CADASTRE-SE

Relações com Investidores

A TAESA, por meio de seus ativos, está inserida no território nacional (urbano e rural) em diversos biomas e com diferentes contextos ambientais e de recursos naturais. Assim como definido pelo conceito de desenvolvimento sustentável¹, buscamos o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades, ou seja, utilizar recursos naturais de forma otimizada, minimizando impactos na implantação de novos projetos e/ou manutenção de ativos, instalações e operação das concessões, promovendo o desenvolvimento e o valor compartilhado.

Gestão de Pessoas

Em 2022, como parte do processo de implementação do SGIT, a TAESA substituiu a Política de Recursos Humanos por um conjunto de normas de Gestão de Pessoas, aplicado a todos os profissionais que atuam na Companhia. Tais normativas orientam as condutas de Recrutamento, Seleção e Admissão, Administração de Pessoal, Relações Trabalhistas e Sindicais, Engajamento, Benefícios, Remuneração, Reconhecimento e Meritocracia, Clima, Desenvolvimento, Performance e Sucessão, e Transição e Desligamentos dos profissionais da TAESA e das demais controladas.

O processo de desenvolvimento dos colaboradores deve ser compreendido como uma estratégia de negócios e como parte integrante do seu modelo de gestão. Todo investimento em torno desse tema tem como função estratégica assegurar, no presente e no futuro, a disponibilidade das competências requeridas para prover a liderança dos negócios. Por meio do investimento contínuo no crescimento e desenvolvimento dos colaboradores, eles estarão preparados para criar e oferecer os melhores resultados.

A Companhia assegura a todos os seus empregados, de forma ética e transparente, igualdade de chances, respeito à diversidade, possibilidade de desenvolvimento de uma carreira sólida, remuneração compatível com o mercado e benefícios atraentes em um ambiente motivador e desafiador. Atua como facilitadora do fluxo de informações, promovendo a comunicação objetiva e direta, de mão dupla, respeitosa e transparente.

Perfil dos profissionais em 31/12/2022

755

empregados*


611

homens


144

mulheres


Faixa etária

755

empregados*


611

homens


144

mulheres


Faixa etária

*Em 31/12/2019, esse número correspondia a 594 funcionários, 31/12/2022 eram 678 funcionários. Para informações detalhadas sobre o perfil dos profissionais, favor consultar os Anexos, neste link.

 

Em cumprimento à Lei de Igualdade Salarial – nº 14.611 e ao Decreto nº 11.795/2023, que dispõem acerca da igualdade salarial e dos critérios remuneratórios entre homens e mulheres no ambiente de trabalho, bem como reforçando a transparência dessas informações aos nossos stakeholders, disponibilizamos o Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Tais dados foram obtidos por meio do e-Social e da Declaração de Igualdade Salarial preenchida no Portal Emprega Brasil, referente ao ano de 2022 para a matriz. Acesse of relatório neste link.

Atração e retenção de talentos

Na TAESA, o maior patrimônio é o ser humano, por isso investe em segurança e desenvolvimento constantes. As pessoas são elementos impulsionadores da Organização, indispensáveis à sua constante renovação em um ambiente de mudanças e desafios.

A Companhia busca os melhores profissionais do mercado, apaixonados pelo que fazem e identificados com os seus Valores, com a sua cultura e possam contribuir de maneira satisfatória, em conformidade com as competências organizacionais.

A área de Gente é a responsável pela condução dos processos seletivos realizados em consonância com A Política de Recrutamento e Seleção, incluindo a aplicação de instrumentos, ferramentas e metodologias (como Recruiting Management da SAP-ERP) análise de perfil e testes predeterminados. O processo se inicia pelo Recrutamento Interno, que visa disponibilizar as oportunidades aos seus funcionários antes de buscar novos profissionais no mercado. Essa prática promove reais oportunidades de crescimento e desenvolvimento, propicia expectativa de futuro profissional, retém talentos e valoriza o capital humano.

Para medir a eficiência e eficácia das estratégias adotadas, é realizada uma avaliação pelo gestor do contrato após 60 dias da admissão do colaborador, a fim de mensurar seu desempenho e sua efetivação ao final do período de experiência previsto em lei. Após a contratação, todo novo profissional terá seu desempenho avaliado anualmente pelas competências organizacionais, informadas na admissão de cada um.

Os candidatos podem acessar as oportunidades e cadastrar o seu currículo nesta página.

 

 Capacitação

A metodologia de capacitação da TAESA visa promover e prover ações e estratégias de aprendizagem que possibilitem aos colaboradores a aquisição e o aprimoramento de competências, habilidades e conhecimentos que contribuam para o seu desenvolvimento profissional. Reflete a valorização do indivíduo, sua retenção e responde aos padrões de qualidade e produtividade necessários ao atendimento da Missão, Visão e dos Valores da empresa.

Com o objetivo de ser referência no mercado de transmissão, a Companhia está atenta às melhores referências na área de desenvolvimento organizacional. Parcerias com grandes instituições e consultorias como Amana-Key, Fundação Dom Cabral, Instituto Capacitare e Crescimentum proporcionam um diferencial na qualificação e no desenvolvimento dos profissionais.

Diversas modalidades e formatos de capacitação são oferecidas, com destaque para Treinamentos corporativos relacionados as cinco Competências Organizacionais:

Relacionamento interpessoal;
Autonomia e responsabilização;
Visão do negócio;
Orientação para resultados; e
Competência.

