CADASTRE-SE

Relações com Investidores

A TAESA, por meio de seus ativos, está presente em diferentes biomas e contextos em todo o território nacional, tanto em áreas urbanas quanto rurais. Seguindo o conceito de desenvolvimento sustentável, buscamos um crescimento que atenda às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das futuras gerações de atenderem às suas próprias necessidades. Isso significa utilizar os recursos naturais de forma eficiente, minimizando os impactos na implantação de novos projetos e/ou na manutenção de ativos e instalações das concessões, ao mesmo tempo em que promovemos o desenvolvimento e o valor compartilhado com as comunidades locais.

Gestão de Pessoas

Três temas materiais tem uma forte interface com a Gestão de Pessoas:

– Saúde, segurança e qualidade de vida;

– Gestão e desenvolvimento de pessoas;

– Ética, transparência e integridade corporativa.

A TAESA possui iniciativas e normativos que abrangem Gestão de Pessoas desde o Recrutamento, Seleção e Admissão, de Administração de Pessoal, de Relações Trabalhistas e Sindicais, de Engajamento, de Benefícios, de Remuneração, de Reconhecimento e Meritocracia, de Clima, de Desenvolvimento, Performance e Sucessão, e de Transição e Desligamentos, tanto da própria empresa quanto das controladas.

O desenvolvimento dos colaboradores é fundamental na estratégia empresarial da TAESA e está totalmente integrado ao seu modelo de gestão. Investir no desenvolvimento dos funcionários não só visa atender às necessidades atuais da empresa, mas também garantir que as competências necessárias estejam disponíveis no futuro. Esse investimento contínuo resulta em profissionais mais capacitados e preparados para alcançar os melhores resultados possíveis.

Além disso, a TAESA assegura igualdade de oportunidades, respeito à diversidade e a possibilidade de construir uma carreira sólida de maneira ética e transparente para todos os seus colaboradores. A empresa oferece remuneração competitiva, benefícios atrativos e um ambiente de trabalho estimulante e desafiador. A TAESA também promove uma cultura de comunicação aberta, respeitosa e transparente, facilitando a troca de conhecimento entre seus colaboradores em todo o território nacional.

Perfil dos profissionais em 31/12/2023

875

empregados*


702

homens


173

mulheres


Percentual de novos empregados: Gênero

875

empregados*


702

homens


173

mulheres


Percentual de novos empregados: Gênero

Em cumprimento à Lei de Igualdade Salarial – nº 14.611 e ao Decreto nº 11.795/2023, que dispõem acerca da igualdade salarial e dos critérios remuneratórios entre homens e mulheres no ambiente de trabalho, bem como reforçando a transparência dessas informações aos nossos stakeholders, disponibilizamos o Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Tais dados foram obtidos por meio do e-Social e da Declaração de Igualdade Salarial preenchida no Portal Emprega Brasil, referente ao ano de 2022 para a matriz. Acesse of relatório neste link.

Atração de talentos

A TAESA entende que seus colaboradores são seu maior ativo, destacando o desenvolvimento e a segurança como prioridades fundamentais. Dessa forma, investir na atualização e no aprimoramento da equipe é essencial para impulsionar o crescimento pessoal e o sucesso da organização. Isso se reflete em um ambiente de trabalho dinâmico e desafiador, que estimula o progresso e o desenvolvimento contínuo dos funcionários.

A empresa reconhece que o recrutamento dos melhores profissionais do mercado, alinhados aos seus valores e desenvolvimento apaixonados pelo que fazem, é fundamental para o sucesso do negócio. A TAESA enfatiza a transparência e a igualdade de oportunidades em seus processos de recrutamento, garantindo um ambiente inclusivo e diversificado.

Além disso, a empresa valoriza o recrutamento interno, promovendo o crescimento e o desenvolvimento dos colaboradores existentes. Isso não apenas contribui para a retenção de talentos, mas também fortalece o capital humano da organização, oferecendo oportunidades de progresso e avanço na carreira para seus funcionários.

 

 Recrutamento e Seleção

A Gerência de Gente & Comunicação é responsável pela condução dos processos seletivos, utilizando instrumentos, ferramentas e metodologias apropriadas em colaboração com a área solicitante. Esse cuidado é essencial para garantir que os requisitos comportamentais e técnicos da posição sejam atendidos conforme a estrutura de cargos estabelecida.

No Recrutamento e Seleção, a identificação com a cultura da TAESA e a contribuição satisfatória às Competências Organizacionais são consideradas aspectos importantes. O processo é conduzido com transparência, oferecendo oportunidades a todos os candidatos que atendam aos pré-requisitos da posição.

 

Capacitação e Treinamentos

O processo de desenvolvimento dos colaboradores é um aspecto crucial para a estratégia da empresa, integrado ao seu modelo de gestão. O investimento nessa área tem como objetivo garantir a disponibilidade das competências necessárias para liderar os negócios, resultando em profissionais mais preparados para contribuir com o sucesso da TAESA. Além disso, as oportunidades de capacitação oferecidas ao público externo visam promover a sustentabilidade e gerar renda para aqueles que buscam desenvolvimento.

Para se manter como referência no mercado de transmissão, a TAESA busca constantemente as melhores práticas na área de desenvolvimento organizacional. Parcerias estratégicas com instituições de renome como Ibmec, Instituto Capacitare, CIEE, SENAI, COPPETEC UFRJ e Crescimentum garantem um diferencial na qualificação e no desenvolvimento dos profissionais.

