CADASTRE-SE

Relações com Investidores

A TAESA, por meio de seus ativos, está presente em diferentes biomas e contextos em todo o território nacional, tanto em áreas urbanas quanto rurais. Seguindo o conceito de desenvolvimento sustentável, buscamos um crescimento que atenda às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das futuras gerações de atenderem às suas próprias necessidades. Isso significa utilizar os recursos naturais de forma eficiente, minimizando os impactos na implantação de novos projetos e/ou na manutenção de ativos e instalações das concessões, ao mesmo tempo em que promovemos o desenvolvimento e o valor compartilhado com as comunidades locais.

Gestão de Pessoas

Três temas materiais tem uma forte interface com a Gestão de Pessoas:

– Saúde, segurança e qualidade de vida;

– Gestão e desenvolvimento de pessoas;

– Ética, transparência e integridade corporativa.

A TAESA possui iniciativas e normativos que abrangem Gestão de Pessoas desde o Recrutamento, Seleção e Admissão, de Administração de Pessoal, de Relações Trabalhistas e Sindicais, de Engajamento, de Benefícios, de Remuneração, de Reconhecimento e Meritocracia, de Clima, de Desenvolvimento, Performance e Sucessão, e de Transição e Desligamentos, tanto da própria empresa quanto das controladas.

O desenvolvimento dos colaboradores é fundamental na estratégia empresarial da TAESA e está totalmente integrado ao seu modelo de gestão. Investir no desenvolvimento dos funcionários não só visa atender às necessidades atuais da empresa, mas também garantir que as competências necessárias estejam disponíveis no futuro. Esse investimento contínuo resulta em profissionais mais capacitados e preparados para alcançar os melhores resultados possíveis.

Além disso, a TAESA assegura igualdade de oportunidades, respeito à diversidade e a possibilidade de construir uma carreira sólida de maneira ética e transparente para todos os seus colaboradores. A empresa oferece remuneração competitiva, benefícios atrativos e um ambiente de trabalho estimulante e desafiador. A TAESA também promove uma cultura de comunicação aberta, respeitosa e transparente, facilitando a troca de conhecimento entre seus colaboradores em todo o território nacional.

Perfil dos profissionais em 31/12/2024

875

empregados*


689

homens


186

mulheres


875

empregados*


689

homens


186

mulheres


Em cumprimento à Lei de Igualdade Salarial – nº 14.611 e ao Decreto nº 11.795/2023, que dispõem acerca da igualdade salarial e dos critérios remuneratórios entre homens e mulheres no ambiente de trabalho, bem como reforçando a transparência dessas informações aos nossos stakeholders, disponibilizamos o Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Tais dados foram obtidos por meio do e-Social e da Declaração de Igualdade Salarial preenchida no Portal Emprega Brasil. Acesse os relatórios através dos links abaixo:
Relatório do 1º Semestre de 2024
Relatório do 2º Semestre de 2024
Relatório do 1º Semestre de 2025

Atração de talentos

Os colaboradores da TAESA são considerados o maior ativo da Companhia. O desenvolvimento e a segurança desses profissionais são aspectos fundamentais para o crescimento pessoal e o sucesso organizacional. Por isso, há um investimento contínuo na atualização e aprimoramento da equipe, oferecendo um ambiente dinâmico e desafiador.

A TAESA recruta os melhores profissionais do mercado, apaixonados pelo que fazem e alinhados aos valores da Companhia, proporcionando a oportunidade de impactar positivamente o setor de transmissão de energia no Brasil. O processo de recrutamento é transparente, baseado em um código ético de conduta e no respeito à diversidade, garantindo igualdade de oportunidades para todos.

Além disso, a TAESA adota o recrutamento interno, priorizando os colaboradores antes de buscar talentos externos. Essa prática contribui para a retenção de talentos e valoriza o capital humano, oferecendo perspectivas de progresso e desenvolvimento de carreira.

 

 Recrutamento e Seleção

A Gerência Executiva de Gente & Comunicação é responsável pela condução dos processos seletivos, utilizando instrumentos, ferramentas e metodologias apropriadas em colaboração com a área solicitante. Esse cuidado é essencial para garantir que os requisitos comportamentais e técnicos da posição sejam atendidos conforme a estrutura de cargos estabelecida.

