Comprometida com o crescimento sustentável, a TAESA visa a excelência operacional, garantindo rentabilidade e disciplina financeira, incorporando critérios de sustentabilidade, políticas e práticas operacionais que aumentam a competitividade da empresa, ao mesmo tempo que promovem a melhoria das condições sócio-econômicas nas comunidades como um valor compartilhado.
Adotamos as melhores práticas e instrumentos financeiros, decisões de investimento e financiamento. Com isso, promovemos impactos econômicos positivos que contribuem para o aquecimento e/ou alavancagem da economia local (através da instalação de ativos, infraestrutura, geração de empregos, etc.) e todos os benefícios associados, proporcionando a melhoria na qualidade de vidas das pessoas.
É uma relação de ganha-ganha em que a empresa, por promover o desenvolvimento local ao movimentar a economia e desenvolver programas, compartilha valor com a sociedade e age com responsabilidade ambiental.
Essas iniciativas facilitam o acesso a financiamentos com contrapartidas favoráveis (juros menores), o que viabiliza a ampliação das atividades e ativos, como por exemplo a emissão de título verdes.
Títulos Verdes
Os Títulos Verdes, conhecidos também como Green Bonds, são títulos emitidos para a captação de recursos para investimentos em projetos que tenham premissas voltadas para sustentabilidade, por meio de controles socioambientais e respectivas mitigações de seus impactos.
Fazendo um contexto histórico, o primeiro Green Bond do mundo foi emitido pelo Banco Mundial em novembro de 2008, dando origem a um processo sustentável no mercado de capitais. A emissão deste primeiro papel demonstrou ao mundo o quanto era possível relacionar sustentabilidade com rentabilidade.
Segundo as diretrizes desses títulos, que utilizam os Green Bond Principles (GBP) como metodologia, é reconhecido que linhas de transmissão no Brasil contribuem para o escoamento e transmissão de energia renovável no Sistema Interligado Nacional (SIN).
Os recursos das emissões de títulos verdes para a TAESA serão utilizados para pagamentos futuros e reembolsos de custos de projetos relacionados a transmissão de energia elétrica. Esses ativos trazem benefícios ambientais, pois sua construção irá aumentar a disponibilidade do Sistema Interligado Nacional (SIN) para energia renovável;
Reforçando nosso compromisso com a transparência ocorreu a adesão, realizada em agosto de 2021, à Plataforma de Transparência de Títulos Verdes (GBTP) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) foi desenvolvida para promover a transparência no mercado de títulos verdes na América Latina e no Caribe. Por meio da GBTP, é possível harmonizar e padronizar os reports de green bonds e permitir que o mercado, de um modo geral, analise os recursos dos títulos investidos e qual o desempenho ambiental realizado. Essa ação proporciona ao mercado de capitais informações relevantes sobre o desempenho ambiental da Companhia, o que a torna ainda mais interessante aos novos e atuais investidores.
www.greenbondtransparency.com