CADASTRE-SE

Relações com Investidores

A sustentabilidade é um dos pilares estratégicos da TAESA, integrando-se às decisões de negócios e orientando a Companhia na busca por crescimento sustentável, com disciplina financeira e eficiência operacional. Nosso compromisso é gerar valor compartilhado com a sociedade, promovendo a melhoria da qualidade de vida da população, sempre respeitando o meio ambiente e considerando as necessidades das futuras gerações.

Desde 2019, adotamos as melhores práticas de mercado em sustentabilidade (ESG), com o objetivo de nos tornarmos referência no setor de Transmissão de Energia Elétrica no Brasil. Como parte desse compromisso, somos signatários do Pacto Global, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Além disso, aderimos ao Movimento +Mulher 360, aos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU Mulheres, ao Movimento Raça é Prioridade e ao Movimento Transparência 100%, reforçando nosso engajamento com a diversidade, inclusão e ética corporativa.

Entendemos que a longevidade e o sucesso organizacional vão além do desempenho econômico-operacional. Estratégias e ações que envolvem Governança Corporativa, Gestão de Riscos e oportunidades, Conduta Ética e Compliance, com destaque para os princípios universais de Direitos Humanos (equidade, diversidade, não discriminação de qualquer forma, liberdade, segurança social, etc.), Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção priorizados dentro do Pacto Global da ONU, incluindo questões sociais, compromissos públicos, e Inovação, são fundamentais para os bons resultados e crescimento.

A TAESA assegura a segurança e confiabilidade de seus processos, bem como a melhoria da qualidade de vida da população, sempre respeitando o meio ambiente e promovendo o desenvolvimento sustentável, atentos às necessidades das gerações futuras, de forma a:

1

Promover a melhoria contínua do desempenho de sustentabilidade da empresa

2

Manter relacionamento transparente junto às partes interessadas e comunidades onde opera

3

Aplicar métodos modernos e economicamente viáveis para melhoria de seus processos

4

Fortalecer sua reputação e aumentar atratividade de investimentos, sua receita, eficiência operacional e de valuation em função de suas práticas sustentáveis

1

Promover a melhoria contínua do desempenho de sustentabilidade da empresa

2

Manter relacionamento transparente junto às partes interessadas e comunidades onde opera

3

Aplicar métodos modernos e economicamente viáveis para melhoria de seus processos

4

Fortalecer sua reputação e aumentar atratividade de investimentos, sua receita, eficiência operacional e de valuation em função de suas práticas sustentáveis

Sustentabilidade Taesa

Temas

Metas e Compromissos

Em consonância com nossa missão, visão e valores, e sempre buscando a melhoria contínua da nossa atuação e adoção de melhores práticas, buscamos nos engajar em iniciativas e compromissos que nos levem nessa direção, como os descritos abaixo.

Estratégia de Sustentabilidade

Desde 2020, a TAESA vem consolidando a sua trajetória de crescimento através da implementação do Projeto Sustentabilidade (conjunto de  iniciativas, incluindo adesão ao Pacto lobal da ONU e ODS, à metodologia GRI, Inventário de GEE, etc.) com o objetivo de tornar a Empresa uma referência na área no setor de Transmissão de Energia Elétrica no Brasil. A diretoria da TAESA aprovou o plano de ação e metas para os temas materiais conforme requisitos GRI (Global Reporting Initiative) vinculado com a Agenda 2030 referente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, alinhado e integrado ao planejamento estratégico da TAESA no Pilar de Sustentabilidade.

 

6 temas materiais:

  1. Ética, transparência e integridade corporativa;
  2. Mitigação e adaptação às mudanças climáticas;
  3. Meio ambiente e biodiversidade;

4. Relacionamento com comunidades locais;
5. Gestão, desenvolvimento de pessoas, diversidade e inclusão; e
6. Saúde, segurança e qualidade de vida.

Plano de Ação e Metas – temas materiais vinculado a Agenda 2030 – ODS.