Em 2022, a pauta de treinamentos segue alinhada ao Planejamento Estratégico e às competências TAESA, e agregou tópicos também praticados de modo amplo no mercado, e de assuntos relacionados à Diversidade, entre eles:

  • Atuação em tempos de mudança;
  • Comunicação eficaz e influente;
  • Colaboração e relações de confiança

Outro foco importante é o Programa de Desenvolvimento de Sucessores (PDSque escolhe anualmente um público-alvo, indicado pelos gestores, para trabalhar competências de liderança e desenvolver habilidades por meio do autoconhecimento e de capacitação, em parceria com uma instituição renomada. A escolha dos participantes é realizada por indicação, pelo potencial e nível de prontidão para a sucessão, bem como o desempenho do colaborador no mais recente Ciclo de Avaliação Anual de Desempenho (AvD). O programa ocorre ao longo de um ano e é composto de quatro módulos

 Diversidade e inclusão

Idealizado ao longo de 2020, o Programa de Diversidade e Inclusão teve sua implantação intensificada em 2021, pautado nos princípios éticos da Empresa. Os objetivos centrais do Programa são o respeito e valorização das diferenças, sejam elas culturais, sociais, religiosas, étnicas etc.

A combinação de diferentes perspectivas colabora para a resolução de problemas, promove a inovação, aumenta o engajamento e contribui para a sustentabilidade e para a sociedade como um todo.

O Programa é calcado em cinco pilares: gênero, empoderamento feminino, 50+, PcD e Racismo em que foram desenvolvidas 18 ações, desdobradas em 94 atividades, com foco na inclusão e diversidade alinhas aos pilares estabelecidos.

Como alguns destaques houveram a aprovação e m 2021 da Política de Diversidade e Inclusão, a qual aplica-se a todos os empregados da TAESA e demais coligadas com 100% do capital social; a adesão ao Pacto ONU Mulher, a criação do Comitê da Diversidade, formado por colaboradores e representantes de diversas classes que trabalham para criar um ambiente diverso e inclusivo dentro da empresa; o lançamento da Cartilha de Diversidade que busca informar e educar sobre conceitos  LGBTQIA+, assim como o lançamento de um e-book sobre os pilares da diversidade .

Em 2022, foi publicado e distribuído aos colaboradores o livro “A Diversidade pela TAESA” no qual Companhia apresentada dados relacionados a violência contra minorias ou grupos vulneráveis e promove a conscientização dos profissionais por meio da Educação, instruindo sobre sexualidade e identidade de gênero, sobre a importância do empoderamento feminino, a respeito de raças e etnias, etarismo e sobre importância da inclusão da pessoa com deficiência (PcD).

Saúde e Segurança

A TAESA, na realização das suas atividades de implantação, operação e manutenção dos ativos de transmissão de energia elétrica, considera a gestão de Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Sustentabilidade(SMS&S) um valor a ser cultivado e mantido como parte de sua cultura. Atua de forma preventiva para proteger e preservar colaboradores, fornecedores, terceiros, visitantes e partes interessadas, mantendo ambientes de trabalho seguros e saudáveis,. Como parte da implementação do SGIT, a TAESA revisou as normativas internas existentes que estabelecem diretrizes gerais a serem observadas por todos os empregados, gestores, Alta Direção e prestadores de serviço da Companhia. Tal organização da documentação foi adotada para cumprimento de requisitos legais, por serem consideradas boas práticas de gestão, e em atendimento a outros compromissos firmados pela TAESA, como o Pacto Global e certificados da norma ISO 45001.

O objetivo é realizar uma gestão responsável dos recursos (humanos e naturais), buscando potencializar os impactos positivos, minimizar os impactos negativos e riscos decorrentes das nossas atividades, para contribuir com o desenvolvimento sustentável das partes interessadas internas e externas nos locais de atuação, por meio da integração de requisitos de meio ambiente, saúde e segurança.

O tema : Saúde, segurança e qualidade de vida é um dos tópicos materiais, e o aprimoramento da nossa gestão, e desempenho foram desdobrados no Programa Segurança 100%

Programa Segurança 100%

Com o intuito de fortalecer a cultura de segurança na prática, dando mais voz e participação a todos os empregados, a TAESA implementou em 2021 o Programa Segurança 100%. Considerado um tema estratégico, o programa é um conjunto de projetos, ações e iniciativas que visam à melhoria do desempenho de segurança na Companhia.

As premissas do Programa Segurança 100%:

  • segurança como valor para a TAESA como empresa e para cada um de seus funcionários;
  • engajamento dos times próprios e contratados;
  • equalização das diversas culturas de segurança das empresas contratadas;
  • monitoramento dos processos com análise crítica dos resultados;
  • identificação e implementação de ações de melhoria.

Entre os objetivos do Programa Segurança 100% estão o alcance de zero acidentes, melhoria do desempenho na gestão dos empreendimentos e adesão de réguas setoriais e referenciais para reporte e relatos consolidados de ESG.

Uma das iniciativas relevantes de 2022 foi o lançamento, em junho de 2022, do PodCast Segurança 100%. Publicados quinzenalmente em plataformas de streaming, como Spotify, os episódios têm cerca de 20 minutos de duração nos quais colaboradores da TAESA abordam temas relativos à segurança em suas atividades. Seis episódios já estão disponíveis ao público.

O Sistema de Gestão é composto pelas políticas do SGIT por programas relacionados ao tema. Tais documentos estabelecem objetivos e metas a serem cumpridos; riscos e impactos; planos de ação; critérios; indicadores de desempenho e processos de gestão, avaliação, monitoramento e revisão. Aplicado a toda a Companhia, abrange colaboradores, terceirizados e parceiros submetidos às diretrizes da Empresa, aprimorando a condução das tarefas.