Diversas modalidades e formatos de capacitação são oferecidas, com destaque para Treinamentos corporativos relacionados as cinco Competências Organizacionais:

– Relacionamento interpessoal;

– Excelência Responsável;

– Autonomia e Responsabilização;

– Visão Estratégica; e

– Desenvolvimento de Pessoas (somente para líderes).

Conheça algumas das iniciativas da Companhia com foco no desenvolvimento de seus profissionais:

  • Incentivo à Educação: além de incentivar a busca pelo conhecimento e capacitação, o objetivo é auxiliar na retenção desses profissionais, que podem receber o benefício por toda a duração do curso solicitado (seja ele técnico, graduação ou pós-graduação/mestrado), limitado a cinco anos. A empresa reembolsa ao empregado 50% do valor da mensalidade paga.
  • Ciclo de Avaliação de Desempenho: anualmente, todos os empregados da TAESA, até o nível de Gerência Executiva, participam do Ciclo de Avaliação de Desempenho. Como parte de sua prática regular, a TAESA realiza uma revisão anual de suas competências funcionais e organizacionais, buscando alinhá-las ao organograma de crescimento estratégico e à evolução da complexidade e responsabilidade das funções.
  • Treinamentos Corporativos: com base nas Competências Organizacionais, no resultado da Avaliação Anual de Desempenho e na necessidade das áreas, o Desenvolvimento Organizacional define temas a serem abordados em treinamentos de curta duração, com foco na parte comportamental.
  • Levantamento das Necessidades de Treinamento: A definição desses treinamentos é realizada em parceria entre área de GENTE e gerentes, com base em gaps e pontos para desenvolvimento de cada empregado, identificados principalmente na avaliação de desempenho. O objetivo é o desenvolvimento com base em nossas competências e valores, buscando sempre fornecer os melhores e mais atuais treinamentos para trazer do mercado as melhores práticas para inclusão nos processos da TAESA.
  • Programas de Jovem Aprendiz, Estágio Técnico e Estagio Superior: A Taesa em parceria com instituições de renome, tem toda preocupação na porta de entrada da empresa , não somente para desenvolve-los internamente nas competências da empresa, mas para formá-los ao mercado de trabalho, por entender a importância de ser bem preparado para esse início de carreira e vida profissional e pessoal.
  • Programa de Desenvolvimento de Sucessores: O programa de sucessores, escolhe anualmente um público-alvo indicado pelos gestores, para trabalharem competências de liderança e desenvolverem habilidades através do autoconhecimento e capacitação com as ferramentas e estratégias internas.
  • Programa de Desenvolvimento da Liderança: Além das ações customizadas da trilha de treinamentos corporativos específica para Gestores, em 2023 iniciamos uma parceria de sucesso com a COPPEAD que desenhou junto a Gerência de Desenvolvimento Organizacional uma ementa de formação direcionada aos nossos Líderes Taesa.
  • Programa Desapega (Gestores e Sucessores): Desapega é o programa de incentivo à atividade de job rotation da TAESA, com foco nos líderes e colaboradores identificados formalmente como Sucessores.
  • Treinamentos Internos: são treinamentos ministrados internamente com o objetivo de capacitar competências técnicas vinculadas ao dia a dia de trabalho dos colaboradores. Esses treinamentos podem acontecer em formato de turmas, Workshops ou até mesmo EAD.
  • Formações Técnicas: são treinamentos que possuem uma carga horária mais extensa e que abordam temas específicos das nossas áreas técnicas. O objetivo das formações é garantir o nivelamento de conhecimento para execução padronizada das atividades em campo.

 Diversidade e inclusão

O objetivo principal da TAESA com a diversidade é estabelecer diretrizes para o respeito e a valorização das diferenças, sejam elas culturais, sociais, religiosas, étnicas, entre outras. A empresa reconhece que a combinação de diferentes perspectivas colabora para a resolução de problemas, promove a inovação, aumenta o engajamento e contribui para a sustentabilidade e para a sociedade como um todo.

Os princípios e normas adotados pela TAESA em relação à diversidade devem ser seguidos não apenas pelos seus colaboradores, mas também por seus fornecedores. Para garantir a diversidade e a igualdade de oportunidades, a empresa inclui cláusulas em todos os seus contratos para assegurar esses valores. Os fornecedores são avaliados preliminarmente sobre esses aspectos durante o processo de cadastro. Caso ocorra algum problema posterior à contratação, o fornecedor está sujeito a ser bloqueado.

A TAESA possui desde 2021 o Programa de Diversidade, que é pautado nos princípios éticos da empresa. A partir dele, foram elaboradas políticas, instituído o Grupo de Trabalho de Diversidade & Inclusão, e estabelecidas diversas ações, como encontros bimestrais com os grupos de afinidades dos cinco pilares do programa: PcD, Geração 50+, Etnia e Raça, Empoderamento Feminino e LGBTQIAP+.

Saúde e Segurança

A TAESA destaca a importância da Gestão de Saúde, Meio Ambiente e Segurança em todas as suas atividades de implantação, operação e manutenção dos ativos. Adotando uma abordagem preventiva, a empresa busca proteger todos os envolvidos em suas atividades, promovendo ambientes de trabalho seguros e saudáveis. Como parte da implementação do Sistema de Gestão Integrada de Taesa (SGIT), foram revisados os instrumentos normativos internos para garantir o cumprimento das diretrizes estabelecidas pelas Normas ISO e outros compromissos assumidos pela empresa.

A participação dos trabalhadores desde a concepção até a implantação das iniciativas é valorizada, contribuindo para melhorar a assertividade nos resultados. A área de Saúde e Segurança busca constantemente aprimorar esse processo para torná-lo mais eficiente e sustentável.

