CADASTRE-SE

Em sua missão de transmitir energia elétrica com excelência, de forma contínua e eficiente, garantindo rentabilidade e sustentabilidade, assim como em seus princípios e valores, a TAESA pretende ser a transmissora de energia elétrica do setor privado brasileiro com maior valor de mercado, alcançando esta meta por meio da efetivação de um crescimento sustentável, disciplina financeira e com excelência no quesito eficiência operacional.

A Companhia entende que a longevidade do negócio e seu sucesso organizacional vão além do desempenho econômico-operacional, uma vez que estratégias e ações que envolvem Governança Corporativa, Gestão de Riscos e oportunidades, Conduta Ética e Compliance, com destaque para os princípios universais de Direitos Humanos (equidade, diversidade, não discriminação de qualquer forma, liberdade, segurança social, etc.), Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção priorizados dentro do Pacto Global da ONU, incluindo questões sociais, compromissos públicos, e Inovação, são fundamentais para os bons resultados e crescimento.

A TAESA, a fim de assegurar a segurança e confiabilidade de seus processos, bem como a melhoria da qualidade de vida da população, com respeito ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável, atenta às necessidades das gerações futuras, atua de forma a:

1

Promover a melhoria contínua do desempenho de sustentabilidade da empresa

2

Manter relacionamento transparente junto às partes interessadas e comunidades onde opera

3

Aplicar métodos modernos e economicamente viáveis para melhoria de seus processos

4

Fortalecer sua reputação e aumentar atratividade de investimentos, sua receita, eficiência operacional e de valuation em função de suas práticas sustentáveis

1

Promover a melhoria contínua do desempenho de sustentabilidade da empresa

2

Manter relacionamento transparente junto às partes interessadas e comunidades onde opera

3

Aplicar métodos modernos e economicamente viáveis para melhoria de seus processos

4

Fortalecer sua reputação e aumentar atratividade de investimentos, sua receita, eficiência operacional e de valuation em função de suas práticas sustentáveis

Sustentabilidade Taesa

Temas

Metas e Compromissos

Em consonância com nossa missão, visão e valores, e sempre buscando a melhoria contínua da nossa atuação e adoção de melhores práticas, buscamos nos engajar em iniciativas e compromissos que nos levem nessa direção, como os descritos abaixo.

Estratégia de Sustentabilidade

Entre 2020-2023, a TAESA consolidou a sua trajetória de crescimento através da implementação do Projeto Sustentabilidade (conjunto de  iniciativas, incluindo adesão ao Pacto lobal da ONU e ODS, à metodologia GRI, Inventário de GEE, etc.) com o objetivo de tornar a Empresa uma referência na área no setor de Transmissão de Energia Elétrica no Brasil. A diretoria da TAESA aprovou o plano de ação e metas para os temas materiais conforme requisitos GRI (Global Reporting Initiative) vinculado com a Agenda 2030 referente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, alinhado e integrado ao planejamento estratégico da TAESA no Pilar de Sustentabilidade.

 

6 temas materiais:

  1. Ética, transparência e integridade corporativa;
  2. Mitigação e adaptação às mudanças climáticas;
  3. Meio ambiente e biodiversidade;

4. Relacionamento com comunidades locais;
5. Gestão, desenvolvimento de pessoas, diversidade e inclusão; e
6. Saúde, segurança e qualidade de vida.

Plano de Ação e Metas – temas materiais vinculado a Agenda 2030 – ODS.

O nível Estratégico está ligado diretamente ao pilar da Sustentabilidade e, a ele, se conecta o nível Tático, onde estão descritos os seis Temas Materiais da Companhia. Já o nível operacional apresenta as ações que a Companhia pretende desenvolver e que são detalhadas em Objetivos Específicos relacionados às metas dos ODS.

