
José Reinaldo MagalhãesCEMIG
Mario Engler Pinto JúniorIndependente
Vago-
Competências do Comitê de Operações e Negócios :
  • Analisar o mercado de atuação da Companhia, das subsidiárias ou controladas e de potenciais novas subsidiárias ou controladas;
  • Recomendar alianças estratégicas e desenvolvimento de novos negócios e diretrizes para a estratégia de penetração no mercado;
  • Analisar e opinar sobre o cenário macroeconômico;
  • Analisar e opinar sobre as principais premissas consideradas, levantadas mediante fontes julgadas confiáveis e que permitam comprovação/validação técnica;
  • Analisar e opinar sobre as premissas a serem utilizadas no cálculo da taxa de desconto (Weighted Average Cost of Capital – WACC) da Companhia e do novo investimento, como estrutura do capital projetada ao longo do período, custo de capital próprio (Capital Asset Pricing Model -CAPM), empresas comparáveis utilizadas para cálculo do Beta, alavancagem financeira e custo do capital de terceiros (Cost of Debt -Kd);
  • Recomendar o intervalo de valor de referência para a Companhia e o novo investimento com base em diferentes metodologias, como Valor Patrimonial da Ação (Valor do Patrimônio Líquido), Modelo de Fluxo de Caixa Descontado – Fluxo de Caixa da Firma, Modelo de Fluxo de Caixa Descontado – Fluxo de Caixa do Acionista, Múltiplos de Mercado e Múltiplos de Transações Similares, apresentando cenários de sensibilidade;
  • Analisar e opinar sobre os índices de rentabilidade da Companhia e do novo investimento, tais como: Taxa Interna de Retorno – TIR com base no Fluxo de Caixa do Acionista, Taxa Interna de Retorno – TIR com base no fluxo de dividendos a serem recebidos pelo acionista, considerando percentual de distribuição de dividendos (levando em consideração os valores que efetivamente poderão ser distribuídos como dividendos), apresentando cenários de sensibilidade;
  • Analisar e opinar sobre a projeção econômico – financeira, para o período julgado adequado a Companhia e/ou novo investimento, de: (a) Demonstrações dos Resultados dos Exercícios; Balanços Patrimoniais; (c) Fluxo de Caixa das Operações, Investimentos e Financiamentos; (d) Fluxo de Caixa da Empresa (Free Cash Flow to Firm); (e) Fluxo de Caixa do Acionista (Free Cash Flow to Equity); e (f) Capital de Giro e Dívidas relacionadas aos empreendimentos, dentre outras análises e projeções que julgarem pertinentes ao projeto específico;
  • Analisar e opinar sobre o relatório de avaliação do investimento em questão, bem como demonstração da referida avaliação; e
  • Avaliar a consistência da análise jurídica do potencial novo investimento ou desinvestimento, abordando principalmente aspectos societários, fiscais, trabalhistas, ambientais, bem como quaisquer outros riscos decorrentes do investimento e respectivas estratégias ou medidas que possam mitigá-los.
Membros:
NomeIndicação
Celso Maia de Barros - CoordenadorIndependente
Gabriel Jaime Melguizo PosadaISA Brasil
José Reinaldo MagalhãesCEMIG
Maurício Dall’AgneseCEMIG
Reinaldo Le GrazieCEMIG
Sebastián Castañeda ISA Brasil

André Moreira

Diretor Presidente

O Sr. O Sr. Andre Augusto Telles Moreira é graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá – EFEI MG e pós-graduado em Qualidade pela Universidade Estadual de Campinas (IMECC). Possui MBA pela Universidade AmBev (Brahma) e MBA em Gestão Empresas Públicas e Privadas, pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP. Ao longo de sua trajetória profissional no setor elétrico, desenvolvida nas empresas do grupo Neoenergia, atuou como Diretor Executivo de Operações e Diretor Executivo Comercial e de Comercialização na Elektro Eletricidade e Serviços S.A., entre os anos de 2006 a 2017, como Diretor Presidente na Coelba – Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, em 2017 e, em sua última experiência, como Diretor Executivo de Distribuição na Neoenergia, de 2018 a 2020. Atuou, ainda, como membro do Conselho das distribuidoras Coelba, Celpe, Elektro e Cosern; além de ter ocupado os cargos de membro do Conselho de Administração da Iberdrola Distribuición Eléctrica (Espanha), Avangrid Networks (EUA), Afluente T S.A. e I- de Redes Eléctricas Inteligentes, S.A.

