CADASTRE-SE

Relações com Investidores

A Sustentabilidade é considerada como um valor para a TAESA que vem gradativamente integrando as práticas ASG (Ambiental, Social e Governança) em sua estratégia e decisões de negócio. Dessa forma, a TAESA garante rentabilidade por meio da efetivação de um crescimento sustentável, com disciplina financeira e eficiência operacional, e reforça o valor compartilhado com a sociedade, potencializando a melhoria da qualidade de vida da população, com respeito ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável, atenta às necessidades das gerações futuras.

Conforme nosso objetivo de sermos uma empresa de referência em sustentabilidade do setor de Transmissão de Energia Elétrica no Brasil, iniciamos em 2019 o PROJETO SUSTENTABILIDADE, visando criar iniciativas de melhoria contínua e inovação, assim como aprimorar os reportes socioambientais. Nos tornamos signatários do Pacto Global, contribuindo para a agenda 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e divulgaremos anualmente indicadores selecionados, com base na análise dos principais aspectos ESG abordados pelo mercado, pelo setor de energia e transmissão, ou pelos frameworks existentes (GRI, CDP, etc.), apresentados a seguir:

GERAL

Perfil Corporativo
Indicador20222021202020192018
Qtd. de Concessões - Taesa Holding1010101010
Qtd. de Concessões - Investidas Integrais141110106
Qtd. de Concessões - Participações1919191920
Subestações 108100989741
Capacidade Instalada (MVA)22.74122.74122.9819.4107.300
Taxa de disponibilidade das linhas (%)10099,8699,8899,9099,94
Linhas de trasmissão total (km)15.31014.01413.57613.57612.134
Distribuição de riqueza por partes interessadas (R$ mil – % )

Indicador20222021202020192018
Empregados 178.030 (5,80%)154.904 (3,92%)141.055 (3,80%)114.562 (6,28%)105.729 (5,9%)
Governo (impostos, taxas, etc)541.051 (17,62%)740.248 (18,73%)795.849 (21,43%)351.979 (19,29%)339.593 (18,96%)
Financiadores902.552 (29,39%)844.392 (21,36%)514.336 (13,85%)355.736 (19,50%)274.100 (15,31%)
Retido204.455 (6,66%)423.844 (10,72%)656.553 (17,68%)345.922 (18,96%)213.255 (11,91%)
Acionistas 1.244.760 (40,53%)1.789.870 (45,28%)1.606.374 (43,25%)656.393 (35,97%)858.050 (47,92%)
Valor adicionado distribuído (total) 3.070.848 (100%)3.953.258 (100%)3.714.167 (100%)1.824.592 (100%)1.790.726 (100%)

Governança

Diretoria
Indicador20222021202020192018
Número de membros da diretoria¹55444
Média etária da Diretoria5559595453
Remuneração pro-labore Diretoria - total anual (R$)6.778.778,676.003.515,755.120.971,724.203.516,574.530.316,67
Mandato (anos)1,001,001,001,001,00
¹ A Taesa possui 6 diretorias que foram ocupadas no último triênio por 4 diretores, com a cumulação de cargos.
Conselho de Administração
Indicador20222021202020192018
Número de membros do Conselho de Administração²1313131322
Número de membros independentes do Conselho de Administração (%)44442
Percentual de atendimento às reuniões (%)¹98%98%98%98%92%
Média etária do conselho de administração²5964646556
Remuneração pro-labore conselho de administração - total anual (R$)¹ 3.012.724,00 2.397.959,10 2.601.290,64 2.178.932,702.709.283,45
Mandato (anos)222,00 2,00 2,00
¹ Em 2019, o Conselho de Administração passou a ser composto por 13 membros titulares.
Código de Conduta

Indicador20222021202020192018
Numero de Denúncias no Canal de Denúncias²36325100
2 Aumento em função da implantação do Canal de Denúncias, operado por empesa externa independente, e pelas campanhas de incentivo e conscientização sobre a importância do uso do canal, além da divulgação nas cartas-convite e cláusula contratual padrão.