Com a finalidade de buscar a melhoria contínua dos serviços e do desempenho da TAESA, o Sistema deve prover soluções para a alocação de recursos, atribuição de responsabilidades e avaliação das práticas, dos procedimentos e processos estabelecidos. É um processo planejado, participativo e transversal, que atinge diversas áreas da Empresa; focado em assegurar  o atendimento aos requisitos legais relacionados ao desempenho das operações da Companhia promovendo a dinâmica necessária para melhoria do desempenho da organização.

As normativas internas existentes foram atribuídas em nível diretivo e estabelecem diretrizes gerais a serem observadas por todos os empregados, gestores, Alta Direção e prestadores de serviço, conforme apresentado a seguir:

  • É estabelecido, implementado e mantido o processo para a identificação contínua de perigos, avaliação de riscos e determinação dos controles necessários nas atividades e instalações da Companhia. A aplicação e o alcance desse procedimento estendem-se a todas as unidades relacionadas à operação e manutenção de ativos de transmissão e demais departamentos relacionados ao negócio.
  • Os empregados são treinados em identificar perigos e reconhecer riscos e, interpretando as análises preliminares podem contribuir para o seu aprimoramento, assim como identificar as possíveis condições impeditivas à realização dos serviços.
  • O processo de gestão de regras de ouro de segurança norteiam as atitudes e os comportamentos relacionados à segurança, à saúde e ao bem-estar de cada empregado ou prestador de serviço. O documento descreve o exercício, em última instância, do direito de se recusar ou paralisar a realização de tarefas quando forem identificadas ações de controle de risco incompletas ou inexistentes e perigo à segurança, ao meio ambiente e à saúde de pessoas e instalações.
  • Todos os eventos que acarretem incidentes, acidentes ou não conformidades devem ser devidamente comunicados e investigados conforme impacto e abrangência. Registro, tratamento, responsabilidades, análise de causa, determinação de ações corretivas, verificação da implementação das ações e da avaliação da eficácia seguem o estabelecido em Procedimento de Análise de Ocorrências e tratamento de não conformidades em SMS&S.
  • A gestão do Programa de Controle Médico Saúde Ocupacional (PCMSO) estabelece a sistemática para a elaboração do programa, e gerencia os exames ocupacionais dos empregados. Aplica-se esse procedimento em todas as unidades relacionadas à operação e manutenção de ativos de transmissão da TAESA e demais departamentos relacionados ao negócio.
  • O processo de participação dos trabalhadores do Sistema de Gestão de SMS&S é realizado por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), além do envolvimento em outras atividades relacionadas. Quando não há Comissão formada, pelo menos um colaborador é designado para a função, em cumprimento à norma NR5.
  • A área de SMS&S utiliza como base para levantamento dos riscos ocupacionais o Grupo Homogêneo de Exposição (GHE). Por meio de uma análise da descrição de cargo dos empregados, são elencados os riscos, exames e treinamentos obrigatórios para cada função e para as atividades relacionadas. Após esse levantamento, o empregado é enquadrado em um determinado GHE. A partir dessa análise, é realizado o acompanhamento dos treinamentos e exames de cada colaborador, observando as periodicidades de reciclagem estabelecidas por norma ou diretriz interna da matriz de treinamentos.
  • Para a prevenção e mitigação de impactos na segurança e na saúde ocupacional, aplica-se uma metodologia da Matriz de Identificação de Perigos, Avaliação de Riscos e Determinação de Medidas de Controle. São observadas as seguintes etapas: considerar o método definido para elencar as atividades a serem analisadas; identificar perigos de todas as atividades elencadas; avaliar os riscos conforme método definido (risco puro); definir as medidas de controle adequadas à criticidade dos riscos avaliados; implementar as medidas de controle definidas; avaliar a eficácia das medidas implementadas; reavaliar os riscos considerando as medidas de controle; concluir o processo de identificação de perigos e avaliação de riscos no formato de matriz; aprovar a matriz junto aos responsáveis pelas atividades; e conscientizar os empregados conforme matriz de perigos e riscos aprovada. Com o objetivo de assegurar a conformidade da aplicação do método, todas as áreas devem considerar a Matriz de Responsabilidades (RACI) associada a esse procedimento.
  • A totalidade dos colaboradores da TAESA está sob a gestão SMS&S para os controles de Saúde e Segurança. Em relação aos terceirizados, é realizada a gestão documental de todos, com a exigência de treinamento e ambientação compatíveis com as atividades que irão desenvolver na instalação, de acordo com os riscos identificados para tal. Os riscos ambientais são identificados e gerenciados com base no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), na Análise Preliminar de Risco (APR), no PCMSO e na matriz de perigos e riscos. As metodologias utilizadas são definidas pelas Normas Regulamentadoras (NRs).
  • A Política do SGIT é divulgada internamente para todos os colaboradores, em comunicações por e-mail, na intranet e com a utilização de campanhas e recursos específicos. A gestão de Saúde e Segurança tem obtido êxito em decorrência da participação dos trabalhadores, que contribuem no processo de implantação das iniciativas, o que resulta em melhor assertividade nos resultados.

O PPRA e PCMSO são programas normativos, obrigatórios que visam à preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores. Estão interligados e objetivam atuação preventiva no meio ambiente do trabalho.

O PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – é obrigatório para todas as empresas e instituições que admitam trabalhadores como funcionários, com o objetivo de preservar a saúde e integridade física dos trabalhadores, identificando riscos ambientais existentes no trabalho. Inclui um cronograma das ações de melhoria dos ambientes de trabalho, algumas são corretivas e outras para melhoria.

O PCMSO – Programa de Controle Médico de  Saúde Ocupacional – é o programa de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde, de natureza subclínica, visando constatar existência de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde do colaborador, especialmente no âmbito coletivo. É obrigatório para colaboradores e instituições que admitam trabalhadores como funcionários.