Assim, foram mapeados e comunicados os seguintes objetivos:

Dessas iniciativas, e demais boas práticas, é que configuram as oportunidade em sustentabilidade para a TAESA e as partes interessadas com as quais a companhia tem seu valor compartilhado.

Pacto Global das Nações Unidas

Para corroborar sua contribuição à sustentabilidade, em 2019, a TAESA aderiu ao Pacto Global das Nações Unidas, uma iniciativa que promove o diálogo entre empresas, corporações e órgãos da ONU sobre políticas de responsabilidade social e ambiental.

Atualmente, o Pacto é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros espalhados por 160 países. A ideia central do Pacto Global é fomentar a dimensão social da globalização. Para tal, a iniciativa busca o engajamento da comunidade empresarial internacional em dez princípios relacionados a Direitos Humanos, trabalho decente, meio ambiente e combate à corrupção.

Integridade Corporativa

Na busca contínua por boas práticas relacionadas à governança, a TAESA aderiu em 2022, de forma voluntária, ao Pacto Empresarial pela Integridade do Instituto Ethos e ao Movimento Transparência 100%.

A iniciativa, promovida pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU, representa o primeiro esforço nacional para incentivar empresas a superarem as exigências legais, fortalecendo mecanismos de integridade, com o objetivo de torná-las mais resilientes e exemplos de sucesso no cenário corporativo. Atualmente, a Companhia é uma das dezenas de organizações participantes dessa importante ação.

Em 2023, a TAESA já alcançou 3 das 5 metas estabelecidas pelo Movimento.


Direitos Humanos

Trabalho Decente

Meio Ambiente

Combate à Corrupção
Direitos Humanos
Trabalho Decente
Meio Ambiente
Combate à Corrupção

Igualdade de gênero: um compromisso de todos nós.

A TAESA aderiu aos Women’s Empowerment Principles (WEP’s), conhecidos como os 7 princípios do empoderamento feminino, uma iniciativa do Pacto ONU Mulheres. Tornar-se signatária ao movimento reforça a importância e o compromisso da TAESA em apoiar e promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres no local de trabalho, mercado e comunidade. Conheça os 7 princípios:

Liderança Corporativa de Alto Nível

Tratar todas as mulheres e homens no trabalho com justiça, sem discriminação

Saúde, bem-estar e segurança do funcionário

Educação e treinamento para progressão na carreira

Desenvolvimento empresarial, cadeia de suprimentos e práticas de marketing

Iniciativas comunitárias e defesa

Medição e relatórios

A TAESA se orgulha do talento e da competência de suas profissionais e vai trabalhar cada vez mais para contribuir com a inclusão e a diversidade.

Para mais detalhes, acesse: https://www.weps.org/about

Movimento Raça é Prioridade

Em 2023 aderimos à iniciativa do Pacto Global da ONU, em parceria com o CEERT e ONU Mulheres, para promover a equidade étnico-racial nas empresas brasileiras.

Com a adesão ao Movimento Raça é Prioridade, passamos a ter como meta 30% de pessoas negras*  em cargos de liderança até 2025, e 50% até 2030.  É a TAESA reafirmando mais uma vez o seu compromisso com a diversidade!

Para mais detalhes, acesse: https://www.pactoglobal.org.br/movimento/racaeprioridade/

Prêmio e Reconhecimentos

Em 2023, fomos certificados mais uma vez com o selo Great Place to Work como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Rio de Janeiro. Além disso, conquistamos pelo terceiro ano consecutivo o 1º lugar no Destaque GPTW Energia – Geração, Distribuição e Transmissão, referente à pesquisa realizada em 2022.

Desde 2021 a Taesa compõe os índices de Sustentabilidade da B3 IGPTW, o que confirma o reconhecimento pelo mercado sobre o empenho da Companhia diante das relevantes pautas sobre pessoas e clima organizacional.

Anualmente, a Companhia aplica a pesquisa de clima organizacional em parceria com a GPTW para medir o nível de engajamento e satisfação das equipes.