O tema de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida é considerado um dos tópicos materiais, refletido no Programa Segurança 100%. Lançado em 2021, esse programa visa fortalecer a cultura de segurança na empresa, promovendo o engajamento de todos os colaboradores.

As premissas do Programa Segurança 100% incluem:

– Segurança como valor para a TAESA como empresa e para cada um de seus funcionários;

– Engajamento dos times próprios e contratados;

– Equalização das diversas culturas de segurança das empresas contratadas;

– Monitoramento dos processos com análise crítica dos resultados;

– Identificação e implementação de ações de melhoria.

Os objetivos do Programa Segurança 100% incluem alcançar zero acidentes, melhorar o desempenho na gestão dos empreendimentos e aderir a padrões setoriais para relatórios consolidados de ESG.

Todos os colaboradores da TAESA estão sob a gestão de SMSS em atendimento aos requisitos legais do SGIT. Os perigos e riscos ambientais são identificados e gerenciados com base no Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR), Análise Preliminar de Riscos (APR) e outros protocolos, em conformidade com as normas regulatórias. A TAESA utiliza uma metodologia de Gestão de Perigos e Riscos que abrange todos os empregados próprios e prestadores de serviço. As empresas contratadas também atendem a todos os cumprimentos legais e enviam todas as suas documentações para análise e validação. A empresa é certificada nas normas ISO 9.001, ISO 14.001, ISO 45.001 e ISO 55.001, garantindo conformidade legal.

A TAESA utiliza plataformas digitais para gerenciar processos de Medicina e Segurança do Trabalho, integradas ao sistema SAP e comunicadas ao governo por meio do e-Social. A Matriz de Perigos e Riscos e a APR são utilizadas para identificar atividades, exposições, riscos e gravidade, antes do início de cada atividade.

A empresa possui um Comitê de Saúde e Segurança do Trabalho para comunicação e tratamento de temas operacionais. Conta com CIPA+A na sede e em algumas regionais, além de Diálogos Semanais de Segurança abertos a todos os colaboradores próprios. Normas e manuais garantem o direito de recusa em situações de segurança insatisfatória.

A TAESA oferece um abrangente pacote de benefícios em Saúde, dividido em Serviços Médicos e Saúde e Bem-estar, promovendo o programa de qualidade de vida “Viva com Energia”. Este programa, em parceria com a área de Saúde, o Comitê de Qualidade de Vida e a Gerência de Desenvolvimento Organizacional, inclui:

– Aulas de Ginástica Laboral

– Sessões de relaxamento

– Programa Nutricional

– Programa de Conscientização Ergonômica

– Campanha de Vacinação

– Entre outros.

Essas iniciativas visam promover a saúde e o bem-estar dos colaboradores e seus dependentes, demonstrando o compromisso da TAESA com o cuidado integral de sua equipe.

O serviço de Saúde Ocupacional da TAESA monitora os exames por meio do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), vinculando-os aos riscos específicos de cada atividade e cargo, conforme os critérios estabelecidos pela NR7 e pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). A gestão do PCMSO define a metodologia para a elaboração do programa e supervisiona os exames ocupacionais dos colaboradores.

A análise dos riscos ocupacionais é conduzida com base no Grupo Homogêneo de Exposição (GHE), utilizando a descrição de cargo para identificar os riscos, exames e treinamentos necessários para cada função. Essa análise facilita o controle dos treinamentos e exames obrigatórios, garantindo o cumprimento das periodicidades estabelecidas.

Em casos de acidentes, incidentes ou quase acidentes, a TAESA realiza comunicação imediata e investigação para identificar todos os fatores contribuintes, visando implementar ações para prevenir recorrências.

A empresa desenvolve projetos, ações e iniciativas para melhorar o desempenho em segurança, buscando eliminar ocorrências e fortalecer a cultura de segurança entre os funcionários. Além disso, a TAESA monitora e promove ambientes seguros e saudáveis para fornecedores, terceiros, visitantes e outras partes interessadas.

Relação com Partes Interessadas

Para garantir a sustentabilidade, a TAESA valoriza a transparência e mantém canais abertos para todas as partes interessadas acessarem a empresa. Abaixo estão os principais públicos com os quais a TAESA interage e como essa aproximação ocorre:

A TAESA é controlada pela Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG (CEMIG) e ISA Investimentos e Participações do Brasil S.A. (ISA Investimentos).

A TAESA possui 63,45% de ações negociadas no mercado. Um dos principais objetivos da empresa é maximizar valor para os seus acionistas, garantindo a sustentabilidade do negócio a longo prazo, a prestação de um serviço essencial de alta qualidade e o respeito às regras estabelecidas pelas autoridades regulatórias brasileiras.

O principal canal de comunicação da TAESA é o site (www.taesa.com.br/ri), além do e-mail do departamento de Relações com Investidores (investor.relations@taesa.com.br) e do telefone da equipe de RI (+55 21 2212-6000). Também são realizadas reuniões dos órgãos da Administração (Assembleia Geral de Acionistas) e reunião anual pública com analistas.

O grupo de clientes da TAESA é composto por geradores de energia elétrica, consumidores livres, distribuidoras (e seus clientes cativos) e outras transmissoras, que se conectam ou compartilham suas instalações com a empresa.

Para identificar esse público, é utilizada como base a relação dos usuários disponibilizada mensalmente pelo ONS, além dos Contratos de Compartilhamento (CCI/CCT). O relacionamento orienta-se pela Política de Qualidade e pelo Código de Conduta Ética e Compliance.