O nível Estratégico está ligado diretamente ao pilar da Sustentabilidade e, a ele, se conecta o nível Tático, onde estão descritos os seis Temas Materiais da Companhia. Já o nível operacional apresenta as ações que a Companhia pretende desenvolver e que são detalhadas em Objetivos Específicos relacionados às metas dos ODS.

Assim, foram mapeados e comunicados os seguintes objetivos:

Dessas iniciativas, e demais boas práticas, é que configuram as oportunidade em sustentabilidade para a TAESA e as partes interessadas com as quais a companhia tem seu valor compartilhado.

Pacto Global das Nações Unidas

Para corroborar sua contribuição à sustentabilidade, em 2019, a TAESA aderiu ao Pacto Global das Nações Unidas, uma iniciativa que promove o diálogo entre empresas, corporações e órgãos da ONU sobre políticas de responsabilidade social e ambiental.

Atualmente, o Pacto é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros espalhados por 160 países. A ideia central do Pacto Global é fomentar a dimensão social da globalização. Para tal, a iniciativa busca o engajamento da comunidade empresarial internacional em dez princípios relacionados a Direitos Humanos, trabalho decente, meio ambiente e combate à corrupção.

Integridade Corporativa

Na busca contínua por boas práticas relacionadas à governança, a TAESA aderiu em 2022, de forma voluntária, ao Pacto Empresarial pela Integridade do Instituto Ethos e ao Movimento Transparência 100%.

A iniciativa, promovida pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU, representa o primeiro esforço nacional para incentivar empresas a superarem as exigências legais, fortalecendo mecanismos de integridade, com o objetivo de torná-las mais resilientes e exemplos de sucesso no cenário corporativo. Atualmente, a Companhia é uma das dezenas de organizações participantes dessa importante ação.

Em 2024, a TAESA já alcançou 3 das 5 metas estabelecidas pelo Movimento 100% de transparência da estrutura de Compliance e Governança; 100% de transparência sobre o Canal de Ética; e 100% de transparência das interações com a Administração Pública.


Direitos Humanos

Trabalho Decente

Meio Ambiente

Combate à Corrupção
Direitos Humanos
Trabalho Decente
Meio Ambiente
Combate à Corrupção

Igualdade de gênero: um compromisso de todos nós.

A TAESA aderiu aos Women’s Empowerment Principles (WEP’s), conhecidos como os 7 princípios do empoderamento feminino, uma iniciativa do Pacto ONU Mulheres. Tornar-se signatária ao movimento reforça a importância e o compromisso da TAESA em apoiar e promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres no local de trabalho, mercado e comunidade. Com a adesão ao programa, a TAESA passou a ter como meta 30% de liderança feminina até 2025 e 50% até 2030. Conheça os 7 princípios:

Liderança Corporativa de Alto Nível

Tratar todas as mulheres e homens no trabalho com justiça, sem discriminação

Saúde, bem-estar e segurança do funcionário

Educação e treinamento para progressão na carreira

Desenvolvimento empresarial, cadeia de suprimentos e práticas de marketing

Iniciativas comunitárias e defesa

Medição e relatórios

A TAESA se orgulha do talento e da competência de suas profissionais e vai trabalhar cada vez mais para contribuir com a inclusão e a diversidade.

Para mais detalhes, acesse: https://www.weps.org/about

Movimento Raça é Prioridade

Em 2023 aderimos à iniciativa do Pacto Global da ONU, em parceria com o CEERT e ONU Mulheres, para promover a equidade étnico-racial nas empresas brasileiras.

Com a adesão ao Movimento Raça é Prioridade, passamos a ter como meta 30% de pessoas negras*  em cargos de liderança até 2025, e 50% até 2030.  É a TAESA reafirmando mais uma vez o seu compromisso com a diversidade!

Para mais detalhes, acesse: https://www.pactoglobal.org.br/movimento/racaeprioridade/

Prêmios e Reconhecimentos

Desde 2021 a Taesa compõe os índices de Sustentabilidade da B3 IGPTW, o que confirma o reconhecimento pelo mercado sobre o empenho da Companhia diante das relevantes pautas sobre pessoas e clima organizacional. Em 2024, a TAESA foi certificada pela sexta vez consecutiva com o selo GPTW.