No Recrutamento e Seleção, a identificação com a cultura da TAESA e a contribuição satisfatória às Competências Organizacionais são aspectos importantes. O processo é conduzido com transparência, oferecendo oportunidades a todos os candidatos que atendam aos pré-requisitos da posição.

 

Capacitação e Treinamentos

O desenvolvimento dos colaboradores é um aspecto relevante para a estratégia da Companhia e parte integrante do seu modelo de gestão. O investimento contínuo em capacitação resulta em profissionais mais preparados para criar, liderar e oferecer os melhores resultados à Companhia, tanto no presente quanto no futuro. As formações concedidas ao público externo também visam a sustentabilidade e a geração de renda para aqueles que buscam mais desenvolvimento.

Para se manter como referência no mercado de transmissão, a TAESA busca constantemente as melhores práticas na área de desenvolvimento organizacional. Parcerias estratégicas com instituições de renome como Ibmec, Instituto Capacitare, CIEE, SENAI, COPPETEC UFRJ e Crescimentum garantem um diferencial na qualificação e no desenvolvimento dos profissionais.

Diversas modalidades e formatos de capacitação são oferecidas, com destaque para Treinamentos corporativos relacionados as cinco Competências Organizacionais:

– Relacionamento interpessoal;

– Excelência Responsável;

– Autonomia e Responsabilização;

– Visão Estratégica; e

– Desenvolvimento de Pessoas (somente para líderes).

Conheça algumas das iniciativas da Companhia com foco no desenvolvimento de seus profissionais:

  • Incentivo à Educação: além de incentivar a busca pelo conhecimento e capacitação, o objetivo é auxiliar na retenção desses profissionais, que podem receber o benefício por toda a duração do curso solicitado (seja ele técnico, graduação ou pós-graduação/mestrado), limitado a cinco anos. A empresa reembolsa ao empregado 50% do valor da mensalidade paga.
  • Ciclo de Avaliação de Desempenho: anualmente, todos os empregados da TAESA, até o nível de Gerência Executiva, participam do Ciclo de Avaliação de Desempenho. Como parte de sua prática regular, a TAESA realiza uma revisão anual de suas competências funcionais e organizacionais, buscando alinhá-las ao organograma de crescimento estratégico e à evolução da complexidade e responsabilidade das funções.
  • Treinamentos Corporativos: com base nas Competências Organizacionais, no resultado da Avaliação Anual de Desempenho e na necessidade das áreas, o Desenvolvimento Organizacional define temas a serem abordados em treinamentos de curta duração, com foco na parte comportamental.
  • Levantamento das Necessidades de Treinamento: A definição desses treinamentos é realizada em parceria entre área de GENTE e gerentes, com base em gaps e pontos para desenvolvimento de cada empregado, identificados principalmente na avaliação de desempenho. O objetivo é o desenvolvimento com base em nossas competências e valores, buscando sempre fornecer os melhores e mais atuais treinamentos para trazer do mercado as melhores práticas para inclusão nos processos da TAESA.
  • Programas de Jovem Aprendiz, Estágio Técnico e Estagio Superior: A TAESA em parceria com instituições de renome, tem toda preocupação na porta de entrada da empresa , não somente para desenvolve-los internamente nas competências da empresa, mas para formá-los ao mercado de trabalho, por entender a importância de ser bem preparado para esse início de carreira e vida profissional e pessoal.
  • Programa de Desenvolvimento de Sucessores: O programa de sucessores, escolhe anualmente um público-alvo indicado pelos gestores, para trabalharem competências de liderança e desenvolverem habilidades através do autoconhecimento e capacitação com as ferramentas e estratégias internas.
  • Programa de Desenvolvimento da Liderança: Além das ações customizadas da trilha de treinamentos corporativos específica para Gestores, em 2023 iniciamos uma parceria de sucesso com a COPPEAD que desenhou junto a Gerência de Desenvolvimento Organizacional uma ementa de formação direcionada aos nossos Líderes Taesa.
  • Programa Desapega (Gestores e Sucessores): Desapega é o programa de incentivo à atividade de job rotation da TAESA, com foco nos líderes e colaboradores identificados formalmente como Sucessores.
  • Treinamentos Internos: são treinamentos ministrados internamente com o objetivo de capacitar competências técnicas vinculadas ao dia a dia de trabalho dos colaboradores. Esses treinamentos podem acontecer em formato de turmas, Workshops ou até mesmo EAD.
  • Formações Técnicas: são treinamentos que possuem uma carga horária mais extensa e que abordam temas específicos das nossas áreas técnicas. O objetivo das formações é garantir o nivelamento de conhecimento para execução padronizada das atividades em campo.