Em geral, as formas de comunicação são estabelecidas diretamente entre as partes, por meio de e-mails ou do site disponibilizado pela TAESA. Isso permite uma consulta rápida e fácil para todos os Usuários do Sistema Interligado Nacional (SIN) aos históricos de documentos, facilitando o entendimento e esclarecendo dúvidas relacionadas ao faturamento das transmissoras.

Fabricantes de equipamentos elétricos de grande porte, empresas de engenharia, consultoria ambiental e de auditoria, fornecedores de materiais de escritório, reservas de passagens e estadias, veículos, fretes e seguros são os maiores fornecedores da TAESA.

O relacionamento com os fornecedores é constante, principalmente nas contratações inerentes a leilões, reforços, melhorias e demais operações do dia a dia.

A TAESA estabelece rígidos padrões de cadastramento e contratação de fornecedores, de forma a tornar tais processos transparentes e auditáveis. Foram desenvolvidos padrões de perfis de cadastramento de fornecedores, de concorrências e de julgamento de propostas. A base de apoio à área de suprimentos da Companhia é a ferramenta SAP e o parceiro SERTRAS, empresa especialista terceirizada que tem como escopo a certificação dos fornecedores que pode ser acessada pelo link a seguir.

O relacionamento com as equipes é regido pela Política de Recursos Humanos e pelo Código de Conduta Ética e Compliance, além do cumprimento da legislação trabalhista. Um acordo coletivo de trabalho, abrangendo 100% dos colaboradores e firmado com os sindicatos associados à empresa (Sintraindistal, Sinergia e Steet), contempla temas como reajuste salarial, banco de horas, Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e pacote de benefícios, com vigência até 31/05/2024.

Os principais canais de comunicação e relacionamento incluem WhatsApp corporativo, e-mails, intranet (TAESA Digital), mural eletrônico, reuniões de equipe e com a Diretoria, além de comemorações mensais de aniversariantes, informativos das áreas e divulgação de políticas corporativas. As demandas das equipes abrangem questões como ponto eletrônico, férias, comprovantes de remuneração e pacote de benefícios.

Anualmente, a empresa realiza uma pesquisa de clima organizacional em parceria com a Great Place To Work (GPTW), alcançando 92 pontos em 2023 e sendo certificada como uma “melhor empresa para se trabalhar”. Além disso, conquistou o primeiro lugar no setor de Energia no GPTW pelo terceiro ano consecutivo, refletindo o engajamento e o senso de pertencimento dos colaboradores.

A comunicação com os sindicatos ocorre por e-mail, publicações no site e correspondência, priorizando os acordos coletivos. Com órgãos públicos, como a Secretaria do Trabalho, Receita Federal e Previdência Social, os contatos são feitos via eSocial, e-CAC, sites específicos e correspondências, visando o cumprimento das obrigações trabalhistas e tributárias.

A TAESA reconhece o papel crucial da imprensa como um elo entre a empresa e a sociedade, proporcionando acesso a informações precisas e confiáveis. Para garantir uma comunicação eficaz, a empresa monitora constantemente as notícias veiculadas sobre suas atividades e ativos, respondendo prontamente às solicitações dos órgãos de comunicação quando necessário.

O site da TAESA conta com uma seção dedicada aos canais de contato telefônico e de e-mail da Assessoria de Imprensa, facilitando o acesso dos interessados às informações relevantes sobre a empresa. Essa iniciativa demonstra o compromisso da TAESA em fornecer transparência e estar disponível para fornecer esclarecimentos e responder a perguntas da imprensa e do público em geral.

Os órgãos públicos com os quais a TAESA se relaciona com mais frequência são: a ANEEL, o Ministério de Minas e Energia (MME), o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), órgãos ambientais estaduais e municipais, o ONS, entre outros.

São considerados como partes interessadas todos aqueles que têm o poder de fiscalizar o serviço de transmissão de energia elétrica de uma maneira geral, com competência para emitir procedimentos, resoluções, normas ou leis regulatórias e elaborar políticas públicas para o setor de energia elétrica.

O relacionamento com esses órgãos públicos ocorre de forma distinta, por variados meios:

  • Com a ANEEL: envio de informações e correspondências referentes às resoluções emitidas e às informações corporativas de caráter contábil; solicitações de anuência em processos empresariais específicos; participação em reuniões e audiências públicas promovidas pela Agência; participação em leilões de novas linhas de transmissão.
  • Com o MME: envio e acompanhamento de correspondências; reuniões, quando o tema assim o requer.
  • Com órgãos ambientais: atendimento a suas obrigações, referentes a programas ambientais; reuniões técnicas, quando o tema assim o requer; esclarecimentos prestados.
  • Com o ONS: intercâmbio de correspondências e de informações técnicas; reuniões técnicas, quando o tema assim o requer; participação em seu Conselho de Administração.

A TAESA reconhece a importância do diálogo com organizações sociais, ambientais e comunidades desde a fase inicial de prospecção de empreendimentos de transmissão de energia. Esse relacionamento é estabelecido através de diversas etapas, desde os estudos preliminares realizados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) até os processos de licenciamento ambiental.

Durante o processo de licenciamento, são conduzidos estudos socioambientais para identificar as comunidades afetadas pelo empreendimento, bem como as organizações sociais e ambientais interessadas. As principais questões levantadas durante esses diálogos envolvem aspectos como convívio seguro com as linhas, uso da faixa de servidão, impactos ambientais e compensações, além de possíveis parcerias e apoio para projetos socioambientais.