Tivemos 95% de adesão (participação) a pesquisa

O resultado da Pesquisa de Favorabilidade foi de 92

No item “A TAESA realiza um serviço de excelência” a nota final foi 97

No item “Sinto orgulho de contar a outras pessoas que trabalho na TAESA” a nota final foi 97

No item que aborda o quanto nossos colaboradores recomendariam a TAESA para amigos e família como um excelente lugar para trabalhar, ficamos com a nota final de 96.

Sistema de Gestão Integrado TAESA (SGIT)

Com a finalidade de melhoria contínua e eficiência dos serviços e do desempenho ambiental da TAESA, o Sistema de Gestão Integrado deve prover soluções para a minimização dos impactos socioambientais por meio de planejamento, alocação de recursos, atribuição de responsabilidades e avaliação das práticas, dos procedimentos e processos adotados.

É um processo contínuo e participativo, que atinge diversas áreas da empresa, focado em garantir que todos os requisitos legais relacionados ao desempenho das operações da Companhia sejam cumpridos.

A TAESA iniciou em 2021 o processo para constituição do seu Sistema de Gestão Integrado, com o objetivo de buscar a melhoria contínua e a excelência do negócio através da padronização dos processos atendendo aos requisitos legais estabelecidos nas Normas ISO. Desta forma, com o intuito de avançar em sua agenda de Sustentabilidade em 2023, Companhia foi certificada nas seguintes Normas ISO:

  • ABNT NBR ISO 9001:2015 Gestão da Qualidade
  • ABNT NBR ISO 14001:2015 Gestão Ambiental
  • ABNIT NBR ISO 45001:2018 Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional
  • ABNT NBR ISO 55001:2014 Gestão de Ativos

A Política do SGIT pretende contribuir para a segurança e a saúde dos colaboradores e subcontratados, bem como para a melhoria da qualidade de vida da população, com respeito ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. Conforme normas ISO, a Política é considerada o documento central do Sistema de Gestão Integrado, do qual derivam todas as ações gerenciais e operacionais relacionadas aos aspectos socioambientais do negócio.

Econômico

Comprometida com o crescimento sustentável, a TAESA visa a excelência operacional, garantindo rentabilidade e disciplina financeira, incorporando critérios de sustentabilidade, políticas e práticas operacionais que aumentam a competitividade da empresa, ao mesmo tempo que promovem a melhoria das condições sócio-econômicas nas comunidades como um valor compartilhado.

Adotamos as melhores práticas e instrumentos financeiros, decisões de investimento e financiamento. Com isso, promovemos impactos econômicos positivos que contribuem para o aquecimento e/ou alavancagem da economia local (através da instalação de ativos, infraestrutura, geração de empregos, etc.) e todos os benefícios associados, proporcionando a melhoria na qualidade de vidas das pessoas.

É uma relação de ganha-ganha em que a empresa, por promover o desenvolvimento local ao movimentar a economia e desenvolver programas, compartilha valor com a sociedade e age com responsabilidade ambiental.

Essas iniciativas facilitam o acesso a financiamentos com contrapartidas favoráveis (juros menores), o que viabiliza a ampliação das atividades e ativos, como por exemplo a emissão de título verdes.

 

Títulos Verdes

Os Títulos Verdes, conhecidos também como Green Bonds, são títulos emitidos para a captação de recursos para investimentos em projetos que tenham premissas voltadas para sustentabilidade, por meio de controles socioambientais e respectivas mitigações de seus impactos.

Fazendo um contexto histórico, o primeiro Green Bond do mundo foi emitido pelo Banco Mundial em novembro de 2008, dando origem a um processo sustentável no mercado de capitais. A emissão deste primeiro papel demonstrou ao mundo o quanto era possível relacionar sustentabilidade com rentabilidade.

Segundo as diretrizes desses títulos, que utilizam os Green Bond Principles (GBP) como metodologia, é reconhecido que linhas de transmissão no Brasil contribuem para o escoamento e transmissão de energia renovável no Sistema Interligado Nacional (SIN).