Além disso, conquistamos o 3º lugar no Destaque GPTW Energia – Geração, Distribuição e Transmissão, referente à pesquisa realizada em 2023. No recorte Empresas Nacionais de Médio Porte, ou seja, aquelas que têm entre cem e 999 funcionários, a Companhia foi a 33ª colocada.

Anualmente, a Companhia aplica a pesquisa de clima organizacional em parceria com a GPTW para medir o nível de engajamento e satisfação das equipes.

Tivemos 90% de adesão (participação) a pesquisa

O resultado da Pesquisa de Favorabilidade foi de 89

No item “A TAESA realiza um serviço de excelência” a nota final foi 97

No item “Sinto orgulho de contar a outras pessoas que trabalho na TAESA” a nota final foi 96

No item que aborda o quanto nossos colaboradores recomendariam a TAESA para amigos e família como um excelente lugar para trabalhar, ficamos com a nota final de 92.

Premiação no Energy Summit 2024

A TAESA recebeu o Prêmio de Excelência no Uso das Geotecnologias para o Setor Elétrico durante o Energy Summit 2024, ocorrido em maio. O evento tem o objetivo de apresentar, desenvolver e integrar as companhias ao Sistema de Informação Geográfica (GIS), visando um melhor aproveitamento das potencialidades do GIS.

TAESA recebe Troféu Transparência

Considerado o “Oscar da Contabilidade”, o Troféu Transparência 2024 foi entregue à TAESA em 24 de outubro. Promovida pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC), a premiação é fruto do trabalho de toda equipe e coloca a Companhia entre as melhores empresas na categoria Capital Aberto e faturamento de até R$ 5 bilhões. O troféu foi entregue diretamente a Dirlei Júnior, gerente de Controladoria, e Simone Dutra, coordenadora de Demonstrações Financeiras.

EGAESE 2024

Como forma de reconhecimento da importância da TAESA para o setor, a Companhia foi convidada a participar do Encontro de Gestão de Ativos para Empresas do Setor Elétrico (EGAESE 2024). Este é o único evento voltado ao setor elétrico que aborda as melhores práticas em Gestão de Ativos, seus impactos nos resultados das empresas e sua relevância para os aspectos regulatórios do setor elétrico nacional. No encontro, a colaboradora Laura Santa Rosa, Engenheira SGIT SR (foto abaixo), participou do “Painel SGI – Do obstáculo ao sucesso: Barreiras e Benefícios dos Sistemas de Gestão Integrados: Casos Práticos” e, representando a TAESA, apresentou o trabalho “Certificação Quadrinormas: Desafios e Ganhos, da implementação à conquista”. Durante o evento, a TAESA teve dois trabalhos reconhecidos na 11ª Edição do Prêmio Nacional de Gestão de Ativos. O projeto “Agente de Observabilidade: Inovação em Inteligência de Negócios na Transmissão de Energia”, de Willy Wendorff e Gabriel Brandão, recebeu o 1º lugar na categoria Gestão Estratégica. E o projeto “SisPLAN: Transformação do planejamento de manutenção no sistema elétrico com eficiência e precisão”, de Leonardo Leitão e Willy Wendorff, foi contemplado com o 2º lugar na categoria Impactos Regulatórios.

Sistema de Gestão Integrado da TAESA (SGIT)

Com a finalidade de melhoria contínua e eficiência dos serviços e do desempenho ambiental da TAESA, o Sistema de Gestão Integrado deve prover soluções para a minimização dos impactos socioambientais por meio de planejamento, alocação de recursos, atribuição de responsabilidades e avaliação das práticas, dos procedimentos e processos adotados.

É um processo contínuo e participativo, que atinge diversas áreas da empresa, focado em garantir que todos os requisitos legais relacionados ao desempenho das operações da Companhia sejam cumpridos.