A política de relacionamento com partes interessadas da TAESA é pautada pelo seu Código de Conduta Ética e Compliance, pelos contratos de concessão e pela legislação vigente. Para facilitar o contato e a comunicação com a empresa, o site institucional da TAESA disponibiliza uma página específica com informações sobre os empreendimentos, além de formulários e números de telefone para dúvidas e reclamações, incluindo uma linha de atendimento telefônico.

No que diz respeito aos programas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), projetos socioculturais e esportivos, e ações de sustentabilidade, o relacionamento ocorre através do site ou diretamente com a área responsável da empresa. Durante a fase operacional, a TAESA mantém canais de comunicação ativos, como o Programa de Educação Ambiental (PEA) e o Programa de Comunicação Social (PCS), desenvolvidos ao longo das concessões. Essas iniciativas visam promover um diálogo transparente e construtivo com as partes interessadas, contribuindo para uma relação de confiança e cooperação.

Desenvolvimento Local

A TAESA reconhece que o sucesso do negócio vai além dos indicadores econômicos e operacionais, priorizando o desenvolvimento econômico integrado com qualidade de vida, saúde e justiça social. Para alcançar esse objetivo, é promovido um ambiente equitativo, onde todos possam desfrutar de um nível de bem-estar elevado, incluindo aumento da renda real, melhorias na saúde e na educação, distribuição justa de recursos e garantia de liberdades básicas. Essa abordagem está alinhada aos Tópicos Materiais Ética, Transparência, Integridade Corporativa e Relacionamento com as Comunidades Locais.

Para fortalecer a relação com as partes interessadas, são realizados diagnósticos abrangentes das questões socioambientais, buscando engajar e consultar os stakeholders para identificar oportunidades e possíveis impactos. Essa prática é integrada aos processos de licenciamento ambiental, análise de viabilidade e operação de projetos.

Durante a etapa de implantação do empreendimento, há uma preocupação com todo o contexto que uma nova instalação poderá causar nas comunidades atingidas, desde expectativas acerca de geração de emprego e renda, até como será o convívio com as novas estruturas. São executadas ações visando o menor impacto no meio ambiente, como otimização de traçados para evitar interferência em áreas sensíveis. Aqui, os Programas socioambientais visam levar informação de qualidade sobre as obras e demais programas que ocorrerão durante esta fase.

Já na etapa de operação dos empreendimentos, as equipes técnicas realizam inspeções regulares nas linhas e estruturas das concessões, mantendo contato próximo com as partes interessadas do entorno para identificar demandas e garantir um convívio seguro com as instalações. Executamos programas como o Programa de Educação Ambiental (PEA) e Programa de Comunicação Social (PCS), onde ações específicas, como treinamento de combate à pequenos focos de incêndio e preservação ao meio ambiente são desenvolvidas.

Entre as ações de relacionamento da companhia, destaca-se também a dedicação aos projetos de responsabilidade social, incluindo iniciativas culturais, esportivas e de saúde. São priorizadas parcerias com instituições locais para o desenvolvimento da mão de obra e fornecedores regionais. Regularmente é avaliado o nível de satisfação das comunidades próximas por meio de enquetes de opinião, garantindo que as ações da TAESA estejam alinhadas com suas necessidades e expectativas.

 Projetos de Responsabilidade Social

A TAESA otimiza da melhor maneira a aplicação dos recursos destinados a Projetos de Responsabilidade Social, enfocando iniciativas sustentáveis que promovam a cidadania, inclusão e desenvolvimento social. A realização de projetos educacionais e culturais nas comunidades próximas às suas operações não apenas agrega valor aos acionistas e funcionários, mas também fortalece a sociedade como um todo.

Os projetos mencionados a seguir foram apoiados em 2023 via Leis de Incentivos Fiscais

 

 Fornecedores

A TAESA está constantemente fortalecendo suas relações e interações com as partes interessadas. As áreas de Engenharia e SMS&S colaboram em processos de cooperação técnica para validar a capacidade dos fornecedores e garantir a segurança dos serviços e materiais adquiridos. Essa abordagem visa mitigar possíveis riscos durante a execução de seus projetos.

A norma de Aquisição de Materiais e Serviços da TAESA estabelece diretrizes para a aquisição de materiais e serviços, com os seguintes objetivos:

– Promover transparência, isonomia, controle e conformidade no processo;

– Otimizar o processo de aquisição, buscando o melhor equilíbrio entre custo, qualidade e tempo;

– Assegurar a qualidade da base de fornecedores conforme os regulamentos dos órgãos competentes.

O processo de compras da TAESA envolve informações sensíveis dos fornecedores, como preço e soluções técnicas, podendo ser centralizado ou descentralizado, com a participação de colaboradores de diversas áreas. É fundamental que todos os envolvidos adiram ao Código de Ética e Compliance, além de outras políticas da empresa, atuando com transparência, isonomia e responsabilidade no tratamento das informações.

A TAESA realiza auditorias nos principais contratos para analisar aspectos relacionados às boas práticas de compliance, além de fiscalizações realizadas por técnicos de SMS&S e ambientais em campo.

Como a segurança é um valor fundamental para a TAESA, durante o processo de contratação, o tema pode ser utilizado como critério de desempate entre as propostas apresentadas. Além disso, a TAESA enfatiza a importância do respeito aos Direitos Humanos por parte de seus fornecedores, não tolerando qualquer forma de exploração de trabalho adulto ou infantil. Este aspecto recebe especial atenção durante o processo de contratação.