Social

Pessoas

Indicador20222021202020192018
Número de Empregados Próprios755706678594587
Número de demissões durante o período69806891124
Turn-over de Colaboradores (%)11%13%15%14%10%
Percentual de mulheres em cargos gerenciais em relação aos cargos gerenciais (%)202014,29%17%12%
Empregadas negras em relação ao total – incluídos pardos (%)751%5%4%
Empregados negros em relação ao total – incluídos pardos (%)312822%29%27%
Empregados portadores de deficiência em relação ao total (%)332%2%2%
% de empregados com Ensino Fundamental 5%8874
% de empregados com Ensino Médio45%41424232
% de empregados com Ensino Superior37%36373849
% de empregados com Pós-Graduação13%14131313
Valor total investido em desenvolvimento profissional (R$ mil)1.194.339,381.180.979,30725.000,001.500.000,001.223.013,00
Horas investidas em desenvolvimento profissional por empregado treinado4331214749
% de Satisfação dos Colaboradores 593%90%87%89%0
5 Nível de Satisfação calculada pelo Great Place Work (NPS – Employee Net Promoter Score / Dados disponíveis a partir de 2019)

Saúde e Segurança

Indicador20222021202020192018
Taxa de Frequência sem afastamento - TFSA - Empregados Próprios00,000,000,00-
Taxa de Frequência sem afastamento - TFSA - Contratados3,661,642,551,73-
Taxa de Frequência com afastamento - TFCA - Empregados Próprios1,170,000,622,25-
Taxa de Frequência com afastamento - TFCA - Contratados1,663,333,103,46-

As taxas são calculadas em conformidade com a NBR 14280 – Cadastro de Acidente de Trabalho. Ao longo de 2021, o desenvolvimento dos projetos de implantação de Janaúba e de Sant’Ana entraram em uma fase de exposição ao risco de acidentes com aumento de horas/homens de exposição aos riscos, o que resultou no aumento sutil do número de acidentes com afastamento dos contratados em relação a 2020, já como um reflexo das campanhas desenvolvidas no programa Segurança 100%.

Inovação

Indicador20222021202020192018
Direito de Investimento em P&D (R$)7.817.206,33 7.369.221,096.122.473,005.616.138,726.102.473,00
Aplicado em P&D (R$)8.240.646,23 10.366.950,1512.475.046,468.249.952,997.734.483,00
Fornecedores

Indicador20222021202020192018
% Contratos da TAESA que incluem cláusulas de respeito aos direitos humanos
e proibição de trabalho infantil.
100%100%100%100%100%
% Contratos da TAESA que observam a Política de Segurança, Meio Ambiente e Saúde. 100%100%100%100%100%
Responsabilidade Social

 

Indicador20222021202020192018
Investimentos em responsabilidade social (R$)1.417.500,002.464.480,694.430.000,005.499.931,565.328.965,00

Ambiental

Programas de Educação Ambiental e Comunicação Social

Indicador20222021202020192018
Qtd. de Proprietários visitados3.1751.9858182.1091.785
Total de pessoas orientadas8.6605.9042.5467.5095.323
Mudanças Climáticas

Indicador20222021202020192018PGODS
Emissões Escopo 1 (tCO2e)8.916,688.274,144.500,18--7 e 813
Emissões Escopo 2 (tCO2e)63.329,15156.795,6179.113,59--7 e 813
Resíduos

Indicador2022202120202019
Quantidade anual de resíduos sólidos gerados (toneladas)86,89121,08138,63147,44
Eco-eficiência

Indicador20222021202020192018
Consumo combustíveis fósseis (litros)685.6643³604.958,533581.884,32390.696,68583.051,47³
Consumo total de energia (KWh)8.745,638.654.550,003³5.674.630,002.948.188,892.664.152,89
Connsumo total de água (m³)15.609,2068.940,00612.840,923.078,7270.504,46⁴
3 Aumento em razão dos novos ativos para operação e manutenção (Janaúba, São João, São Pedro, Lagoa Nova, Brasnorte e parte ETAU, bem como apoio ao projeto em construção: Santana). O Aumento foi sutil em função da otimização do planejamento de rotas e execução de atividades.
4 Aumento em razão das obras (reforços, melhorias e implantação) dos projetos.