Os recursos das emissões de títulos verdes para a TAESA serão utilizados para pagamentos futuros e reembolsos de custos de projetos relacionados a transmissão de energia elétrica. Esses ativos trazem benefícios ambientais, pois sua construção irá aumentar a disponibilidade do Sistema Interligado Nacional (SIN) para energia renovável;

Reforçando nosso compromisso com a transparência ocorreu a adesão, realizada em agosto de 2021, à Plataforma de Transparência de Títulos Verdes (GBTP) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) foi desenvolvida para promover a transparência no mercado de títulos verdes na América Latina e no Caribe. Por meio da GBTP, é possível harmonizar e padronizar os reports de green bonds e permitir que o mercado, de um modo geral, analise os recursos dos títulos investidos e qual o desempenho ambiental realizado. Essa ação proporciona ao mercado de capitais informações relevantes sobre o desempenho ambiental da Companhia, o que a torna ainda mais interessante aos novos e atuais investidores.

www.greenbondtransparency.com

EmissorTAESAJANAÚBA
Emissão6ª Emissão de Debêntures (2ª série)7º Emissão de Debêntures - (série única)8ª Emissão de Debêntures - (série única)10ª Emissão de Debêntures - (2ª série)12ª Emissão de Debêntures - (1ª série)12ª Emissão de Debêntures - (2ª série)12ª Emissão de Debêntures - (3ª série)14ª Emissão de Debêntures - (1ª série)14ª Emissão de Debêntures - (2ª série)14ª Emissão de Debêntures - (3ª série)15ª Emissão de Debêntures - (2ª série)2º Emissão de Debêntures - (série única)
Custo da DívidaIPCA + 5,50%IPCA + 4,50%IPCA + 4,7742%IPCA + 4,7605%IPCA + 5,60%IPCA + 5,75%IPCA + 5,85%IPCA + 5,87%IPCA + 6,0653%IPCA + 6,2709%IPCA + 5,8438%IPCA + 4,8295%
Valor da Dívida R$ mil210.000508.960300.000100.000630.783300.410318.807327.83586.261385.904300.000575.000
Data de Emissão08/05/201925/10/201915/12/201915/05/202115/04/202215/04/202215/04/202215/09/202315/09/202315/09/202315/04/202415/12/2019
Data de término15/05/204415/09/204415/12/204415/05/203615/04/202915/04/203215/04/203715/09/203315/09/203515/09/203815/03/203415/12/2044
AmortizaçãoSemestral - CustomizadaSemestral - CustomizadaSemestral - CustomizadaAnual – nos último 3 anosAnual – nos último 3 anosAnual – nos último 3 anosAnual – nos último 3 anosBulletBulletAnual – nos último 3 anosAnual – nos último 3 anosAnual - Customizada
Mariana Transmissora de Energia S.A.
Miracema Transmissora de Energia S.A.
Janaúba Transmissora de Energia S.A.
Sant’Ana Transmissora de Energia S.A.
Projeto Paraguaçu
 width=Projeto Aimorés
Projeto Ivaí
Projeto SPT 1
Projeto SPT 2
Projeto Ananaí
Projeto Pitiguari
Projeto Novatrans
Projeto Saíra
Projeto Tangará

O benefício ambiental gerado pelos projetos está associado ao aumento no volume de transmissão de energias renováveis não convencionais (eólica, solar, UTE a biomassa e PCH). Esse benefício será demonstrado pela variação do “Indicador de prestação de serviço de transmissão a Usuários Verdes”.