Para garantir o cumprimento dos requisitos contratuais, a TAESA conta com o suporte de empresas terceirizadas especializadas na certificação de fornecedores. Após a abertura do processo de cotação, essas empresas realizam uma análise abrangente das questões trabalhistas, previdenciárias, fiscais e sociais dos participantes, gerando uma nota de risco. Aspectos como o uso de mão de obra forçada ou obrigatória também são levados em consideração pela consultoria. Além disso, a área do Compliance realiza o background check para análise dos fornecedores.

O compromisso com a ética e o compliance está firmemente estabelecido no Código de Ética da TAESA. Como signatária do Pacto Global das Nações Unidas, a empresa inclui uma cláusula nos contratos em que o contratado se compromete a respeitar os Direitos Humanos e a não utilizar mão de obra infantil ou escrava. Além disso, a contratada tem a obrigação contratual de fornecer condições adequadas para seus funcionários, incluindo alojamentos, banheiros químicos, ambulâncias e outros recursos necessários.

O reconhecimento do empenho e comprometimento dos fornecedores é uma prioridade para a TAESA. Em novembro de 2023, o Rio de Janeiro sediou o Fornecer+, o primeiro Supplier’s Day da TAESA, organizado pela Gerência Executiva de Suprimentos. O evento teve como objetivo reconhecer projetos destacados desenvolvidos pelos parceiros da empresa. Essa premiação incentiva os fornecedores já contratados a se engajarem em temas relacionados a ESG.

Na cerimônia de premiação, a TAESA reconheceu fornecedores cujos critérios estavam alinhados à cultura e aos valores da empresa em duas categorias principais: “Cuidamos genuinamente das pessoas”, com prêmios destacando a excelência em ESG e segurança; e “Excelência em Performance”, premiando em diversas categorias de compras da TAESA.

Saiba mais:

André Moreira

Diretor Presidente

O Sr. O Sr. Andre Augusto Telles Moreira é graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá – EFEI MG e pós-graduado em Qualidade pela Universidade Estadual de Campinas (IMECC). Possui MBA pela Universidade AmBev (Brahma) e MBA em Gestão Empresas Públicas e Privadas, pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP. Ao longo de sua trajetória profissional no setor elétrico, desenvolvida nas empresas do grupo Neoenergia, atuou como Diretor Executivo de Operações e Diretor Executivo Comercial e de Comercialização na Elektro Eletricidade e Serviços S.A., entre os anos de 2006 a 2017, como Diretor Presidente na Coelba – Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, em 2017 e, em sua última experiência, como Diretor Executivo de Distribuição na Neoenergia, de 2018 a 2020. Atuou, ainda, como membro do Conselho das distribuidoras Coelba, Celpe, Elektro e Cosern; além de ter ocupado os cargos de membro do Conselho de Administração da Iberdrola Distribuición Eléctrica (Espanha), Avangrid Networks (EUA), Afluente T S.A. e I- de Redes Eléctricas Inteligentes, S.A.

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Rinaldo Pecchio

Diretor Financeiro e de TI

O Sr. Rinaldo Pecchio Jr. é graduado em Economia pela Unicamp e em Ciências Contábeis pela Puccamp e possui MBA em Finanças pela IBMEC. Apresenta mais de 30 anos de carreira, e atua como CFO desde 2004. Iniciou sua trajetória como auditor da Arthur Andersen e desenvolveu sua carreira majoritariamente no setor elétrico, com passagens pelos setores de indústria e agronegócio. Construiu um repertório em FP&A no início de sua carreira e possui sólida experiência em project finance e emissão de dívidas, sendo pioneiro na emissão de debêntures verde do setor de transmissão. Como CFO, passou por empresas como Centro de Tecnologia Canavieira S.A.- CTC, ISA Cteep S.A., Grupo AES Brasil, Tetra Pak Ltda e Elektro.

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Marco Faria

Diretor Técnico

Graduado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG em 1987. Possui MBA em Gestão de Projetos e Pessoas pela FGV. Ao longo de sua trajetória profissional, iniciada na CEMIG em 1978 (geração, transmissão e distribuição de energia elétrica), desempenhou diversas funções. Desde 1988, ocupou cargos gerenciais sendo os últimos como (i) Gerente de Operação e Manutenção da Transmissão, de 1997 a 2008; e (ii) Gestor do Projeto de Integração da Companhia, em 2009. Neste mesmo ano, assumiu a diretoria técnica da TAESA. Em 2017 foi eleito para acumular interinamente os cargos de Diretor Presidente e de Diretor de Desenvolvimento de Negócios da empresa. Atualmente, é diretor em outras empresas participadas do grupo e conselheiro do Operador Nacional do Sistema Elétrico e da Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica

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Fábio Fernandes

Diretor de Negócios e Gestçao de Participações

Graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade Cândido Mendes, possui Mestrado em Economia Empresarial pela mesma instituição e MBA em Finanças Corporativas pela IBMEC, e 30 anos de experiência profissional em diversos setores da área financeira, como planejamento financeiro, tesouraria, avaliação econômico-financeira, project finance, M&A e operações de mercado de capitais. Atualmente é responsável pela prospecção e avaliação de novos negócios da Companhia, já tendo atuado em diversas áreas da Companhia desde 2007.

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Luis Alves

Diretor de Implantação

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com Pós-Graduação em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Unicamp e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Possui mais de 25 anos de experiência na área de energia, com foco em operação, manutenção e expansão e com atuação em grandes empresas no setor de energia elétrica.