 Diversidade e inclusão

O objetivo principal da TAESA com a diversidade é estabelecer diretrizes para o respeito e a valorização das diferenças, sejam elas culturais, sociais, religiosas, étnicas, entre outras. A empresa reconhece que a combinação de diferentes perspectivas colabora para a resolução de problemas, promove a inovação, aumenta o engajamento e contribui para a sustentabilidade e para a sociedade como um todo.

Os princípios e normas adotados pela TAESA em relação à diversidade devem ser seguidos não apenas pelos seus colaboradores, mas também por seus fornecedores. Para garantir a diversidade e a igualdade de oportunidades, a empresa inclui cláusulas em todos os seus contratos para assegurar esses valores. Os fornecedores são avaliados preliminarmente sobre esses aspectos durante o processo de cadastro. Caso ocorra algum problema posterior à contratação, o fornecedor está sujeito a ser bloqueado.

A TAESA possui desde 2021 o Programa de Diversidade, que é pautado nos princípios éticos da empresa. A partir dele, foram elaboradas políticas, instituído o Grupo de Trabalho de Diversidade & Inclusão, e estabelecidas diversas ações, como encontros bimestrais com os grupos de afinidades dos cinco pilares do programa: PcD, Geração 50+, Etnia e Raça, Empoderamento Feminino e LGBTQIAP+.

Saiba mais através da Cartilha de Diversidade da TAESA:

Saúde e Segurança

A TAESA destaca a importância da Gestão de Saúde, Meio Ambiente e Segurança em todas as suas atividades de implantação, operação e manutenção dos ativos. Adotando uma abordagem preventiva, a empresa busca proteger todos os envolvidos em suas atividades, promovendo ambientes de trabalho seguros e saudáveis. Como parte da implementação do Sistema de Gestão Integrada de Taesa (SGIT), foram revisados os instrumentos normativos internos para garantir o cumprimento das diretrizes estabelecidas pelas Normas ISO e outros compromissos assumidos pela empresa.

A participação dos trabalhadores desde a concepção até a implantação das iniciativas é valorizada, contribuindo para melhorar a assertividade nos resultados. A área de Saúde e Segurança busca constantemente aprimorar esse processo para torná-lo mais eficiente e sustentável.

O tema de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida é considerado um dos tópicos materiais, refletido no Programa Segurança 100%. Lançado em 2021, esse programa visa fortalecer a cultura de segurança na empresa, promovendo o engajamento de todos os colaboradores.

As premissas do Programa Segurança 100% incluem:

– Segurança como valor para a TAESA como empresa e para cada um de seus funcionários;

– Engajamento dos times próprios e contratados;

– Equalização das diversas culturas de segurança das empresas contratadas;

– Monitoramento dos processos com análise crítica dos resultados;

– Identificação e implementação de ações de melhoria.

Os objetivos do Programa Segurança 100% incluem alcançar zero acidentes, melhorar o desempenho na gestão dos empreendimentos e aderir a padrões setoriais para relatórios consolidados de ESG.

Todos os colaboradores da TAESA estão sob a gestão de SMS&S, em conformidade com os requisitos legais do SGIT. Os perigos e riscos ambientais são identificados e gerenciados com base no Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR), Análise Preliminar de Riscos (APR) e outros protocolos, em conformidade com as normas regulatórias. A TAESA utiliza uma metodologia de Gestão de Perigos e Riscos que abrange todos os empregados próprios e prestadores de serviço. As empresas contratadas também atendem a todos os requisitos legais e enviam suas documentações para análise e validação. A empresa é certificada nas normas ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e ISO 55001, garantindo conformidade legal.