Relação com Partes Interessadas

A TAESA, ciente da necessidade de avançar em sua estratégia de sustentabilidade, reforça a importância da identificação e disponibilização de canais de comunicação para incorporar as demandas pertinentes, e comunicar melhor a sua atuação às partes interessadas

Nos tópicos a seguir, estão apresentados os principais stakeholders da TAESA, com o detalhamento das formas de relacionamento praticadas.

A TAESA é controlada pela Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG (CEMIG) e ISA Investimentos e Participações do Brasil S.A. (ISA Investimentos).

A TAESA possui 63,45% de ações negociadas no mercado. Um dos principais objetivos da empresa é maximizar valor para os seus acionistas, garantindo a sustentabilidade do negócio a longo prazo, a prestação de um serviço essencial de alta qualidade e o respeito às regras estabelecidas pelas autoridades regulatórias brasileiras.

O principal canal de comunicação da TAESA é o site (www.taesa.com.br/ri), além do e-mail do departamento de Relações com Investidores (investor.relations@taesa.com.br) e do telefone da equipe de RI (+55 21 2212-6060). Também são realizadas reuniões dos órgãos da Administração (Assembleia Geral de Acionistas) e reunião anual pública com analistas.

O grupo de clientes da TAESA é composto por geradores de energia elétrica, consumidores livres, distribuidoras (e seus clientes cativos) e outras transmissoras, que se conectam ou compartilham suas instalações com a empresa.

Para identificar esse público, é utilizada como base a relação dos usuários disponibilizada mensalmente pelo ONS, além dos Contratos de Compartilhamento (CCI/CCT). O relacionamento orienta-se pela Política de Qualidade e pelo Código de Conduta Ética e Compliance.

As formas de comunicação, em geral, são estabelecidas diretamente entre as partes, por meio de contatos técnicos, troca de e-mails, reuniões, encontros em eventos setoriais, participação em associações de classe e sempre que há algum tema técnico a ser resolvido de comum acordo.

A TAESA conta com mais de 1300 fornecedores, com perfil de fabricantes de equipamentos elétricos de grande porte, empresas de engenharia, consultoria ambiental e de auditoria, fornecedores de materiais de escritório, reservas de passagens e estadias, veículos, fretes e seguros, entre outros.

O relacionamento com os fornecedores é constante, principalmente nas contratações inerentes a leilões, reforços, melhorias e demais operações do dia a dia.

A TAESA estabelece rígidos padrões de cadastramento e contratação de fornecedores, de forma a tornar tais processos transparentes e auditáveis. Foram desenvolvidos padrões de perfis de cadastramento de fornecedores, de concorrências e de julgamento de propostas. A base de apoio à área de suprimentos da Companhia é a ferramenta SAP e o parceiro SERTRAS, empresa especialista terceirizada que tem como escopo a certificação dos fornecedores que pode ser acessada pelo link a seguir.

O relacionamento com todos os colaboradores é pautado pela Política de Recursos Humanos e pelo Código de Conduta Ética e Compliance, além do atendimento à legislação trabalhista.

Por meio de acordo coletivo de trabalho com os sindicatos associados à empresa (Sintraindistal, Sinergia e Steet), que cobre 100% dos colaboradores, estão contemplados temas como reajuste salarial, banco de horas, PLR e pacote de benefícios. A vigência do acordo, iniciado em 01/07/2019, após renovação, estende-se até o ano de 2023.

Os principais canais de comunicação e relacionamento com os colaboradores incluem: WhatsApp corporativo, e-mails, intranet, mural eletrônico, reuniões de equipe e com a Diretoria, comemoração dos aniversariantes do mês, informativos personalizados das áreas, divulgação das políticas corporativas, avaliação anual de desempenho etc.Os questionamentos enviados pelas equipes incluem temas como: ponto eletrônico, férias, comprovante de remuneração e pacote de benefícios.

Com os sindicatos, a comunicação é realizada por e-mail, publicações no site e correspondência. A temática principal são os acordos coletivos.

Para contato com órgãos públicos relacionados à Secretaria do Trabalho, ligada ao Ministério da Economia, à Receita Federal e à Previdência Social, é utilizada a comunicação via eSocial, ECAC, sites da Previdência Social e da Caixa Econômica Federal, correspondências e e-mail. O objetivo principal do relacionamento é o envio das obrigações trabalhistas e tributárias e o recolhimento de impostos e cumprimento das cotas legais.

A TAESA entende o papel da imprensa como um dos vínculos entre a Companhia e a sociedade e como meio de acesso a informações criteriosas. Como cada acionamento/comunicação demanda informações específicas, elas são levantadas pelo setor de Comunicação junto às áreas responsáveis, visando total assertividade nas respostas concedidas aos veículos de comunicação.

A TAESA monitora as informações veiculadas na imprensa que tratam sobre a Companhia e seus ativos e atende às solicitações feitas pelos órgãos de comunicação mediante solicitação.

O site da TAESA disponibiliza uma área específica com os canais de contato telefônico e de e-mail da Assessoria de Imprensa, com o objetivo de facilitar a busca por informação.

Os órgãos públicos com os quais a TAESA se relaciona com mais frequência são: a ANEEL, o Ministério de Minas e Energia (MME), o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), órgãos ambientais estaduais e municipais, o ONS, entre outros.

São considerados como partes interessadas todos aqueles que têm o poder de fiscalizar o serviço de transmissão de energia elétrica de uma maneira geral, com competência para emitir procedimentos, resoluções, normas ou leis regulatórias e elaborar políticas públicas para o setor de energia elétrica.