André Moreira

Diretor Presidente

O Sr. O Sr. Andre Augusto Telles Moreira é graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá – EFEI MG e pós-graduado em Qualidade pela Universidade Estadual de Campinas (IMECC). Possui MBA pela Universidade AmBev (Brahma) e MBA em Gestão Empresas Públicas e Privadas, pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP. Ao longo de sua trajetória profissional no setor elétrico, desenvolvida nas empresas do grupo Neoenergia, atuou como Diretor Executivo de Operações e Diretor Executivo Comercial e de Comercialização na Elektro Eletricidade e Serviços S.A., entre os anos de 2006 a 2017, como Diretor Presidente na Coelba – Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, em 2017 e, em sua última experiência, como Diretor Executivo de Distribuição na Neoenergia, de 2018 a 2020. Atuou, ainda, como membro do Conselho das distribuidoras Coelba, Celpe, Elektro e Cosern; além de ter ocupado os cargos de membro do Conselho de Administração da Iberdrola Distribuición Eléctrica (Espanha), Avangrid Networks (EUA), Afluente T S.A. e I- de Redes Eléctricas Inteligentes, S.A.

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Rinaldo Pecchio

Diretor Financeiro e de TI

O Sr. Rinaldo Pecchio Jr. é graduado em Economia pela Unicamp e em Ciências Contábeis pela Puccamp e possui MBA em Finanças pela IBMEC. Apresenta mais de 30 anos de carreira, e atua como CFO desde 2004. Iniciou sua trajetória como auditor da Arthur Andersen e desenvolveu sua carreira majoritariamente no setor elétrico, com passagens pelos setores de indústria e agronegócio. Construiu um repertório em FP&A no início de sua carreira e possui sólida experiência em project finance e emissão de dívidas, sendo pioneiro na emissão de debêntures verde do setor de transmissão. Como CFO, passou por empresas como Centro de Tecnologia Canavieira S.A.- CTC, ISA Cteep S.A., Grupo AES Brasil, Tetra Pak Ltda e Elektro.

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Marco Faria

Diretor Técnico

Graduado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG em 1987. Possui MBA em Gestão de Projetos e Pessoas pela FGV. Ao longo de sua trajetória profissional, iniciada na CEMIG em 1978 (geração, transmissão e distribuição de energia elétrica), desempenhou diversas funções. Desde 1988, ocupou cargos gerenciais sendo os últimos como (i) Gerente de Operação e Manutenção da Transmissão, de 1997 a 2008; e (ii) Gestor do Projeto de Integração da Companhia, em 2009. Neste mesmo ano, assumiu a diretoria técnica da TAESA. Em 2017 foi eleito para acumular interinamente os cargos de Diretor Presidente e de Diretor de Desenvolvimento de Negócios da empresa. Atualmente, é diretor em outras empresas participadas do grupo e conselheiro do Operador Nacional do Sistema Elétrico e da Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica

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Fábio Fernandes

Diretor de Negócios e Gestçao de Participações

Graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade Cândido Mendes, possui Mestrado em Economia Empresarial pela mesma instituição e MBA em Finanças Corporativas pela IBMEC, e 30 anos de experiência profissional em diversos setores da área financeira, como planejamento financeiro, tesouraria, avaliação econômico-financeira, project finance, M&A e operações de mercado de capitais. Atualmente é responsável pela prospecção e avaliação de novos negócios da Companhia, já tendo atuado em diversas áreas da Companhia desde 2007.