Benefício AmbientalDez/2017Dez/2018Dez/2019Dez/2020Dez/2021Dez/2022Dez/2023
Número de Usuários Verdes¹4955726146457789591296
Percentual de Usuários Verdes sobre o total de usuários considerando médias mensais (%)64,964,968,369,972,57685,38
Faturamento com Usuários Verdes¹ (R$)3.884.410,784.075.543,9152.540.033,7250.709.936,0078.245.263,00163.923.647,44682.683.975,67
Percentual de faturamento de Usuários Verdes sobre o total (%)3,13,13,53,54,1728,66
¹Usuários Verdes – geram energia por meio de usinas eólicas, solar, a biomassa e PCHs

Relatórios Socioambientais e Indicadores

Disclaimer: a partir de 2020, o relatório socioambiental passou a ser chamado de Relatório de Sustentabilidade

André Moreira

Diretor Presidente

O Sr. O Sr. Andre Augusto Telles Moreira é graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá – EFEI MG e pós-graduado em Qualidade pela Universidade Estadual de Campinas (IMECC). Possui MBA pela Universidade AmBev (Brahma) e MBA em Gestão Empresas Públicas e Privadas, pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP. Ao longo de sua trajetória profissional no setor elétrico, desenvolvida nas empresas do grupo Neoenergia, atuou como Diretor Executivo de Operações e Diretor Executivo Comercial e de Comercialização na Elektro Eletricidade e Serviços S.A., entre os anos de 2006 a 2017, como Diretor Presidente na Coelba – Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, em 2017 e, em sua última experiência, como Diretor Executivo de Distribuição na Neoenergia, de 2018 a 2020. Atuou, ainda, como membro do Conselho das distribuidoras Coelba, Celpe, Elektro e Cosern; além de ter ocupado os cargos de membro do Conselho de Administração da Iberdrola Distribuición Eléctrica (Espanha), Avangrid Networks (EUA), Afluente T S.A. e I- de Redes Eléctricas Inteligentes, S.A.

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Rinaldo Pecchio

Diretor Financeiro e de TI

O Sr. Rinaldo Pecchio Jr. é graduado em Economia pela Unicamp e em Ciências Contábeis pela Puccamp e possui MBA em Finanças pela IBMEC. Apresenta mais de 30 anos de carreira, e atua como CFO desde 2004. Iniciou sua trajetória como auditor da Arthur Andersen e desenvolveu sua carreira majoritariamente no setor elétrico, com passagens pelos setores de indústria e agronegócio. Construiu um repertório em FP&A no início de sua carreira e possui sólida experiência em project finance e emissão de dívidas, sendo pioneiro na emissão de debêntures verde do setor de transmissão. Como CFO, passou por empresas como Centro de Tecnologia Canavieira S.A.- CTC, ISA Cteep S.A., Grupo AES Brasil, Tetra Pak Ltda e Elektro.

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Marco Faria

Diretor Técnico

Graduado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG em 1987. Possui MBA em Gestão de Projetos e Pessoas pela FGV. Ao longo de sua trajetória profissional, iniciada na CEMIG em 1978 (geração, transmissão e distribuição de energia elétrica), desempenhou diversas funções. Desde 1988, ocupou cargos gerenciais sendo os últimos como (i) Gerente de Operação e Manutenção da Transmissão, de 1997 a 2008; e (ii) Gestor do Projeto de Integração da Companhia, em 2009. Neste mesmo ano, assumiu a diretoria técnica da TAESA. Em 2017 foi eleito para acumular interinamente os cargos de Diretor Presidente e de Diretor de Desenvolvimento de Negócios da empresa. Atualmente, é diretor em outras empresas participadas do grupo e conselheiro do Operador Nacional do Sistema Elétrico e da Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica

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Fábio Fernandes

Diretor de Negócios e Gestçao de Participações

Graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade Cândido Mendes, possui Mestrado em Economia Empresarial pela mesma instituição e MBA em Finanças Corporativas pela IBMEC, e 30 anos de experiência profissional em diversos setores da área financeira, como planejamento financeiro, tesouraria, avaliação econômico-financeira, project finance, M&A e operações de mercado de capitais. Atualmente é responsável pela prospecção e avaliação de novos negócios da Companhia, já tendo atuado em diversas áreas da Companhia desde 2007.