O relacionamento com esses órgãos públicos ocorre de forma distinta, por variados meios:

  • Com a ANEEL: envio de informações e correspondências referentes às resoluções emitidas e às informações corporativas de caráter contábil; solicitações de anuência em processos empresariais específicos; participação em reuniões e audiências públicas promovidas pela Agência; participação em leilões de novas linhas de transmissão.
  • Com o MME: envio e acompanhamento de correspondências; reuniões, quando o tema assim o requer.
  • Com órgãos ambientais: atendimento a suas obrigações, referentes a programas ambientais; reuniões técnicas, quando o tema assim o requer; esclarecimentos prestados.
  • Com o ONS: intercâmbio de correspondências e de informações técnicas; reuniões técnicas, quando o tema assim o requer; participação em seu Conselho de Administração.

A relação com as organizações sociais, ambientais e comunidades ocorre desde a prospecção dos empreendimentos de transmissão. Inicialmente, pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) responsável pelos estudos de expansão da Rede Básica, bem como pela TAESA em seus estudos e avaliações prévios a leilões e aquisições.

No processo de licenciamento, são realizados estudos de avaliação socioambiental para identificação de comunidades afetadas pelo empreendimento e organizações sociais e ambientais interessadas.

Em relação às temáticas de interesse do público, as principais questões relacionam-se ao convívio seguro com a linha, usos permitidos na faixa de servidão, impactos e compensações ambientais, bem como parcerias e apoio para projetos socioambientais. A Política de Partes Relacionadas da empresa é orientada pelo seu Código de Conduta Ética e Compliance, pelos contratos de concessão e pela legislação.

O site institucional da TAESA reúne informações sobre os empreendimentos da Companhia. Apresenta ainda uma página específica para contato, com formulário e telefones para dúvidas e reclamações, incluindo uma linha de atendimento, disponível pelo número 0800 701 6682. Com relação aos programas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I), projetos socioculturais e esportivos e sustentabilidade, o relacionamento ocorre pelo site ou diretamente com a área responsável. Em operação, o canal de comunicação é mantido por meio de iniciativas como Programa de Educação Ambiental e Programa de Comunicação Social, desenvolvidos ao longo das concessões anualmente.

Desenvolvimento Local

A Companhia entende que a longevidade do negócio e seu sucesso organizacional vão além do desempenho e excelência econômico-operacional, que as pessoas (colaboradores e partes interessadas) são nosso maior ativo, por isso compartilhamos valor na busca pelo desenvolvimento econômico integrado com alta qualidade de vida, saúde e prosperidade com justiça social, ou seja, promovendo um nível de bem-estar com condições socioeconômicas equitativamente distribuídas (aumentos na renda real per capita; melhora  nutricional e na saúde; melhora educacional; distribuição de renda justa; maiores liberdades básicas).Em linha, esse contexto está correlacionado aos Tópicos Materiais Ética, Transparência e integridade corporativa e Relacionamento com comunidades locais.

Para estabelecer esse relacionamento são elaborados diagnósticos de questões socioambientais e partes interessadas. O objetivo é engajar e consultar os stakeholders envolvidos a fim de identificar impactos e oportunidades, além de definir programas e ações para controle e mitigação, como parte do processo de licenciamento ambiental, análise de viabilidade do projeto e da sua operação.

Nas etapas de implantação e operação, a equipe técnica percorre as linhas e estruturas das concessões em suas atividades de rotina e inspeções. Mantém contato periódico com as partes interessadas do entorno, para identificar demandas e atender às áreas críticas e assegurar o convívio seguro com a linha de transmissão e ao que é permitido ou não na Faixa de Servidão

Devido à natureza dos empreendimentos de transmissão, que são lineares e, portanto, de grandes extensões, há iniciativas executadas em todas as concessões, como os Programas de Educação Ambiental (PEA) e de Comunicação Social (PCS), e outras que são realizadas, prioritariamente, nas áreas críticas previamente identificadas, como o Diagnóstico Rápido Participativo (DRPs – de acordo com o estabelecido na Instrução Normativa 002 de 2012, do IBAMA, em 2017) e suas respectivas ações de desdobramento.

Algumas ações de gestão do relacionamento da Companhia com as comunidades, em destaque, são diversos projetos de responsabilidade social (cultural, esporte, saúde), a contratação e parcerias com instituições para desenvolver mão de obra local e fornecedores, e o grau de satisfação da população da área de entorno das linhas de transmissão avaliado por meio de enquete de opinião.

 

 Projetos de Responsabilidade Social

Uma das diretrizes da TAESA é otimizar da melhor maneira possível a aplicação dos recursos destinados a Projetos de Responsabilidade Social. Para fortalecer o relacionamento com a comunidade, em 2022, pela segunda vez, a TAESA abriu um Edital de Seleção de Projetos Aprovados em Leis de Incentivos Fiscais, cujas inscrições ocorreram entre 19 de julho e 23 de agosto. Para participar desse processo seletivo, era necessário que as iniciativas visassem o fomento à cultura, ao esporte, ao desenvolvimento das crianças e dos adolescentes e à proteção dos idosos, considerando para tal o enfoque em desenvolvimento social, educação financeira e educação ambiental.

 

Os projetos mencionados a seguir foram apoiados em 2020 via Leis de Incentivos Fiscais.

 Fornecedores

Com relação aos fornecedores e parceiros, a TAESA busca constantemente a aproximação e interação com as partes. A Companhia disponibiliza as áreas de Engenharia e SMS&S como cooperação técnica à área de Suprimentos para a validação da capacidade de atendimento dos fornecedores e da segurança dos serviços e materiais a serem adquiridos, de modo a mitigar possíveis riscos na implantação de seus projetos.