A TAESA utiliza plataformas digitais para gerenciar processos de Medicina e Segurança do Trabalho, integradas ao sistema SAP e comunicadas ao governo por meio do e-Social. A Matriz de Perigos e Riscos e a APR são utilizadas para identificar atividades, exposições, riscos e gravidade antes do início de cada atividade.

A empresa possui um Comitê de Saúde e Segurança do Trabalho para comunicação e tratamento de temas operacionais. Conta com CIPA+A na sede e em algumas regionais, além de Diálogos Semanais de Segurança abertos a todos os colaboradores próprios. Normas e manuais garantem o direito de recusa em situações de segurança insatisfatória.

A TAESA oferece um abrangente pacote de benefícios em Saúde, dividido em Serviços Médicos e Saúde e Bem-estar, promovendo o programa de qualidade de vida “Viva com Energia”. Este programa, em parceria com a área de Saúde, o Comitê de Qualidade de Vida e a Gerência de Desenvolvimento Organizacional, inclui:

– Aulas de Ginástica Laboral

– Sessões de relaxamento

– Programa Nutricional

– Programa de Conscientização Ergonômica

– Campanha de Vacinação

– Entre outros.

Essas iniciativas visam promover a saúde e o bem-estar dos colaboradores e seus dependentes, demonstrando o compromisso da TAESA com o cuidado integral de sua equipe.

O serviço de Saúde Ocupacional da TAESA monitora os exames por meio do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), vinculando-os aos riscos específicos de cada atividade e cargo, conforme os critérios estabelecidos pela NR7 e pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). A gestão do PCMSO define a metodologia para a elaboração do programa e supervisiona os exames ocupacionais dos colaboradores.

A análise dos riscos ocupacionais é conduzida com base no Grupo Homogêneo de Exposição (GHE), utilizando a descrição de cargo para identificar os riscos, exames e treinamentos necessários para cada função. Essa análise facilita o controle dos treinamentos e exames obrigatórios, garantindo o cumprimento das periodicidades estabelecidas.

Em casos de acidentes, incidentes ou quase acidentes, a TAESA realiza comunicação imediata e investigação para identificar todos os fatores contribuintes, visando implementar ações para prevenir recorrências.

A empresa desenvolve projetos, ações e iniciativas para melhorar o desempenho em segurança, buscando eliminar ocorrências e fortalecer a cultura de segurança entre os funcionários. Além disso, a TAESA monitora e promove ambientes seguros e saudáveis para fornecedores, terceiros, visitantes e outras partes interessadas.

Relação com Partes Interessadas

Para garantir a sustentabilidade, a TAESA valoriza a transparência e mantém canais abertos para todas as partes interessadas acessarem a empresa. Abaixo estão os principais públicos com os quais a TAESA interage e como essa aproximação ocorre:

A TAESA é controlada pela Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG (CEMIG) e ISA Investimentos e Participações do Brasil S.A. (ISA Investimentos).

A TAESA possui 63,45% de ações negociadas no mercado. Um dos principais objetivos da empresa é maximizar valor para os seus acionistas, garantindo a sustentabilidade do negócio a longo prazo, a prestação de um serviço essencial de alta qualidade e o respeito às regras estabelecidas pelas autoridades regulatórias brasileiras.

O principal canal de comunicação da TAESA é o site (www.taesa.com.br/ri), além do e-mail do departamento de Relações com Investidores (investor.relations@taesa.com.br) e do telefone da equipe de RI (+55 21 2212-6000). Também são realizadas reuniões dos órgãos da Administração (Assembleia Geral de Acionistas) e reunião anual pública com analistas.

O grupo de clientes da TAESA é composto por geradores de energia elétrica, consumidores livres, distribuidoras (e seus clientes cativos) e outras transmissoras, que se conectam ou compartilham suas instalações com a empresa.