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Luis Alves

Diretor de Implantação

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com Pós-Graduação em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Unicamp e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Possui mais de 25 anos de experiência na área de energia, com foco em operação, manutenção e expansão e com atuação em grandes empresas no setor de energia elétrica.

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Mansueto Almeida

Economista Chefe do BTG Portal

Nosso convidado especial

Mansueto Almeida é bacharel em ciências econômicas pela Universidade Federal do Ceará e mestre em economia pela Universidade de São Paulo. Assumiu diversos cargos em Brasília, entre os quais, coordenador geral de política monetária do Ministério da Fazenda, em 1996, pesquisador no IPEA e assessor econômico da comissão de desenvolvimento regional e de turismo no Senado Federal. Em 2016, foi nomeado secretário de Acompanhamento Econômico e de Concorrência do Ministério da Fazenda e, em abril de 2018, passou a ser Secretário do Tesouro Nacional onde permaneceu até julho de 2020. Em 2014 e 2015, o economista atuou como consultor no setor privado. Hoje o seu cargo é Economista-chefe do BTG Pactual.

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Mansueto Almeida

Chief Economist at BTG Pactual

Especial Guest

Mansueto Almeida has a bachelor's degree in economics from the Federal University of Ceará and a master's degree in economics from the University of São Paulo. He took on several positions in Brasília, including general coordinator of monetary policy at the national Ministry of Finance, in 1996, researcher at IPEA and economic advisor to the regional development and tourism committee in the Federal Senate. In 2016, he was appointed Secretary of Economic Monitoring and Competition at the Ministry of Finance and, in April 2018, he became Secretary of the National Treasury, where he remained until July 2020. In 2014 and 2015, Mansueto worked as a consultant in the private sector. Today he holds the position of Chief Economist at BTG Pactual.

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Mansueto Almeida

Economista Jefe de BTG Portal

Invitado Especial

Mansueto Almeida tiene una licenciatura en ciencias económicas de la Universidad Federal de Ceará y una maestría en economía de la Universidad de São Paulo. Asumió varios cargos en Brasilia, incluido el de coordinador general de política monetaria del Ministerio de Hacienda, en 1996, investigador del IPEA y asesor económico de la comisión de desarrollo regional y turismo del Senado Federal. En 2016, fue designado Secretario de Seguimiento Económico y Competencia del Ministerio de Hacienda y, en abril de 2018, asumió como Secretario del Tesoro Nacional, donde permaneció hasta julio de 2020. En 2014 y 2015, el economista se desempeñó como consultor en el sector privado. Hoy ocupa el cargo de Economista Jefe de BTG Pactual.

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André Moreira

Diretor Presidente

Mr. Andre Augusto Telles Moreira has a degree in Electrical Engineering from Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI MG) and a postgraduate degree in Quality from Universidade Estadual de Campinas (IMECC). He holds an MBA from AmBev University (Brahma) and an MBA in Public and Private Business Management from Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Graduated in Business Management Leadership – ESADE (Spain), Global Leadership – IMD (Switzerland), Sustainable Business Strategies Course – MIT (USA), Management Board Memberr Course – IBGC and Change Management in Complex Environments – MIT (USA). Throughout his professional career in the electric sector, developed in the Neoenergia Group’s companies, he served as Chief Operating Officer and Chief Commercial and Trading Officer of Elektro Eletricidade e Serviços S.A from 2006 to 2017; as Chief Executive Officer at Coelba – Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, in 2017 and, in his last experience, as Executive Director of Distribution at Neoenergia, from 2018 to 2020. He also served as a Board member of distributors Coelba, Celpe, Elektro and Cosern; in addition to being a member of the Board of Directors of Iberdrola Distribuición Eléctrica (Spain), Avangrid Networks (USA), Afluente T S.A. and I- de Redes Eléctricas Inteligentes, S.A. He currently holds the positions of Chief Executive Officer and Chief Investor Relations Officer and Chief Legal and Regulatory Officer at the Company. The administrator above declares that in the last 5 years he has not had any criminal conviction; any conviction in any CVM administrative proceedings and penalties applied; and/or any final and unappealable conviction, in the judicial or administrative sphere, that had the effect of suspension or disqualification for the practice of any professional or commercial activity.

