Atração e retenção de talentos
Na TAESA, o maior patrimônio é o ser humano, por isso investe em segurança e desenvolvimento constantes. As pessoas são elementos impulsionadores da Organização, indispensáveis à sua constante renovação em um ambiente de mudanças e desafios.
A Companhia busca os melhores profissionais do mercado, apaixonados pelo que fazem e identificados com os seus Valores, com a sua cultura e possam contribuir de maneira satisfatória, em conformidade com as competências organizacionais.
A área de Gente é a responsável pela condução dos processos seletivos realizados em consonância com A Política de Recrutamento e Seleção, incluindo a aplicação de instrumentos, ferramentas e metodologias (como Recruiting Management da SAP-ERP) análise de perfil e testes predeterminados. O processo se inicia pelo Recrutamento Interno, que visa disponibilizar as oportunidades aos seus funcionários antes de buscar novos profissionais no mercado. Essa prática promove reais oportunidades de crescimento e desenvolvimento, propicia expectativa de futuro profissional, retém talentos e valoriza o capital humano.
Para medir a eficiência e eficácia das estratégias adotadas, é realizada uma avaliação pelo gestor do contrato após 60 dias da admissão do colaborador, a fim de mensurar seu desempenho e sua efetivação ao final do período de experiência previsto em lei. Após a contratação, todo novo profissional terá seu desempenho avaliado anualmente pelas competências organizacionais, informadas na admissão de cada um.
Os candidatos podem acessar as oportunidades e cadastrar o seu currículo nesta página.
Capacitação
A metodologia de capacitação da TAESA visa promover e prover ações e estratégias de aprendizagem que possibilitem aos colaboradores a aquisição e o aprimoramento de competências, habilidades e conhecimentos que contribuam para o seu desenvolvimento profissional. Reflete a valorização do indivíduo, sua retenção e responde aos padrões de qualidade e produtividade necessários ao atendimento da Missão, Visão e dos Valores da empresa.
Com o objetivo de ser referência no mercado de transmissão, a Companhia está atenta às melhores referências na área de desenvolvimento organizacional. Parcerias com grandes instituições e consultorias como Amana-Key, Fundação Dom Cabral, Instituto Capacitare e Crescimentum proporcionam um diferencial na qualificação e no desenvolvimento dos profissionais.
Diversas modalidades e formatos de capacitação são oferecidas, com destaque para Treinamentos corporativos relacionados as cinco Competências Organizacionais:
Relacionamento interpessoal;
Autonomia e responsabilização;
Visão do negócio;
Orientação para resultados; e
Competência.
Em 2022, a pauta de treinamentos segue alinhada ao Planejamento Estratégico e às competências TAESA, e agregou tópicos também praticados de modo amplo no mercado, e de assuntos relacionados à Diversidade, entre eles:
- Atuação em tempos de mudança;
- Comunicação eficaz e influente;
- Colaboração e relações de confiança
Outro foco importante é o Programa de Desenvolvimento de Sucessores (PDSque escolhe anualmente um público-alvo, indicado pelos gestores, para trabalhar competências de liderança e desenvolver habilidades por meio do autoconhecimento e de capacitação, em parceria com uma instituição renomada. A escolha dos participantes é realizada por indicação, pelo potencial e nível de prontidão para a sucessão, bem como o desempenho do colaborador no mais recente Ciclo de Avaliação Anual de Desempenho (AvD). O programa ocorre ao longo de um ano e é composto de quatro módulos
Diversidade e inclusão
Idealizado ao longo de 2020, o Programa de Diversidade e Inclusão teve intensidicada sua implantação em 2021, pautado nos princípios éticos da Empresa. Os objetivos centrais do Programa são o respeito e valorização das diferenças, sejam elas culturais, sociais, religiosas, étnicas etc.
A combinação de diferentes perspectivas colabora para a resolução de problemas, promove a inovação, aumenta o engajamento e contribui para a sustentabilidade e para a sociedade como um todo.
O Programa é calcado em cinco pilares: gênero, empoderamento feminino, 50+, PcD e Racismo em que foram desenvolvidas 18 ações, desdobradas em 94 atividades, com foco na inclusão e diversidade alinhas aos pilares estabelecidos.
Como alguns destaques houveram a aprovação e m 2021 da Política de Diversidade e Inclusão, a qual aplica-se a todos os empregados da TAESA e demais coligadas com 100% do capital social; a adesão ao Pacto ONU Mulher, a criação do Comitê da Diversidade, formado por colaboradores e representantes de diversas classes que trabalham para criar um ambiente diverso e inclusivo dentro da empresa; o lançamento da Cartilha de Diversidade que busca informar e educar sobre conceitos LGBTQIA+, assim como o lançamento de um e-book sobre os pilares da diversidade .
Em 2022, foi publicado e distribuído aos colaboradores o livro “A Diversidade pela TAESA” no qual Companhia apresentada dados relacionados a violência contra minorias ou grupos vulneráveis e promove a conscientização dos profissionais por meio da Educação, instruindo sobre sexualidade e identidade de gênero, sobre a importância do empoderamento feminino, a respeito de raças e etnias, etarismo e sobre importância da inclusão da pessoa com deficiência (PcD).