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Luis Alves

Diretor de Implantação

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com Pós-Graduação em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Unicamp e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Possui mais de 25 anos de experiência na área de energia, com foco em operação, manutenção e expansão e com atuação em grandes empresas no setor de energia elétrica.

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Mansueto Almeida

Economista Chefe do BTG Portal

Nosso convidado especial

Mansueto Almeida é bacharel em ciências econômicas pela Universidade Federal do Ceará e mestre em economia pela Universidade de São Paulo. Assumiu diversos cargos em Brasília, entre os quais, coordenador geral de política monetária do Ministério da Fazenda, em 1996, pesquisador no IPEA e assessor econômico da comissão de desenvolvimento regional e de turismo no Senado Federal. Em 2016, foi nomeado secretário de Acompanhamento Econômico e de Concorrência do Ministério da Fazenda e, em abril de 2018, passou a ser Secretário do Tesouro Nacional onde permaneceu até julho de 2020. Em 2014 e 2015, o economista atuou como consultor no setor privado. Hoje o seu cargo é Economista-chefe do BTG Pactual.

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Mansueto Almeida

Chief Economist at BTG Pactual

Especial Guest

Mansueto Almeida has a bachelor's degree in economics from the Federal University of Ceará and a master's degree in economics from the University of São Paulo. He took on several positions in Brasília, including general coordinator of monetary policy at the national Ministry of Finance, in 1996, researcher at IPEA and economic advisor to the regional development and tourism committee in the Federal Senate. In 2016, he was appointed Secretary of Economic Monitoring and Competition at the Ministry of Finance and, in April 2018, he became Secretary of the National Treasury, where he remained until July 2020. In 2014 and 2015, Mansueto worked as a consultant in the private sector. Today he holds the position of Chief Economist at BTG Pactual.

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Mansueto Almeida

Economista Jefe de BTG Portal

Invitado Especial

Mansueto Almeida tiene una licenciatura en ciencias económicas de la Universidad Federal de Ceará y una maestría en economía de la Universidad de São Paulo. Asumió varios cargos en Brasilia, incluido el de coordinador general de política monetaria del Ministerio de Hacienda, en 1996, investigador del IPEA y asesor económico de la comisión de desarrollo regional y turismo del Senado Federal. En 2016, fue designado Secretario de Seguimiento Económico y Competencia del Ministerio de Hacienda y, en abril de 2018, asumió como Secretario del Tesoro Nacional, donde permaneció hasta julio de 2020. En 2014 y 2015, el economista se desempeñó como consultor en el sector privado. Hoy ocupa el cargo de Economista Jefe de BTG Pactual.

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André Moreira

Diretor Presidente

Mr. Andre Augusto Telles Moreira has a degree in Electrical Engineering from Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI MG) and a postgraduate degree in Quality from Universidade Estadual de Campinas (IMECC). He holds an MBA from AmBev University (Brahma) and an MBA in Public and Private Business Management from Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Graduated in Business Management Leadership – ESADE (Spain), Global Leadership – IMD (Switzerland), Sustainable Business Strategies Course – MIT (USA), Management Board Memberr Course – IBGC and Change Management in Complex Environments – MIT (USA). Throughout his professional career in the electric sector, developed in the Neoenergia Group’s companies, he served as Chief Operating Officer and Chief Commercial and Trading Officer of Elektro Eletricidade e Serviços S.A from 2006 to 2017; as Chief Executive Officer at Coelba – Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, in 2017 and, in his last experience, as Executive Director of Distribution at Neoenergia, from 2018 to 2020. He also served as a Board member of distributors Coelba, Celpe, Elektro and Cosern; in addition to being a member of the Board of Directors of Iberdrola Distribuición Eléctrica (Spain), Avangrid Networks (USA), Afluente T S.A. and I- de Redes Eléctricas Inteligentes, S.A. He currently holds the positions of Chief Executive Officer and Chief Investor Relations Officer and Chief Legal and Regulatory Officer at the Company. The administrator above declares that in the last 5 years he has not had any criminal conviction; any conviction in any CVM administrative proceedings and penalties applied; and/or any final and unappealable conviction, in the judicial or administrative sphere, that had the effect of suspension or disqualification for the practice of any professional or commercial activity.

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Rinaldo Pecchio

Diretor Financeiro e de TI

Mr. Rinaldo Pecchio Jr. holds a degree in Economics from Unicamp, in Accounting from Puccamp and an MBA in Finance from IBMEC. He has a career spanning more than 30 years, acting in a CFO capacity since 2004. He began his career as an auditor at Arthur Andersen and developed his career mainly in the electric power sector, also working in the industrial and agribusiness sectors. He built a repertoire in FP&A early in his career and has solid experience in project finance and debt issuance, pioneering the issuance of green bonds in the transmission segment. As CFO, he worked for companies such as Centro de Tecnologia Canavieira S.A.- CTC, ISA Cteep S.A., Grupo AES Brasil, Tetra Pak Ltda and Elektro.

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Marco Faria

Diretor Técnico

He has a degree in Electrical Engineering from the Pontifical Catholic University of Minas Gerais – PUC / MG in 1987. He holds an MBA in Project Management and People FGV. Throughout his professional career, initiated in CEMIG in 1978 (generation, transmission and distribution of electric energy), he performed several functions. Since 1988, he has held managerial positions, the last being (i) Transmission Operation and Maintenance Manager, from 1997 to 2008; and (ii) Manager of the Company’s Integration Project, in 2009. In the same year, he assumed the technical management of TAESA. In 2017 he was elected to temporarily accumulate the positions of Chief Executive Officer and Business Development Director of the company. He is currently director of other companies in the group and adviser to the Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) and the Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica.

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Fábio Fernandes

Diretor de Negócios e Gestçao de Participações

He holds a degree in Economic Sciences from Faculdade Cândido Mendes, a Master’s in Business Economics from the same institution and an MBA in Corporate Finance from IBMEC, accumulating 30 years of professional experience in several industries in the financial area, such as financial planning, treasury, economic and financial valuation, project finance, M&A and capital market operations. Currently he is responsible for prospecting and assessing the Company’s new businesses, having already worked in several areas of the Company since 2007.

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Luis Alves

Diretor de Implantação

He holds a degree in Electrical Engineering from Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, with a Postgraduate Degree in Energy Systems Planning from Unicamp, and an MBA in Business Management from Fundação Getúlio Vargas (FGV). He has more than 25 years of professional experience in the energy sector, focused on operation, maintenance and expansion, and has held positionsin large companiesin the electrical energy sector.

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André Moreira

Diretor Presidente

El Sr. Andre Augusto Telles Moreira es licenciado en Ingeniería Eléctrica por la Escuela Federal de Ingeniería de Itajubá (EFEI-MG) y posgrado en Calidad por la Universidad Estadual de Campinas (IMECC). Tiene un MBA de la Universidad AmBev (Brahma) y un MBA en Gestión de Empresas Públicas y Privadas por la Fundación Armando Alvares Penteado (FAAP). Tiene formación en Liderazgo en Gestión de Negocios – ESADE (España), Liderazgo Global – IMD (Suiza), Curso de Estrategias de Negocios Sostenibles – MIT (EUA), Curso de Consejero de Administración – IBGC y Gestión del Cambio en Entornos Complejos – MIT (EUA). A lo largo de su trayectoria profesional en el sector eléctrico, desarrollada en las empresas del grupo Neoenergia, se desempeñó como Director Ejecutivo de Operaciones y Director Ejecutivo Comercial y de Comercialización en Elektro Eletricidade e Serviços S.A., de 2006 a 2017; como Director Presidente en Coelba – Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, en 2017 y, en su última experiencia, como Director Ejecutivo de Distribución en Neoenergia, de 2018 a 2020. También se desempeñó como miembro del Consejo de las distribuidoras Coelba, Celpe, Elektro y Cosern; además de haber ocupado los cargos de miembro del Consejo de Administración de Iberdrola Distribución Eléctrica (España), Avangrid Networks (EUA), Afluente T S.A. e I- de Redes Eléctricas Inteligentes, S.A. Actualmente ocupa los cargos de Director Presidente y de Relación con Inversionistas y de Director Jurídico y Regulatorio en la Compañía. El administrador mencionado declara que en los últimos 5 años no ha sufrido ninguna condena penal; ninguna condena en proceso administrativo de la CVM ni las penas aplicadas; ni ninguna condena de sentencia definitiva, en la esfera judicial o administrativa, que haya tenido como efecto la suspensión o la inhabilitación para la práctica de cualquier actividad profesional o comercial.