Para identificar esse público, é utilizada como base a relação dos usuários disponibilizada mensalmente pelo ONS, além dos Contratos de Compartilhamento (CCI/CCT). O relacionamento orienta-se pela Política de Qualidade e pelo Código de Conduta Ética e Compliance.

Em geral, as formas de comunicação são estabelecidas diretamente entre as partes, por meio de e-mails ou do site disponibilizado pela TAESA. Isso permite uma consulta rápida e fácil para todos os Usuários do Sistema Interligado Nacional (SIN) aos históricos de documentos, facilitando o entendimento e esclarecendo dúvidas relacionadas ao faturamento das transmissoras.

Fabricantes de equipamentos elétricos de grande porte, empresas de engenharia, consultoria ambiental e de auditoria, fornecedores de materiais de escritório, reservas de passagens e estadias, veículos, fretes e seguros são os maiores fornecedores da TAESA.

O relacionamento com os fornecedores é constante, principalmente nas contratações inerentes a leilões, reforços, melhorias e demais operações do dia a dia.

A TAESA estabelece rígidos padrões de cadastramento e contratação de fornecedores, de forma a tornar tais processos transparentes e auditáveis. Foram desenvolvidos padrões de perfis de cadastramento de fornecedores, de concorrências e de julgamento de propostas. A base de apoio à área de suprimentos da Companhia é a ferramenta SAP e o parceiro SERTRAS, empresa especialista terceirizada que tem como escopo a certificação dos fornecedores que pode ser acessada pelo link a seguir.

O relacionamento com as equipes é regido pela Política de Recursos Humanos e pelo Código de Conduta Ética e Compliance, além do cumprimento da legislação trabalhista. Um acordo coletivo de trabalho, abrangendo 100% dos colaboradores e firmado com os sindicatos associados à empresa (Sintraindistal, Sinergia e Steet), contempla temas como reajuste salarial, banco de horas, Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e pacote de benefícios, com vigência até 31/05/2024.

Os principais canais de comunicação e relacionamento incluem WhatsApp corporativo, e-mails, intranet (TAESA Digital), mural eletrônico, reuniões de equipe e com a Diretoria, além de comemorações mensais de aniversariantes, informativos das áreas e divulgação de políticas corporativas. As demandas das equipes abrangem questões como ponto eletrônico, férias, comprovantes de remuneração e pacote de benefícios.

Anualmente, a empresa realiza uma pesquisa de clima organizacional em parceria com a Great Place To Work (GPTW), alcançando 92 pontos em 2023 e sendo certificada como uma “melhor empresa para se trabalhar”. Além disso, conquistou o primeiro lugar no setor de Energia no GPTW pelo terceiro ano consecutivo, refletindo o engajamento e o senso de pertencimento dos colaboradores.

A comunicação com os sindicatos ocorre por e-mail, publicações no site e correspondência, priorizando os acordos coletivos. Com órgãos públicos, como a Secretaria do Trabalho, Receita Federal e Previdência Social, os contatos são feitos via eSocial, e-CAC, sites específicos e correspondências, visando o cumprimento das obrigações trabalhistas e tributárias.

A TAESA reconhece o papel crucial da imprensa como um elo entre a empresa e a sociedade, proporcionando acesso a informações precisas e confiáveis. Para garantir uma comunicação eficaz, a empresa monitora constantemente as notícias veiculadas sobre suas atividades e ativos, respondendo prontamente às solicitações dos órgãos de comunicação quando necessário.

O site da TAESA conta com uma seção dedicada aos canais de contato telefônico e de e-mail da Assessoria de Imprensa, facilitando o acesso dos interessados às informações relevantes sobre a empresa. Essa iniciativa demonstra o compromisso da TAESA em fornecer transparência e estar disponível para fornecer esclarecimentos e responder a perguntas da imprensa e do público em geral.

Os órgãos públicos com os quais a TAESA se relaciona com mais frequência são: a ANEEL, o Ministério de Minas e Energia (MME), o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), órgãos ambientais estaduais e municipais, o ONS, entre outros.