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Rinaldo Pecchio

Diretor Financeiro e de TI

O Sr. Rinaldo Pecchio Jr. é graduado em Economia pela Unicamp e em Ciências Contábeis pela Puccamp e possui MBA em Finanças pela IBMEC. Apresenta mais de 30 anos de carreira, e atua como CFO desde 2004. Iniciou sua trajetória como auditor da Arthur Andersen e desenvolveu sua carreira majoritariamente no setor elétrico, com passagens pelos setores de indústria e agronegócio. Construiu um repertório em FP&A no início de sua carreira e possui sólida experiência em project finance e emissão de dívidas, sendo pioneiro na emissão de debêntures verde do setor de transmissão. Como CFO, passou por empresas como Centro de Tecnologia Canavieira S.A.- CTC, ISA Cteep S.A., Grupo AES Brasil, Tetra Pak Ltda e Elektro.

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Marco Faria

Diretor Técnico

Graduado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG em 1987. Possui MBA em Gestão de Projetos e Pessoas pela FGV. Ao longo de sua trajetória profissional, iniciada na CEMIG em 1978 (geração, transmissão e distribuição de energia elétrica), desempenhou diversas funções. Desde 1988, ocupou cargos gerenciais sendo os últimos como (i) Gerente de Operação e Manutenção da Transmissão, de 1997 a 2008; e (ii) Gestor do Projeto de Integração da Companhia, em 2009. Neste mesmo ano, assumiu a diretoria técnica da TAESA. Em 2017 foi eleito para acumular interinamente os cargos de Diretor Presidente e de Diretor de Desenvolvimento de Negócios da empresa. Atualmente, é diretor em outras empresas participadas do grupo e conselheiro do Operador Nacional do Sistema Elétrico e da Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica

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Fábio Fernandes

Diretor de Negócios e Gestçao de Participações

Graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade Cândido Mendes, possui Mestrado em Economia Empresarial pela mesma instituição e MBA em Finanças Corporativas pela IBMEC, e 30 anos de experiência profissional em diversos setores da área financeira, como planejamento financeiro, tesouraria, avaliação econômico-financeira, project finance, M&A e operações de mercado de capitais. Atualmente é responsável pela prospecção e avaliação de novos negócios da Companhia, já tendo atuado em diversas áreas da Companhia desde 2007.

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Luis Alves

Diretor de Implantação

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com Pós-Graduação em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Unicamp e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Possui mais de 25 anos de experiência na área de energia, com foco em operação, manutenção e expansão e com atuação em grandes empresas no setor de energia elétrica.

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Mansueto Almeida

Economista Chefe do BTG Portal

Nosso convidado especial

Mansueto Almeida é bacharel em ciências econômicas pela Universidade Federal do Ceará e mestre em economia pela Universidade de São Paulo. Assumiu diversos cargos em Brasília, entre os quais, coordenador geral de política monetária do Ministério da Fazenda, em 1996, pesquisador no IPEA e assessor econômico da comissão de desenvolvimento regional e de turismo no Senado Federal. Em 2016, foi nomeado secretário de Acompanhamento Econômico e de Concorrência do Ministério da Fazenda e, em abril de 2018, passou a ser Secretário do Tesouro Nacional onde permaneceu até julho de 2020. Em 2014 e 2015, o economista atuou como consultor no setor privado. Hoje o seu cargo é Economista-chefe do BTG Pactual.

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Mansueto Almeida

Chief Economist at BTG Pactual

Especial Guest

Mansueto Almeida has a bachelor's degree in economics from the Federal University of Ceará and a master's degree in economics from the University of São Paulo. He took on several positions in Brasília, including general coordinator of monetary policy at the national Ministry of Finance, in 1996, researcher at IPEA and economic advisor to the regional development and tourism committee in the Federal Senate. In 2016, he was appointed Secretary of Economic Monitoring and Competition at the Ministry of Finance and, in April 2018, he became Secretary of the National Treasury, where he remained until July 2020. In 2014 and 2015, Mansueto worked as a consultant in the private sector. Today he holds the position of Chief Economist at BTG Pactual.

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Mansueto Almeida

Economista Jefe de BTG Portal

Invitado Especial

Mansueto Almeida tiene una licenciatura en ciencias económicas de la Universidad Federal de Ceará y una maestría en economía de la Universidad de São Paulo. Asumió varios cargos en Brasilia, incluido el de coordinador general de política monetaria del Ministerio de Hacienda, en 1996, investigador del IPEA y asesor económico de la comisión de desarrollo regional y turismo del Senado Federal. En 2016, fue designado Secretario de Seguimiento Económico y Competencia del Ministerio de Hacienda y, en abril de 2018, asumió como Secretario del Tesoro Nacional, donde permaneció hasta julio de 2020. En 2014 y 2015, el economista se desempeñó como consultor en el sector privado. Hoy ocupa el cargo de Economista Jefe de BTG Pactual.