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Rinaldo Pecchio

Diretor Financeiro e de TI

Mr. Rinaldo Pecchio Jr. holds a degree in Economics from Unicamp, in Accounting from Puccamp and an MBA in Finance from IBMEC. He has a career spanning more than 30 years, acting in a CFO capacity since 2004. He began his career as an auditor at Arthur Andersen and developed his career mainly in the electric power sector, also working in the industrial and agribusiness sectors. He built a repertoire in FP&A early in his career and has solid experience in project finance and debt issuance, pioneering the issuance of green bonds in the transmission segment. As CFO, he worked for companies such as Centro de Tecnologia Canavieira S.A.- CTC, ISA Cteep S.A., Grupo AES Brasil, Tetra Pak Ltda and Elektro.

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Marco Faria

Diretor Técnico

He has a degree in Electrical Engineering from the Pontifical Catholic University of Minas Gerais – PUC / MG in 1987. He holds an MBA in Project Management and People FGV. Throughout his professional career, initiated in CEMIG in 1978 (generation, transmission and distribution of electric energy), he performed several functions. Since 1988, he has held managerial positions, the last being (i) Transmission Operation and Maintenance Manager, from 1997 to 2008; and (ii) Manager of the Company’s Integration Project, in 2009. In the same year, he assumed the technical management of TAESA. In 2017 he was elected to temporarily accumulate the positions of Chief Executive Officer and Business Development Director of the company. He is currently director of other companies in the group and adviser to the Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) and the Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica.

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Fábio Fernandes

Diretor de Negócios e Gestçao de Participações

He holds a degree in Economic Sciences from Faculdade Cândido Mendes, a Master’s in Business Economics from the same institution and an MBA in Corporate Finance from IBMEC, accumulating 30 years of professional experience in several industries in the financial area, such as financial planning, treasury, economic and financial valuation, project finance, M&A and capital market operations. Currently he is responsible for prospecting and assessing the Company’s new businesses, having already worked in several areas of the Company since 2007.

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Luis Alves

Diretor de Implantação

He holds a degree in Electrical Engineering from Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, with a Postgraduate Degree in Energy Systems Planning from Unicamp, and an MBA in Business Management from Fundação Getúlio Vargas (FGV). He has more than 25 years of professional experience in the energy sector, focused on operation, maintenance and expansion, and has held positionsin large companiesin the electrical energy sector.

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André Moreira

Diretor Presidente

El Sr. Andre Augusto Telles Moreira es licenciado en Ingeniería Eléctrica por la Escuela Federal de Ingeniería de Itajubá (EFEI-MG) y posgrado en Calidad por la Universidad Estadual de Campinas (IMECC). Tiene un MBA de la Universidad AmBev (Brahma) y un MBA en Gestión de Empresas Públicas y Privadas por la Fundación Armando Alvares Penteado (FAAP). Tiene formación en Liderazgo en Gestión de Negocios – ESADE (España), Liderazgo Global – IMD (Suiza), Curso de Estrategias de Negocios Sostenibles – MIT (EUA), Curso de Consejero de Administración – IBGC y Gestión del Cambio en Entornos Complejos – MIT (EUA). A lo largo de su trayectoria profesional en el sector eléctrico, desarrollada en las empresas del grupo Neoenergia, se desempeñó como Director Ejecutivo de Operaciones y Director Ejecutivo Comercial y de Comercialización en Elektro Eletricidade e Serviços S.A., de 2006 a 2017; como Director Presidente en Coelba – Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, en 2017 y, en su última experiencia, como Director Ejecutivo de Distribución en Neoenergia, de 2018 a 2020. También se desempeñó como miembro del Consejo de las distribuidoras Coelba, Celpe, Elektro y Cosern; además de haber ocupado los cargos de miembro del Consejo de Administración de Iberdrola Distribución Eléctrica (España), Avangrid Networks (EUA), Afluente T S.A. e I- de Redes Eléctricas Inteligentes, S.A. Actualmente ocupa los cargos de Director Presidente y de Relación con Inversionistas y de Director Jurídico y Regulatorio en la Compañía. El administrador mencionado declara que en los últimos 5 años no ha sufrido ninguna condena penal; ninguna condena en proceso administrativo de la CVM ni las penas aplicadas; ni ninguna condena de sentencia definitiva, en la esfera judicial o administrativa, que haya tenido como efecto la suspensión o la inhabilitación para la práctica de cualquier actividad profesional o comercial.