São considerados como partes interessadas todos aqueles que têm o poder de fiscalizar o serviço de transmissão de energia elétrica de uma maneira geral, com competência para emitir procedimentos, resoluções, normas ou leis regulatórias e elaborar políticas públicas para o setor de energia elétrica.

O relacionamento com esses órgãos públicos ocorre de forma distinta, por variados meios:

  • Com a ANEEL: envio de informações e correspondências referentes às resoluções emitidas e às informações corporativas de caráter contábil; solicitações de anuência em processos empresariais específicos; participação em reuniões e audiências públicas promovidas pela Agência; participação em leilões de novas linhas de transmissão.
  • Com o MME: envio e acompanhamento de correspondências; reuniões, quando o tema assim o requer.
  • Com órgãos ambientais: atendimento a suas obrigações, referentes a programas ambientais; reuniões técnicas, quando o tema assim o requer; esclarecimentos prestados.
  • Com o ONS: intercâmbio de correspondências e de informações técnicas; reuniões técnicas, quando o tema assim o requer; participação em seu Conselho de Administração.

A TAESA reconhece a importância do diálogo com organizações sociais, ambientais e comunidades desde a fase inicial de prospecção de empreendimentos de transmissão de energia. Esse relacionamento é estabelecido através de diversas etapas, desde os estudos preliminares realizados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) até os processos de licenciamento ambiental.

Durante o processo de licenciamento, são conduzidos estudos socioambientais para identificar as comunidades afetadas pelo empreendimento, bem como as organizações sociais e ambientais interessadas. As principais questões levantadas durante esses diálogos envolvem aspectos como convívio seguro com as linhas, uso da faixa de servidão, impactos ambientais e compensações, além de possíveis parcerias e apoio para projetos socioambientais.

A política de relacionamento com partes interessadas da TAESA é pautada pelo seu Código de Conduta Ética e Compliance, pelos contratos de concessão e pela legislação vigente. Para facilitar o contato e a comunicação com a empresa, o site institucional da TAESA disponibiliza uma página específica com informações sobre os empreendimentos, além de formulários e números de telefone para dúvidas e reclamações, incluindo uma linha de atendimento telefônico.

No que diz respeito aos programas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), projetos socioculturais e esportivos, e ações de sustentabilidade, o relacionamento ocorre através do site ou diretamente com a área responsável da empresa. Durante a fase operacional, a TAESA mantém canais de comunicação ativos, como o Programa de Educação Ambiental (PEA) e o Programa de Comunicação Social (PCS), desenvolvidos ao longo das concessões. Essas iniciativas visam promover um diálogo transparente e construtivo com as partes interessadas, contribuindo para uma relação de confiança e cooperação.

Desenvolvimento Local

A TAESA reconhece que o sucesso do negócio vai além dos indicadores econômicos e operacionais, priorizando o desenvolvimento econômico integrado com qualidade de vida, saúde e justiça social. Para alcançar esse objetivo, é promovido um ambiente equitativo, onde todos possam desfrutar de um nível de bem-estar elevado, incluindo aumento da renda real, melhorias na saúde e na educação, distribuição justa de recursos e garantia de liberdades básicas. Essa abordagem está alinhada aos Tópicos Materiais Ética, Transparência, Integridade Corporativa e Relacionamento com as Comunidades Locais.

Para fortalecer a relação com as partes interessadas, são realizados diagnósticos abrangentes das questões socioambientais, buscando engajar e consultar os stakeholders para identificar oportunidades e possíveis impactos. Essa prática é integrada aos processos de licenciamento ambiental, análise de viabilidade e operação de projetos.

Durante a etapa de implantação do empreendimento, há uma preocupação com todo o contexto que uma nova instalação poderá causar nas comunidades atingidas, desde expectativas acerca de geração de emprego e renda, até como será o convívio com as novas estruturas. São executadas ações visando o menor impacto no meio ambiente, como otimização de traçados para evitar interferência em áreas sensíveis. Aqui, os Programas socioambientais visam levar informação de qualidade sobre as obras e demais programas que ocorrerão durante esta fase.