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André Moreira

Diretor Presidente

Mr. Andre Augusto Telles Moreira has a degree in Electrical Engineering from Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI MG) and a postgraduate degree in Quality from Universidade Estadual de Campinas (IMECC). He holds an MBA from AmBev University (Brahma) and an MBA in Public and Private Business Management from Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Graduated in Business Management Leadership – ESADE (Spain), Global Leadership – IMD (Switzerland), Sustainable Business Strategies Course – MIT (USA), Management Board Memberr Course – IBGC and Change Management in Complex Environments – MIT (USA). Throughout his professional career in the electric sector, developed in the Neoenergia Group’s companies, he served as Chief Operating Officer and Chief Commercial and Trading Officer of Elektro Eletricidade e Serviços S.A from 2006 to 2017; as Chief Executive Officer at Coelba – Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, in 2017 and, in his last experience, as Executive Director of Distribution at Neoenergia, from 2018 to 2020. He also served as a Board member of distributors Coelba, Celpe, Elektro and Cosern; in addition to being a member of the Board of Directors of Iberdrola Distribuición Eléctrica (Spain), Avangrid Networks (USA), Afluente T S.A. and I- de Redes Eléctricas Inteligentes, S.A. He currently holds the positions of Chief Executive Officer and Chief Investor Relations Officer and Chief Legal and Regulatory Officer at the Company. The administrator above declares that in the last 5 years he has not had any criminal conviction; any conviction in any CVM administrative proceedings and penalties applied; and/or any final and unappealable conviction, in the judicial or administrative sphere, that had the effect of suspension or disqualification for the practice of any professional or commercial activity.

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Rinaldo Pecchio

Diretor Financeiro e de TI

Mr. Rinaldo Pecchio Jr. holds a degree in Economics from Unicamp, in Accounting from Puccamp and an MBA in Finance from IBMEC. He has a career spanning more than 30 years, acting in a CFO capacity since 2004. He began his career as an auditor at Arthur Andersen and developed his career mainly in the electric power sector, also working in the industrial and agribusiness sectors. He built a repertoire in FP&A early in his career and has solid experience in project finance and debt issuance, pioneering the issuance of green bonds in the transmission segment. As CFO, he worked for companies such as Centro de Tecnologia Canavieira S.A.- CTC, ISA Cteep S.A., Grupo AES Brasil, Tetra Pak Ltda and Elektro.

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Marco Faria

Diretor Técnico

He has a degree in Electrical Engineering from the Pontifical Catholic University of Minas Gerais – PUC / MG in 1987. He holds an MBA in Project Management and People FGV. Throughout his professional career, initiated in CEMIG in 1978 (generation, transmission and distribution of electric energy), he performed several functions. Since 1988, he has held managerial positions, the last being (i) Transmission Operation and Maintenance Manager, from 1997 to 2008; and (ii) Manager of the Company’s Integration Project, in 2009. In the same year, he assumed the technical management of TAESA. In 2017 he was elected to temporarily accumulate the positions of Chief Executive Officer and Business Development Director of the company. He is currently director of other companies in the group and adviser to the Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) and the Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica.

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Fábio Fernandes

Diretor de Negócios e Gestçao de Participações

He holds a degree in Economic Sciences from Faculdade Cândido Mendes, a Master’s in Business Economics from the same institution and an MBA in Corporate Finance from IBMEC, accumulating 30 years of professional experience in several industries in the financial area, such as financial planning, treasury, economic and financial valuation, project finance, M&A and capital market operations. Currently he is responsible for prospecting and assessing the Company’s new businesses, having already worked in several areas of the Company since 2007.

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Luis Alves

Diretor de Implantação

He holds a degree in Electrical Engineering from Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, with a Postgraduate Degree in Energy Systems Planning from Unicamp, and an MBA in Business Management from Fundação Getúlio Vargas (FGV). He has more than 25 years of professional experience in the energy sector, focused on operation, maintenance and expansion, and has held positionsin large companiesin the electrical energy sector.