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Mansueto Almeida

Economista Chefe do BTG Portal

Nosso convidado especial

Mansueto Almeida é bacharel em ciências econômicas pela Universidade Federal do Ceará e mestre em economia pela Universidade de São Paulo. Assumiu diversos cargos em Brasília, entre os quais, coordenador geral de política monetária do Ministério da Fazenda, em 1996, pesquisador no IPEA e assessor econômico da comissão de desenvolvimento regional e de turismo no Senado Federal. Em 2016, foi nomeado secretário de Acompanhamento Econômico e de Concorrência do Ministério da Fazenda e, em abril de 2018, passou a ser Secretário do Tesouro Nacional onde permaneceu até julho de 2020. Em 2014 e 2015, o economista atuou como consultor no setor privado. Hoje o seu cargo é Economista-chefe do BTG Pactual.

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Mansueto Almeida

Chief Economist at BTG Pactual

Especial Guest

Mansueto Almeida has a bachelor's degree in economics from the Federal University of Ceará and a master's degree in economics from the University of São Paulo. He took on several positions in Brasília, including general coordinator of monetary policy at the national Ministry of Finance, in 1996, researcher at IPEA and economic advisor to the regional development and tourism committee in the Federal Senate. In 2016, he was appointed Secretary of Economic Monitoring and Competition at the Ministry of Finance and, in April 2018, he became Secretary of the National Treasury, where he remained until July 2020. In 2014 and 2015, Mansueto worked as a consultant in the private sector. Today he holds the position of Chief Economist at BTG Pactual.

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Mansueto Almeida

Economista Jefe de BTG Portal

Invitado Especial

Mansueto Almeida tiene una licenciatura en ciencias económicas de la Universidad Federal de Ceará y una maestría en economía de la Universidad de São Paulo. Asumió varios cargos en Brasilia, incluido el de coordinador general de política monetaria del Ministerio de Hacienda, en 1996, investigador del IPEA y asesor económico de la comisión de desarrollo regional y turismo del Senado Federal. En 2016, fue designado Secretario de Seguimiento Económico y Competencia del Ministerio de Hacienda y, en abril de 2018, asumió como Secretario del Tesoro Nacional, donde permaneció hasta julio de 2020. En 2014 y 2015, el economista se desempeñó como consultor en el sector privado. Hoy ocupa el cargo de Economista Jefe de BTG Pactual.

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André Moreira

Diretor Presidente

Mr. Andre Augusto Telles Moreira has a degree in Electrical Engineering from Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI MG) and a postgraduate degree in Quality from Universidade Estadual de Campinas (IMECC). He holds an MBA from AmBev University (Brahma) and an MBA in Public and Private Business Management from Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Graduated in Business Management Leadership – ESADE (Spain), Global Leadership – IMD (Switzerland), Sustainable Business Strategies Course – MIT (USA), Management Board Memberr Course – IBGC and Change Management in Complex Environments – MIT (USA). Throughout his professional career in the electric sector, developed in the Neoenergia Group’s companies, he served as Chief Operating Officer and Chief Commercial and Trading Officer of Elektro Eletricidade e Serviços S.A from 2006 to 2017; as Chief Executive Officer at Coelba – Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, in 2017 and, in his last experience, as Executive Director of Distribution at Neoenergia, from 2018 to 2020. He also served as a Board member of distributors Coelba, Celpe, Elektro and Cosern; in addition to being a member of the Board of Directors of Iberdrola Distribuición Eléctrica (Spain), Avangrid Networks (USA), Afluente T S.A. and I- de Redes Eléctricas Inteligentes, S.A. He currently holds the positions of Chief Executive Officer and Chief Investor Relations Officer and Chief Legal and Regulatory Officer at the Company. The administrator above declares that in the last 5 years he has not had any criminal conviction; any conviction in any CVM administrative proceedings and penalties applied; and/or any final and unappealable conviction, in the judicial or administrative sphere, that had the effect of suspension or disqualification for the practice of any professional or commercial activity.

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Rinaldo Pecchio

Diretor Financeiro e de TI

Mr. Rinaldo Pecchio Jr. holds a degree in Economics from Unicamp, in Accounting from Puccamp and an MBA in Finance from IBMEC. He has a career spanning more than 30 years, acting in a CFO capacity since 2004. He began his career as an auditor at Arthur Andersen and developed his career mainly in the electric power sector, also working in the industrial and agribusiness sectors. He built a repertoire in FP&A early in his career and has solid experience in project finance and debt issuance, pioneering the issuance of green bonds in the transmission segment. As CFO, he worked for companies such as Centro de Tecnologia Canavieira S.A.- CTC, ISA Cteep S.A., Grupo AES Brasil, Tetra Pak Ltda and Elektro.

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Marco Faria

Diretor Técnico

He has a degree in Electrical Engineering from the Pontifical Catholic University of Minas Gerais – PUC / MG in 1987. He holds an MBA in Project Management and People FGV. Throughout his professional career, initiated in CEMIG in 1978 (generation, transmission and distribution of electric energy), he performed several functions. Since 1988, he has held managerial positions, the last being (i) Transmission Operation and Maintenance Manager, from 1997 to 2008; and (ii) Manager of the Company’s Integration Project, in 2009. In the same year, he assumed the technical management of TAESA. In 2017 he was elected to temporarily accumulate the positions of Chief Executive Officer and Business Development Director of the company. He is currently director of other companies in the group and adviser to the Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) and the Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica.