Já na etapa de operação dos empreendimentos, as equipes técnicas realizam inspeções regulares nas linhas e estruturas das concessões, mantendo contato próximo com as partes interessadas do entorno para identificar demandas e garantir um convívio seguro com as instalações. Executamos programas como o Programa de Educação Ambiental (PEA) e Programa de Comunicação Social (PCS), onde ações específicas, como treinamento de combate à pequenos focos de incêndio e preservação ao meio ambiente são desenvolvidos.

Entre as ações de relacionamento da companhia, destaca-se também a dedicação aos projetos de responsabilidade social, incluindo iniciativas culturais, esportivas e de saúde. São priorizadas parcerias com instituições locais para o desenvolvimento da mão de obra e fornecedores regionais. Regularmente é avaliado o nível de satisfação das comunidades próximas por meio de enquetes de opinião, garantindo que as ações da TAESA estejam alinhadas com suas necessidades e expectativas.

 Projetos de Responsabilidade Social

A TAESA otimiza da melhor maneira a aplicação dos recursos destinados a Projetos de Responsabilidade Social, enfocando iniciativas sustentáveis que promovam a cidadania, inclusão e desenvolvimento social. A realização de projetos educacionais e culturais nas comunidades próximas às suas operações não apenas agrega valor aos acionistas e funcionários, mas também fortalece a sociedade como um todo.

Os projetos mencionados a seguir foram apoiados em 2023 via Leis de Incentivos Fiscais

 Fornecedores

A TAESA está constantemente fortalecendo suas relações e interações com as partes interessadas. As áreas de Engenharia e SMS&S colaboram em processos de cooperação técnica para validar a capacidade dos fornecedores e garantir a segurança dos serviços e materiais adquiridos. Essa abordagem visa mitigar possíveis riscos durante a execução de seus projetos.

A norma de Aquisição de Materiais e Serviços da TAESA estabelece diretrizes para a aquisição de materiais e serviços, com os seguintes objetivos:

– Promover transparência, isonomia, controle e conformidade no processo;

– Otimizar o processo de aquisição, buscando o melhor equilíbrio entre custo, qualidade e tempo;

– Assegurar a qualidade da base de fornecedores conforme os regulamentos dos órgãos competentes.

O processo de compras da TAESA envolve informações sensíveis dos fornecedores, como preço e soluções técnicas, podendo ser centralizado ou descentralizado, com a participação de colaboradores de diversas áreas. É fundamental que todos os envolvidos adiram ao Código de Ética e Compliance, além de outras políticas da empresa, atuando com transparência, isonomia e responsabilidade no tratamento das informações.

A TAESA realiza auditorias nos principais contratos para analisar aspectos relacionados às boas práticas de compliance, além de fiscalizações realizadas por técnicos de SMS&S e ambientais em campo.

Como a segurança é um valor fundamental para a TAESA, durante o processo de contratação, o tema pode ser utilizado como critério de desempate entre as propostas apresentadas. Além disso, a TAESA enfatiza a importância do respeito aos Direitos Humanos por parte de seus fornecedores, não tolerando qualquer forma de exploração de trabalho adulto ou infantil. Este aspecto recebe especial atenção durante o processo de contratação.

Para garantir o cumprimento dos requisitos contratuais, a TAESA conta com o suporte de empresas terceirizadas especializadas na certificação de fornecedores. Após a abertura do processo de cotação, essas empresas realizam uma análise abrangente das questões trabalhistas, previdenciárias, fiscais e sociais dos participantes, gerando uma nota de risco. Aspectos como o uso de mão de obra forçada ou obrigatória também são levados em consideração pela consultoria. Além disso, a área do Compliance realiza o background check para análise dos fornecedores.

O compromisso com a ética e o compliance está firmemente estabelecido no Código de Ética da TAESA. Como signatária do Pacto Global das Nações Unidas, a empresa inclui uma cláusula nos contratos em que o contratado se compromete a respeitar os Direitos Humanos e a não utilizar mão de obra infantil ou escrava. Além disso, a contratada tem a obrigação contratual de fornecer condições adequadas para seus funcionários, incluindo alojamentos, banheiros químicos, ambulâncias e outros recursos necessários.

Saiba mais: