CADASTRE-SE

Relações com Investidores

Em sua missão de transmitir energia elétrica com excelência, de forma contínua e eficiente, garantindo rentabilidade e sustentabilidade, assim como em seus princípios e valores, a TAESA pretende ser a transmissora de energia elétrica do setor privado brasileiro com maior valor de mercado, alcançando esta meta por meio da efetivação de um crescimento sustentável, disciplina financeira e com excelência no quesito eficiência operacional.

A Companhia entende que a longevidade do negócio e seu sucesso organizacional vão além do desempenho econômico-operacional, uma vez que estratégias e ações que envolvem Governança Corporativa, Gestão de Riscos e oportunidades, Conduta Ética e Compliance, com destaque para os princípios universais de Direitos Humanos (equidade, diversidade, não discriminação de qualquer forma, liberdade, segurança social, etc.), Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção priorizados dentro do Pacto Global da ONU, incluindo questões sociais, compromissos públicos, e Inovação, são fundamentais para os bons resultados e crescimento.

A TAESA, a fim de assegurar a segurança e confiabilidade de seus processos, bem como a melhoria da qualidade de vida da população, com respeito ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável, atenta às necessidades das gerações futuras, atua de forma a:

1

Promover a melhoria contínua do desempenho de sustentabilidade da empresa

2

Manter relacionamento transparente junto às partes interessadas e comunidades onde opera

3

Aplicar métodos modernos e economicamente viáveis para melhoria de seus processos

4

Fortalecer sua reputação e aumentar atratividade de investimentos, sua receita, eficiência operacional e de valuation em função de suas práticas sustentáveis

1

Promover a melhoria contínua do desempenho de sustentabilidade da empresa

2

Manter relacionamento transparente junto às partes interessadas e comunidades onde opera

3

Aplicar métodos modernos e economicamente viáveis para melhoria de seus processos

4

Fortalecer sua reputação e aumentar atratividade de investimentos, sua receita, eficiência operacional e de valuation em função de suas práticas sustentáveis

Sustentabilidade Taesa

Temas

Metas e Compromissos

Em consonância com nossa missão, visão e valores, e sempre buscando a melhoria contínua da nossa atuação e adoção de melhores práticas, buscamos nos engajar em iniciativas e compromissos que nos levem nessa direção, como os descritos abaixo.

Projeto de Sustentabilidade

Em 2020, a TAESA consolidou a sua trajetória de crescimento no Projeto Sustentabilidade, fortalecendo a relevância do tema em suas diversas iniciativas, com o objetivo de tornar a Empresa uma referência na área no setor de Transmissão de Energia Elétrica no Brasil. Para tanto, foi elaborado um projeto de melhoria contínua, com o objetivo de implementar algumas ações nos temas social, ambiental, governança, gestão, comunicação, políticas e sistemas, em um período de até 36 meses.

Entre as principais ações para promover a evolução dos temas Ambiental, Social e Governança (ASG), dentro e fora da Companhia, estão:

  • Levantamento do inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) conforme metodologia GHG Protocol.
  • Metas de redução no consumo de combustíveis fósseis na frota.
  • Inclusão de cláusulas/premissas ambientais e sociais em contratos com fornecedores.
  • Elaboração deste relatório socioambiental com base nas práticas da Global Reporting Initiative (GRI).
  • Criação do Programa de Diversidade.
  • Certificação Great Place to Work.
  • Assinatura do Pacto Global da ONU, comprometendo-se com a Agenda 2030 referente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
  • Disponibilização de painel de indicadores ASG no site de Relações com Investidores.

A partir desse processo, foi possível elencar os temas relevantes apresentados ao longo do relatório de sustentabilidade, detalhados em sua materialidade e forma de gestão conforme (Global Report Iniciative).

Pacto Global das Nações Unidas

Para corroborar sua contribuição à sustentabilidade, em 2019, a TAESA aderiu ao Pacto Global das Nações Unidas, uma iniciativa que promove o diálogo entre empresas, corporações e órgãos da ONU sobre políticas de responsabilidade social e ambiental.

Atualmente, o Pacto é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros espalhados por 160 países. A ideia central do Pacto Global é fomentar a dimensão social da globalização. Para tal, a iniciativa busca o engajamento da comunidade empresarial internacional em dez princípios relacionados a Direitos Humanos, trabalho decente, meio ambiente e combate à corrupção.


Direitos Humanos

Trabalho Decente

Meio Ambiente

Combate à Corrupção
Direitos Humanos
Trabalho Decente
Meio Ambiente
Combate à Corrupção

Igualdade de gênero: um compromisso de todos nós.

A TAESA aderiu aos Women’s Empowerment Principles (WEP’s), conhecidos como os 7 princípios do empoderamento feminino, uma iniciativa do Pacto ONU Mulheres. Tornar-se signatária ao movimento reforça a importância e o compromisso da TAESA em apoiar e promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres no local de trabalho, mercado e comunidade. Conheça os 7 princípios:

Liderança Corporativa de Alto Nível

Tratar todas as mulheres e homens no trabalho com justiça, sem discriminação

Saúde, bem-estar e segurança do funcionário

Educação e treinamento para progressão na carreira

Desenvolvimento empresarial, cadeia de suprimentos e práticas de marketing

Iniciativas comunitárias e defesa

Medição e relatórios

A TAESA se orgulha do talento e da competência de suas profissionais e vai trabalhar cada vez mais para contribuir com a inclusão e a diversidade.

Para mais detalhes, acesse: https://www.weps.org/about

Primeiro lugar no Great Place To Work (GPTW) Energia 2020

A convicção de que as pessoas são o maior patrimônio da TAESA, em 2020 foi reconhecida com a premiação em 1º Lugar no Destaque GPTW Energia 2020 – Corte, Geração, Distribuição e Transmissão. Anualmente, a Companhia aplica a pesquisa de clima organizacional em parceria com a GPTW para medir o nível de engajamento e satisfação das equipes. No ano passado, alcançou 93 pontos na pesquisa, conquistando a certificação de “Melhor Empresa para Trabalhar” e reafirmando a sua posição como uma referência no setor.

Outro destaque recebido em 2020 foi a premiação na categoria “Melhores Empresas para Trabalhar – Empresas com sede no Rio de Janeiro (Médias Empresas)”, referente a 2019.

Econômico

Comprometida com o crescimento sustentável, a TAESA visa a excelência operacional, garantindo rentabilidade e disciplina financeira, incorporando critérios de sustentabilidade, políticas e práticas operacionais que aumentam a competitividade da empresa, ao mesmo tempo que promovem a melhoria das condições sócio-econômicas nas comunidades como um valor compartilhado.

Adotamos as melhores práticas e instrumentos financeiros, decisões de investimento e financiamento. Com isso, promovemos impactos econômicos positivos que contribuem para o aquecimento e/ou alavancagem da economia local (através da instalação de ativos, infraestrutura, geração de empregos, etc.) e todos os benefícios associados, proporcionando a melhoria na qualidade de vidas das pessoas.

É uma relação de ganha-ganha em que a empresa, por promover o desenvolvimento local ao movimentar a economia e desenvolver programas, compartilha valor com a sociedade e age com responsabilidade ambiental.

Essas iniciativas facilitam o acesso a financiamentos com contrapartidas favoráveis (juros menores), o que viabiliza a ampliação das atividades e ativos, como por exemplo a emissão de título verdes.

 

Títulos Verdes

Os Títulos Verdes, conhecidos também como Green Bonds, são títulos emitidos para a captação de recursos para investimentos em projetos que tenham premissas voltadas para sustentabilidade, por meio de controles socioambientais e respectivas mitigações de seus impactos.

Fazendo um contexto histórico, o primeiro Green Bond do mundo foi emitido pelo Banco Mundial em novembro de 2008, dando origem a um processo sustentável no mercado de capitais. A emissão deste primeiro papel demonstrou ao mundo o quanto era possível relacionar sustentabilidade com rentabilidade.

Segundo as diretrizes desses títulos, que utilizam os Green Bond Principles (GBP) como metodologia, é reconhecido que linhas de transmissão no Brasil contribuem para o escoamento e transmissão de energia renovável no Sistema Interligado Nacional (SIN).

Os recursos das emissões de títulos verdes para a TAESA serão utilizados para pagamentos futuros e reembolsos de custos de projetos relacionados a transmissão de energia elétrica. Esses ativos trazem benefícios ambientais, pois sua construção irá aumentar a disponibilidade do Sistema Interligado Nacional (SIN) para energia renovável;

EmissorTAESAJANAÚBA
Emissão6ª Emissão de Debêntures (2ª série)7º Emissão de Debêntures - (série única)8ª Emissão de Debêntures - (série única)10ª Emissão de Debêntures - (2ª série)2º Emissão de Debêntures - (série única)
Custo da DívidaIPCA + 5,50%IPCA + 4,50%IPCA + 4,7742%IPCA + 4,7605%IPCA + 4,8295%
Valor da Dívida R$ mil210.000508.960300.000100.000575.000
Data de Emissão08/05/201925/10/201915/12/201915/05/202115/12/2019
Data de término15/05/204415/09/204415/12/204415/05/203615/12/2044
AmortizaçãoSemestral - CustomizadaSemestral - CustomizadaSemestral - CustomizadaAnual – nos último 3 anosAnual - Customizada
Mariana Transmissora de Energia S.A.
Miracema Transmissora de Energia S.A.
Janaúba Transmissora de Energia S.A.
Sant’Ana Transmissora de Energia S.A.
Projeto Paraguaçu
 width=Projeto Aimorés
Projeto Ivaí
Projeto SPT 1
Projeto SPT 2

O benefício ambiental gerado pelos projetos está associado ao aumento no volume de transmissão de energias renováveis não convencionais (eólica, solar, UTE a biomassa e PCH). Esse benefício será demonstrado pela variação do “Indicador de prestação de serviço de transmissão a Usuários Verdes”.

Benefício AmbientalDez/2017Dez/2018Dez/2019Dez/2020
Número de Usuários Verdes¹495572614664
Percentual de Usuários Verdes sobre o total de usuários considerando médias mensais (%)64,964,968,369,3
Faturamento com Usuários Verdes¹ (R$)3.884.410,784.075.543,9152.540.033,72236.899.892,88
Percentual de faturamento de Usuários Verdes sobre o total (%)3,13,13,514,8
¹Usuários Verdes – geram energia por meio de usinas eólicas, solar, a biomassa e PCHs

Relatórios Socioambientais e Indicadores

Disclaimer: a partir de 2020, o relatório socioambiental passou a ser chamado de Relatório de Sustentabilidade