A Política de Aquisição de Materiais e Serviços tem por finalidade estabelecer as normas e diretrizes para adquirir material/serviço para a TAESA e suas controladas de forma a:

  • Garantir a transparência, isonomia, controle e compliance do processo.
  • Otimizar o processo de atendimento das necessidades de aquisição de material e serviços buscando o melhor equilíbrio entre custo, qualidade e tempo.
  • Assegurar a qualidade da base de fornecedores e conformidade com os órgãos reguladores em todas as tarefas desse processo.

O Processo de Compras e Contratação lida com informações sensíveis dos fornecedores, por essa razão, os envolvidos direta ou indiretamente com o processo devem seguir rigorosamente o Código de Conduta Ética e Compliance e demais políticas da Empresa. Isso inclui atuar com clareza e isonomia com todos os fornecedores, com oportunidades iguais a todos, e ter extremo cuidado com as informações que manipula, evitando vazamentos ou acesso inadequado às informações.

Para garantir o cumprimento dos requisitos contratuais assumidos, a Companhia conta com o apoio de empresa especialista terceirizada que tem como escopo a certificação dos fornecedores. Após a abertura do processo de cotação, essa empresa realiza análise de situação trabalhista, previdenciária, fiscal e social dos participantes, gerando uma nota de risco. O feedback repassado à TAESA e a avaliação do caso são registrados em sistema pelas áreas gestoras de contratos. Aqueles fornecedores que, por motivos legais e técnicos, não atendam aos requisitos, são designados como inativos para novas contratações por certo período, até comprovarem os ajustes necessários.

A atenção na contratação de fornecedores se concentra no respeito dessas empresas aos Direitos Humanos, pois a TAESA não tolera e não apoia qualquer forma de exploração de trabalho adulto ou infantil, trabalho forçado ou compulsório, ou análogo às condições de escravidão.

As gerências de SMS&S e de Gente realizam auditorias nos principais contratos da Companhia, analisando-os sob a ótica de boas práticas de compliance, além de desenvolver fiscalizações em campo, relacionadas às condições das instalações e canteiros de obras dos empreendimentos. Na mobilização das obras, especificamente no ato da incorporação dos empregados, todos passam por processo de ambientação e integração ao posto de trabalho. As condições de trabalho passam por verificação conforme frequência definida em planejamento de inspeções internas. É obrigação contratual da contratada fornecer condições para seus funcionários, tais como alojamentos, banheiro químicos, ambulância etc.

Saiba mais:

André Moreira

Diretor Presidente

O Sr. O Sr. Andre Augusto Telles Moreira é graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá – EFEI MG e pós-graduado em Qualidade pela Universidade Estadual de Campinas (IMECC). Possui MBA pela Universidade AmBev (Brahma) e MBA em Gestão Empresas Públicas e Privadas, pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP. Ao longo de sua trajetória profissional no setor elétrico, desenvolvida nas empresas do grupo Neoenergia, atuou como Diretor Executivo de Operações e Diretor Executivo Comercial e de Comercialização na Elektro Eletricidade e Serviços S.A., entre os anos de 2006 a 2017, como Diretor Presidente na Coelba – Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, em 2017 e, em sua última experiência, como Diretor Executivo de Distribuição na Neoenergia, de 2018 a 2020. Atuou, ainda, como membro do Conselho das distribuidoras Coelba, Celpe, Elektro e Cosern; além de ter ocupado os cargos de membro do Conselho de Administração da Iberdrola Distribuición Eléctrica (Espanha), Avangrid Networks (EUA), Afluente T S.A. e I- de Redes Eléctricas Inteligentes, S.A.

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Rinaldo Pecchio

Diretor Financeiro e de TI

O Sr. Rinaldo Pecchio Jr. é graduado em Economia pela Unicamp e em Ciências Contábeis pela Puccamp e possui MBA em Finanças pela IBMEC. Apresenta mais de 30 anos de carreira, e atua como CFO desde 2004. Iniciou sua trajetória como auditor da Arthur Andersen e desenvolveu sua carreira majoritariamente no setor elétrico, com passagens pelos setores de indústria e agronegócio. Construiu um repertório em FP&A no início de sua carreira e possui sólida experiência em project finance e emissão de dívidas, sendo pioneiro na emissão de debêntures verde do setor de transmissão. Como CFO, passou por empresas como Centro de Tecnologia Canavieira S.A.- CTC, ISA Cteep S.A., Grupo AES Brasil, Tetra Pak Ltda e Elektro.

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Marco Faria

Diretor Técnico

Graduado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG em 1987. Possui MBA em Gestão de Projetos e Pessoas pela FGV. Ao longo de sua trajetória profissional, iniciada na CEMIG em 1978 (geração, transmissão e distribuição de energia elétrica), desempenhou diversas funções. Desde 1988, ocupou cargos gerenciais sendo os últimos como (i) Gerente de Operação e Manutenção da Transmissão, de 1997 a 2008; e (ii) Gestor do Projeto de Integração da Companhia, em 2009. Neste mesmo ano, assumiu a diretoria técnica da TAESA. Em 2017 foi eleito para acumular interinamente os cargos de Diretor Presidente e de Diretor de Desenvolvimento de Negócios da empresa. Atualmente, é diretor em outras empresas participadas do grupo e conselheiro do Operador Nacional do Sistema Elétrico e da Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica

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Fábio Fernandes

Diretor de Negócios e Gestçao de Participações

Graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade Cândido Mendes, possui Mestrado em Economia Empresarial pela mesma instituição e MBA em Finanças Corporativas pela IBMEC, e 30 anos de experiência profissional em diversos setores da área financeira, como planejamento financeiro, tesouraria, avaliação econômico-financeira, project finance, M&A e operações de mercado de capitais. Atualmente é responsável pela prospecção e avaliação de novos negócios da Companhia, já tendo atuado em diversas áreas da Companhia desde 2007.