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Rinaldo Pecchio

Diretor Financeiro e de TI

El Sr. Rinaldo Pecchio Jr. es licenciado en Economía por la Unicamp y en Ciencias Contables por la Puccamp, y cuenta con MBA en Finanzas por la IBEMEC. Tiene una carrera de más de 30 años y es CFO desde 2004. Inició su carrera como auditor en Arthur Andersen y desarrolló su carrera principalmente en el sector eléctrico, con pasajes en los sectores de industria y agronegocios. Desarrolló un repertorio en FP&A al principio de su carrera y tiene una sólida experiencia en financiamiento de proyectos y emisión de deuda, siendo pionero en la emisión de bonos verdes en el sector de transmisión. Como CFO, trabajó para empresas como Centro de Tecnología Canavieira S.A.- CTC, ISA Cteep S.A., Grupo AES Brasil, Tetra Pak Ltda y Elektro.

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Marco Faria

Diretor Técnico

Graduado en Ingeniería Eléctrica por la Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG en 1987. Posee un MBA en Gestión de Proyectos y Personas por la FGV. A lo largo de su carrera profesional, iniciado en CEMIG en 1978 (generación, transmisión y distribución de energía eléctrica), realizó varias funciones. Desde 1988, ha ocupado cargos gerenciales, el último de los cuales fue (i) Gerente de Operación y Mantenimiento de Transmisión, desde 1997 hasta 2008; y (ii) Gerente del Proyecto de Integración de la Compañía, en 2009. En el mismo año, asumió la gestión técnica de TAESA. En 2017, fue elegido para acumular temporalmente los cargos de Director Ejecutivo y Director de Desarrollo de Negocios de la compañía. Actualmente es director de otras compañías del grupo y asesor del Operador Nacional del Sistema Eléctrico y de la Asociación Brasileña de Empresas de Transmisión de Energía Eléctrica.

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Fábio Fernandes

Diretor de Negócios e Gestçao de Participações

Es licenciado en Ciencias Económicas por la Facultad Cândido Mendes, Máster en Economía Empresarial por la misma institución y con MBA en Finanzas Corporativas por IBMEC, y 30 años de experiencia profesional en diversos sectores del área financiero, como planificación financiera, tesorería, evaluación económico-financiera, project finance, M&A y operaciones de mercado de capitales. Actualmente es responsable de la prospección y evaluación de los nuevos negocios de la Compañía, y ya ha trabajado en diversas áreas de la Compañía desde 2007.

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Luis Alves

Diretor de Implantação

Es ingeniero eléctrico por la Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, con un Postgrado en Planificación de Sistemas Energéticos por la Unicamp y un MBA en Gestión empresarial por la Fundação Getúlio Vargas (FGV). Cuenta con más de 25 años de experiencia en el area de energía, con enfoque en operación, mantenimiento y expansión y con desempeño en grandes empresas del sector eléctrico.

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