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André Moreira

Diretor Presidente

El Sr. Andre Augusto Telles Moreira es licenciado en Ingeniería Eléctrica por la Escuela Federal de Ingeniería de Itajubá (EFEI-MG) y posgrado en Calidad por la Universidad Estadual de Campinas (IMECC). Tiene un MBA de la Universidad AmBev (Brahma) y un MBA en Gestión de Empresas Públicas y Privadas por la Fundación Armando Alvares Penteado (FAAP). Tiene formación en Liderazgo en Gestión de Negocios – ESADE (España), Liderazgo Global – IMD (Suiza), Curso de Estrategias de Negocios Sostenibles – MIT (EUA), Curso de Consejero de Administración – IBGC y Gestión del Cambio en Entornos Complejos – MIT (EUA). A lo largo de su trayectoria profesional en el sector eléctrico, desarrollada en las empresas del grupo Neoenergia, se desempeñó como Director Ejecutivo de Operaciones y Director Ejecutivo Comercial y de Comercialización en Elektro Eletricidade e Serviços S.A., de 2006 a 2017; como Director Presidente en Coelba – Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, en 2017 y, en su última experiencia, como Director Ejecutivo de Distribución en Neoenergia, de 2018 a 2020. También se desempeñó como miembro del Consejo de las distribuidoras Coelba, Celpe, Elektro y Cosern; además de haber ocupado los cargos de miembro del Consejo de Administración de Iberdrola Distribución Eléctrica (España), Avangrid Networks (EUA), Afluente T S.A. e I- de Redes Eléctricas Inteligentes, S.A. Actualmente ocupa los cargos de Director Presidente y de Relación con Inversionistas y de Director Jurídico y Regulatorio en la Compañía. El administrador mencionado declara que en los últimos 5 años no ha sufrido ninguna condena penal; ninguna condena en proceso administrativo de la CVM ni las penas aplicadas; ni ninguna condena de sentencia definitiva, en la esfera judicial o administrativa, que haya tenido como efecto la suspensión o la inhabilitación para la práctica de cualquier actividad profesional o comercial.

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Rinaldo Pecchio

Diretor Financeiro e de TI

El Sr. Rinaldo Pecchio Jr. es licenciado en Economía por la Unicamp y en Ciencias Contables por la Puccamp, y cuenta con MBA en Finanzas por la IBEMEC. Tiene una carrera de más de 30 años y es CFO desde 2004. Inició su carrera como auditor en Arthur Andersen y desarrolló su carrera principalmente en el sector eléctrico, con pasajes en los sectores de industria y agronegocios. Desarrolló un repertorio en FP&A al principio de su carrera y tiene una sólida experiencia en financiamiento de proyectos y emisión de deuda, siendo pionero en la emisión de bonos verdes en el sector de transmisión. Como CFO, trabajó para empresas como Centro de Tecnología Canavieira S.A.- CTC, ISA Cteep S.A., Grupo AES Brasil, Tetra Pak Ltda y Elektro.

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Marco Faria

Diretor Técnico

Graduado en Ingeniería Eléctrica por la Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG en 1987. Posee un MBA en Gestión de Proyectos y Personas por la FGV. A lo largo de su carrera profesional, iniciado en CEMIG en 1978 (generación, transmisión y distribución de energía eléctrica), realizó varias funciones. Desde 1988, ha ocupado cargos gerenciales, el último de los cuales fue (i) Gerente de Operación y Mantenimiento de Transmisión, desde 1997 hasta 2008; y (ii) Gerente del Proyecto de Integración de la Compañía, en 2009. En el mismo año, asumió la gestión técnica de TAESA. En 2017, fue elegido para acumular temporalmente los cargos de Director Ejecutivo y Director de Desarrollo de Negocios de la compañía. Actualmente es director de otras compañías del grupo y asesor del Operador Nacional del Sistema Eléctrico y de la Asociación Brasileña de Empresas de Transmisión de Energía Eléctrica.

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Fábio Fernandes

Diretor de Negócios e Gestçao de Participações

Es licenciado en Ciencias Económicas por la Facultad Cândido Mendes, Máster en Economía Empresarial por la misma institución y con MBA en Finanzas Corporativas por IBMEC, y 30 años de experiencia profesional en diversos sectores del área financiero, como planificación financiera, tesorería, evaluación económico-financiera, project finance, M&A y operaciones de mercado de capitales. Actualmente es responsable de la prospección y evaluación de los nuevos negocios de la Compañía, y ya ha trabajado en diversas áreas de la Compañía desde 2007.

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Luis Alves

Diretor de Implantação

Es ingeniero eléctrico por la Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, con un Postgrado en Planificación de Sistemas Energéticos por la Unicamp y un MBA en Gestión empresarial por la Fundação Getúlio Vargas (FGV). Cuenta con más de 25 años de experiencia en el area de energía, con enfoque en operación, mantenimiento y expansión y con desempeño en grandes empresas del sector eléctrico.

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