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Luis Alves

Diretor de Implantação

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com Pós-Graduação em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Unicamp e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Possui mais de 25 anos de experiência na área de energia, com foco em operação, manutenção e expansão e com atuação em grandes empresas no setor de energia elétrica.

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Mansueto Almeida

Economista Chefe do BTG Portal

Nosso convidado especial

Mansueto Almeida é bacharel em ciências econômicas pela Universidade Federal do Ceará e mestre em economia pela Universidade de São Paulo. Assumiu diversos cargos em Brasília, entre os quais, coordenador geral de política monetária do Ministério da Fazenda, em 1996, pesquisador no IPEA e assessor econômico da comissão de desenvolvimento regional e de turismo no Senado Federal. Em 2016, foi nomeado secretário de Acompanhamento Econômico e de Concorrência do Ministério da Fazenda e, em abril de 2018, passou a ser Secretário do Tesouro Nacional onde permaneceu até julho de 2020. Em 2014 e 2015, o economista atuou como consultor no setor privado. Hoje o seu cargo é Economista-chefe do BTG Pactual.

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Mansueto Almeida

Chief Economist at BTG Pactual

Especial Guest

Mansueto Almeida has a bachelor's degree in economics from the Federal University of Ceará and a master's degree in economics from the University of São Paulo. He took on several positions in Brasília, including general coordinator of monetary policy at the national Ministry of Finance, in 1996, researcher at IPEA and economic advisor to the regional development and tourism committee in the Federal Senate. In 2016, he was appointed Secretary of Economic Monitoring and Competition at the Ministry of Finance and, in April 2018, he became Secretary of the National Treasury, where he remained until July 2020. In 2014 and 2015, Mansueto worked as a consultant in the private sector. Today he holds the position of Chief Economist at BTG Pactual.

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Mansueto Almeida

Economista Jefe de BTG Portal

Invitado Especial

Mansueto Almeida tiene una licenciatura en ciencias económicas de la Universidad Federal de Ceará y una maestría en economía de la Universidad de São Paulo. Asumió varios cargos en Brasilia, incluido el de coordinador general de política monetaria del Ministerio de Hacienda, en 1996, investigador del IPEA y asesor económico de la comisión de desarrollo regional y turismo del Senado Federal. En 2016, fue designado Secretario de Seguimiento Económico y Competencia del Ministerio de Hacienda y, en abril de 2018, asumió como Secretario del Tesoro Nacional, donde permaneció hasta julio de 2020. En 2014 y 2015, el economista se desempeñó como consultor en el sector privado. Hoy ocupa el cargo de Economista Jefe de BTG Pactual.

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André Moreira

Diretor Presidente

Mr. Andre Augusto Telles Moreira has a degree in Electrical Engineering from Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI MG) and a postgraduate degree in Quality from Universidade Estadual de Campinas (IMECC). He holds an MBA from AmBev University (Brahma) and an MBA in Public and Private Business Management from Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Graduated in Business Management Leadership – ESADE (Spain), Global Leadership – IMD (Switzerland), Sustainable Business Strategies Course – MIT (USA), Management Board Memberr Course – IBGC and Change Management in Complex Environments – MIT (USA). Throughout his professional career in the electric sector, developed in the Neoenergia Group’s companies, he served as Chief Operating Officer and Chief Commercial and Trading Officer of Elektro Eletricidade e Serviços S.A from 2006 to 2017; as Chief Executive Officer at Coelba – Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, in 2017 and, in his last experience, as Executive Director of Distribution at Neoenergia, from 2018 to 2020. He also served as a Board member of distributors Coelba, Celpe, Elektro and Cosern; in addition to being a member of the Board of Directors of Iberdrola Distribuición Eléctrica (Spain), Avangrid Networks (USA), Afluente T S.A. and I- de Redes Eléctricas Inteligentes, S.A. He currently holds the positions of Chief Executive Officer and Chief Investor Relations Officer and Chief Legal and Regulatory Officer at the Company. The administrator above declares that in the last 5 years he has not had any criminal conviction; any conviction in any CVM administrative proceedings and penalties applied; and/or any final and unappealable conviction, in the judicial or administrative sphere, that had the effect of suspension or disqualification for the practice of any professional or commercial activity.

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Rinaldo Pecchio

Diretor Financeiro e de TI

Mr. Rinaldo Pecchio Jr. holds a degree in Economics from Unicamp, in Accounting from Puccamp and an MBA in Finance from IBMEC. He has a career spanning more than 30 years, acting in a CFO capacity since 2004. He began his career as an auditor at Arthur Andersen and developed his career mainly in the electric power sector, also working in the industrial and agribusiness sectors. He built a repertoire in FP&A early in his career and has solid experience in project finance and debt issuance, pioneering the issuance of green bonds in the transmission segment. As CFO, he worked for companies such as Centro de Tecnologia Canavieira S.A.- CTC, ISA Cteep S.A., Grupo AES Brasil, Tetra Pak Ltda and Elektro.

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Marco Faria

Diretor Técnico

He has a degree in Electrical Engineering from the Pontifical Catholic University of Minas Gerais – PUC / MG in 1987. He holds an MBA in Project Management and People FGV. Throughout his professional career, initiated in CEMIG in 1978 (generation, transmission and distribution of electric energy), he performed several functions. Since 1988, he has held managerial positions, the last being (i) Transmission Operation and Maintenance Manager, from 1997 to 2008; and (ii) Manager of the Company’s Integration Project, in 2009. In the same year, he assumed the technical management of TAESA. In 2017 he was elected to temporarily accumulate the positions of Chief Executive Officer and Business Development Director of the company. He is currently director of other companies in the group and adviser to the Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) and the Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica.