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Rinaldo Pecchio

Diretor Financeiro e de TI

El Sr. Rinaldo Pecchio Jr. es licenciado en Economía por la Unicamp y en Ciencias Contables por la Puccamp, y cuenta con MBA en Finanzas por la IBEMEC. Tiene una carrera de más de 30 años y es CFO desde 2004. Inició su carrera como auditor en Arthur Andersen y desarrolló su carrera principalmente en el sector eléctrico, con pasajes en los sectores de industria y agronegocios. Desarrolló un repertorio en FP&A al principio de su carrera y tiene una sólida experiencia en financiamiento de proyectos y emisión de deuda, siendo pionero en la emisión de bonos verdes en el sector de transmisión. Como CFO, trabajó para empresas como Centro de Tecnología Canavieira S.A.- CTC, ISA Cteep S.A., Grupo AES Brasil, Tetra Pak Ltda y Elektro.

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Marco Faria

Diretor Técnico

Graduado en Ingeniería Eléctrica por la Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG en 1987. Posee un MBA en Gestión de Proyectos y Personas por la FGV. A lo largo de su carrera profesional, iniciado en CEMIG en 1978 (generación, transmisión y distribución de energía eléctrica), realizó varias funciones. Desde 1988, ha ocupado cargos gerenciales, el último de los cuales fue (i) Gerente de Operación y Mantenimiento de Transmisión, desde 1997 hasta 2008; y (ii) Gerente del Proyecto de Integración de la Compañía, en 2009. En el mismo año, asumió la gestión técnica de TAESA. En 2017, fue elegido para acumular temporalmente los cargos de Director Ejecutivo y Director de Desarrollo de Negocios de la compañía. Actualmente es director de otras compañías del grupo y asesor del Operador Nacional del Sistema Eléctrico y de la Asociación Brasileña de Empresas de Transmisión de Energía Eléctrica.

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Fábio Fernandes

Diretor de Negócios e Gestçao de Participações

Es licenciado en Ciencias Económicas por la Facultad Cândido Mendes, Máster en Economía Empresarial por la misma institución y con MBA en Finanzas Corporativas por IBMEC, y 30 años de experiencia profesional en diversos sectores del área financiero, como planificación financiera, tesorería, evaluación económico-financiera, project finance, M&A y operaciones de mercado de capitales. Actualmente es responsable de la prospección y evaluación de los nuevos negocios de la Compañía, y ya ha trabajado en diversas áreas de la Compañía desde 2007.

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Luis Alves

Diretor de Implantação

Es ingeniero eléctrico por la Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, con un Postgrado en Planificación de Sistemas Energéticos por la Unicamp y un MBA en Gestión empresarial por la Fundação Getúlio Vargas (FGV). Cuenta con más de 25 años de experiencia en el area de energía, con enfoque en operación, mantenimiento y expansión y con desempeño en grandes empresas del sector eléctrico.

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