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Fábio Fernandes

Diretor de Negócios e Gestçao de Participações

He holds a degree in Economic Sciences from Faculdade Cândido Mendes, a Master’s in Business Economics from the same institution and an MBA in Corporate Finance from IBMEC, accumulating 30 years of professional experience in several industries in the financial area, such as financial planning, treasury, economic and financial valuation, project finance, M&A and capital market operations. Currently he is responsible for prospecting and assessing the Company’s new businesses, having already worked in several areas of the Company since 2007.

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Luis Alves

Diretor de Implantação

He holds a degree in Electrical Engineering from Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, with a Postgraduate Degree in Energy Systems Planning from Unicamp, and an MBA in Business Management from Fundação Getúlio Vargas (FGV). He has more than 25 years of professional experience in the energy sector, focused on operation, maintenance and expansion, and has held positionsin large companiesin the electrical energy sector.

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André Moreira

Diretor Presidente

El Sr. Andre Augusto Telles Moreira es licenciado en Ingeniería Eléctrica por la Escuela Federal de Ingeniería de Itajubá (EFEI-MG) y posgrado en Calidad por la Universidad Estadual de Campinas (IMECC). Tiene un MBA de la Universidad AmBev (Brahma) y un MBA en Gestión de Empresas Públicas y Privadas por la Fundación Armando Alvares Penteado (FAAP). Tiene formación en Liderazgo en Gestión de Negocios – ESADE (España), Liderazgo Global – IMD (Suiza), Curso de Estrategias de Negocios Sostenibles – MIT (EUA), Curso de Consejero de Administración – IBGC y Gestión del Cambio en Entornos Complejos – MIT (EUA). A lo largo de su trayectoria profesional en el sector eléctrico, desarrollada en las empresas del grupo Neoenergia, se desempeñó como Director Ejecutivo de Operaciones y Director Ejecutivo Comercial y de Comercialización en Elektro Eletricidade e Serviços S.A., de 2006 a 2017; como Director Presidente en Coelba – Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, en 2017 y, en su última experiencia, como Director Ejecutivo de Distribución en Neoenergia, de 2018 a 2020. También se desempeñó como miembro del Consejo de las distribuidoras Coelba, Celpe, Elektro y Cosern; además de haber ocupado los cargos de miembro del Consejo de Administración de Iberdrola Distribución Eléctrica (España), Avangrid Networks (EUA), Afluente T S.A. e I- de Redes Eléctricas Inteligentes, S.A. Actualmente ocupa los cargos de Director Presidente y de Relación con Inversionistas y de Director Jurídico y Regulatorio en la Compañía. El administrador mencionado declara que en los últimos 5 años no ha sufrido ninguna condena penal; ninguna condena en proceso administrativo de la CVM ni las penas aplicadas; ni ninguna condena de sentencia definitiva, en la esfera judicial o administrativa, que haya tenido como efecto la suspensión o la inhabilitación para la práctica de cualquier actividad profesional o comercial.

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Rinaldo Pecchio

Diretor Financeiro e de TI

El Sr. Rinaldo Pecchio Jr. es licenciado en Economía por la Unicamp y en Ciencias Contables por la Puccamp, y cuenta con MBA en Finanzas por la IBEMEC. Tiene una carrera de más de 30 años y es CFO desde 2004. Inició su carrera como auditor en Arthur Andersen y desarrolló su carrera principalmente en el sector eléctrico, con pasajes en los sectores de industria y agronegocios. Desarrolló un repertorio en FP&A al principio de su carrera y tiene una sólida experiencia en financiamiento de proyectos y emisión de deuda, siendo pionero en la emisión de bonos verdes en el sector de transmisión. Como CFO, trabajó para empresas como Centro de Tecnología Canavieira S.A.- CTC, ISA Cteep S.A., Grupo AES Brasil, Tetra Pak Ltda y Elektro.

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Marco Faria

Diretor Técnico

Graduado en Ingeniería Eléctrica por la Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG en 1987. Posee un MBA en Gestión de Proyectos y Personas por la FGV. A lo largo de su carrera profesional, iniciado en CEMIG en 1978 (generación, transmisión y distribución de energía eléctrica), realizó varias funciones. Desde 1988, ha ocupado cargos gerenciales, el último de los cuales fue (i) Gerente de Operación y Mantenimiento de Transmisión, desde 1997 hasta 2008; y (ii) Gerente del Proyecto de Integración de la Compañía, en 2009. En el mismo año, asumió la gestión técnica de TAESA. En 2017, fue elegido para acumular temporalmente los cargos de Director Ejecutivo y Director de Desarrollo de Negocios de la compañía. Actualmente es director de otras compañías del grupo y asesor del Operador Nacional del Sistema Eléctrico y de la Asociación Brasileña de Empresas de Transmisión de Energía Eléctrica.

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Fábio Fernandes

Diretor de Negócios e Gestçao de Participações

Es licenciado en Ciencias Económicas por la Facultad Cândido Mendes, Máster en Economía Empresarial por la misma institución y con MBA en Finanzas Corporativas por IBMEC, y 30 años de experiencia profesional en diversos sectores del área financiero, como planificación financiera, tesorería, evaluación económico-financiera, project finance, M&A y operaciones de mercado de capitales. Actualmente es responsable de la prospección y evaluación de los nuevos negocios de la Compañía, y ya ha trabajado en diversas áreas de la Compañía desde 2007.

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Luis Alves

Diretor de Implantação

Es ingeniero eléctrico por la Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, con un Postgrado en Planificación de Sistemas Energéticos por la Unicamp y un MBA en Gestión empresarial por la Fundação Getúlio Vargas (FGV). Cuenta con más de 25 años de experiencia en el area de energía, con enfoque en operación, mantenimiento y expansión y con desempeño en grandes empresas del sector eléctrico.

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