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Fábio Fernandes

Diretor de Negócios e Gestçao de Participações

He holds a degree in Economic Sciences from Faculdade Cândido Mendes, a Master’s in Business Economics from the same institution and an MBA in Corporate Finance from IBMEC, accumulating 30 years of professional experience in several industries in the financial area, such as financial planning, treasury, economic and financial valuation, project finance, M&A and capital market operations. Currently he is responsible for prospecting and assessing the Company’s new businesses, having already worked in several areas of the Company since 2007.

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Luis Alves

Diretor de Implantação

He holds a degree in Electrical Engineering from Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, with a Postgraduate Degree in Energy Systems Planning from Unicamp, and an MBA in Business Management from Fundação Getúlio Vargas (FGV). He has more than 25 years of professional experience in the energy sector, focused on operation, maintenance and expansion, and has held positionsin large companiesin the electrical energy sector.

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André Moreira

Diretor Presidente

El Sr. Andre Augusto Telles Moreira es licenciado en Ingeniería Eléctrica por la Escuela Federal de Ingeniería de Itajubá (EFEI-MG) y posgrado en Calidad por la Universidad Estadual de Campinas (IMECC). Tiene un MBA de la Universidad AmBev (Brahma) y un MBA en Gestión de Empresas Públicas y Privadas por la Fundación Armando Alvares Penteado (FAAP). Tiene formación en Liderazgo en Gestión de Negocios – ESADE (España), Liderazgo Global – IMD (Suiza), Curso de Estrategias de Negocios Sostenibles – MIT (EUA), Curso de Consejero de Administración – IBGC y Gestión del Cambio en Entornos Complejos – MIT (EUA). A lo largo de su trayectoria profesional en el sector eléctrico, desarrollada en las empresas del grupo Neoenergia, se desempeñó como Director Ejecutivo de Operaciones y Director Ejecutivo Comercial y de Comercialización en Elektro Eletricidade e Serviços S.A., de 2006 a 2017; como Director Presidente en Coelba – Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, en 2017 y, en su última experiencia, como Director Ejecutivo de Distribución en Neoenergia, de 2018 a 2020. También se desempeñó como miembro del Consejo de las distribuidoras Coelba, Celpe, Elektro y Cosern; además de haber ocupado los cargos de miembro del Consejo de Administración de Iberdrola Distribución Eléctrica (España), Avangrid Networks (EUA), Afluente T S.A. e I- de Redes Eléctricas Inteligentes, S.A. Actualmente ocupa los cargos de Director Presidente y de Relación con Inversionistas y de Director Jurídico y Regulatorio en la Compañía. El administrador mencionado declara que en los últimos 5 años no ha sufrido ninguna condena penal; ninguna condena en proceso administrativo de la CVM ni las penas aplicadas; ni ninguna condena de sentencia definitiva, en la esfera judicial o administrativa, que haya tenido como efecto la suspensión o la inhabilitación para la práctica de cualquier actividad profesional o comercial.

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Rinaldo Pecchio

Diretor Financeiro e de TI

El Sr. Rinaldo Pecchio Jr. es licenciado en Economía por la Unicamp y en Ciencias Contables por la Puccamp, y cuenta con MBA en Finanzas por la IBEMEC. Tiene una carrera de más de 30 años y es CFO desde 2004. Inició su carrera como auditor en Arthur Andersen y desarrolló su carrera principalmente en el sector eléctrico, con pasajes en los sectores de industria y agronegocios. Desarrolló un repertorio en FP&A al principio de su carrera y tiene una sólida experiencia en financiamiento de proyectos y emisión de deuda, siendo pionero en la emisión de bonos verdes en el sector de transmisión. Como CFO, trabajó para empresas como Centro de Tecnología Canavieira S.A.- CTC, ISA Cteep S.A., Grupo AES Brasil, Tetra Pak Ltda y Elektro.

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Marco Faria

Diretor Técnico

Graduado en Ingeniería Eléctrica por la Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG en 1987. Posee un MBA en Gestión de Proyectos y Personas por la FGV. A lo largo de su carrera profesional, iniciado en CEMIG en 1978 (generación, transmisión y distribución de energía eléctrica), realizó varias funciones. Desde 1988, ha ocupado cargos gerenciales, el último de los cuales fue (i) Gerente de Operación y Mantenimiento de Transmisión, desde 1997 hasta 2008; y (ii) Gerente del Proyecto de Integración de la Compañía, en 2009. En el mismo año, asumió la gestión técnica de TAESA. En 2017, fue elegido para acumular temporalmente los cargos de Director Ejecutivo y Director de Desarrollo de Negocios de la compañía. Actualmente es director de otras compañías del grupo y asesor del Operador Nacional del Sistema Eléctrico y de la Asociación Brasileña de Empresas de Transmisión de Energía Eléctrica.

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Fábio Fernandes

Diretor de Negócios e Gestçao de Participações

Es licenciado en Ciencias Económicas por la Facultad Cândido Mendes, Máster en Economía Empresarial por la misma institución y con MBA en Finanzas Corporativas por IBMEC, y 30 años de experiencia profesional en diversos sectores del área financiero, como planificación financiera, tesorería, evaluación económico-financiera, project finance, M&A y operaciones de mercado de capitales. Actualmente es responsable de la prospección y evaluación de los nuevos negocios de la Compañía, y ya ha trabajado en diversas áreas de la Compañía desde 2007.

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Luis Alves

Diretor de Implantação

Es ingeniero eléctrico por la Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, con un Postgrado en Planificación de Sistemas Energéticos por la Unicamp y un MBA en Gestión empresarial por la Fundação Getúlio Vargas (FGV). Cuenta con más de 25 años de experiencia en el area de energía, con enfoque en operación, mantenimiento y expansión y con desempeño en grandes empresas del sector eléctrico.

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