A TAESA iniciou em 2021 o processo para constituição do seu Sistema de Gestão Integrado, com o objetivo de buscar a melhoria contínua e a excelência do negócio através da padronização dos processos atendendo aos requisitos legais estabelecidos nas Normas ISO. Desta forma, com o intuito de avançar em sua agenda de Sustentabilidade em 2023, Companhia foi certificada nas seguintes Normas ISO:

  • ABNT NBR ISO 9001:2015 Gestão da Qualidade
  • ABNT NBR ISO 14001:2015 Gestão Ambiental
  • ABNIT NBR ISO 45001:2018 Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional
  • ABNT NBR ISO 55001:2014 Gestão de Ativos

Em outubro de 2024, a TAESA passou por uma auditoria externa e confirmou a manutenção da certificação nas quatro Normas ISO que compõem o SGIT.

Política do Sistema de Gestão Integrado (SGIT)

A Política do SGIT é o documento central do Sistema de Gestão Integrado da TAESA, conforme as normas ISO 9001 – Gestão da Qualidade; ISO 14001 – Gestão Ambiental; ISO 45001 – Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional; e ISO 55001 – Gestão de Ativos. Ela visa contribuir para a segurança e saúde dos colaboradores e subcontratados, bem como para a melhoria da qualidade de vida da população, respeitando o meio ambiente e promovendo o desenvolvimento sustentável. A Política assume os seguintes compromissos:

Somos íntegros. Respeitamos todas as pessoas, suas vidas e diversidade.

Atuamos na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais com a participação dos colaboradores diretos e indiretos.

Realizamos nosso trabalho com excelência, qualidade e preservação do meio ambiente, evitando poluição e impactos climáticos.

Melhoramos continuamente a condução dos negócios e geramos Valor por meio dos nossos ativos para a satisfação de nossos clientes e partes interessadas. Atendemos os requisitos legais, regulatórios e as normas que compõem nosso Sistema de Gestão Integrado.

 

A TAESA estruturou uma série de normas e procedimentos para garantir o cumprimento destes Compromissos firmados, que são desdobrados nos seguintes objetivos:

Disseminar a cultura de segurança para evitar acidentes, oferecendo um local de trabalho saudável e seguro à sua força de trabalho.

Minimizar os impactos ambientais decorrentes de nossas atividades, utilizando os recursos naturais de forma eficiente e consciente.

Manter níveis adequados de confiabilidade e de disponibilidade dos ativos de transmissão.

Ser cada vez mais eficientes e aumentar a rentabilidade dos ativos de transmissão.

Manter a certificação e aperfeiçoar o Sistema de Gestão Integrado, fortalecendo o comprometimento com a sustentabilidade.

A Política do Sistema de Gestão Integrado da TAESA foi aprovada pelo Diretor Presidente da Companhia. É fortemente divulgada por meio de apresentação na ambientação de novos colaboradores, documentos oficiais da Companhia e apresentações do SGIT disponíveis na intranet, bem como no mural eletrônico e na tarjeta anexa ao crachá dos empregados.

Econômico

Comprometida com o crescimento sustentável, a TAESA visa a excelência operacional, garantindo rentabilidade e disciplina financeira, incorporando critérios de sustentabilidade, políticas e práticas operacionais que aumentam a competitividade da empresa, ao mesmo tempo que promovem a melhoria das condições sócio-econômicas nas comunidades como um valor compartilhado.

Adotamos as melhores práticas e instrumentos financeiros, decisões de investimento e financiamento. Com isso, promovemos impactos econômicos positivos que contribuem para o aquecimento e/ou alavancagem da economia local (através da instalação de ativos, infraestrutura, geração de empregos, etc.) e todos os benefícios associados, proporcionando a melhoria na qualidade de vidas das pessoas.

É uma relação de ganha-ganha em que a empresa, por promover o desenvolvimento local ao movimentar a economia e desenvolver programas, compartilha valor com a sociedade e age com responsabilidade ambiental.

Essas iniciativas facilitam o acesso a financiamentos com contrapartidas favoráveis (juros menores), o que viabiliza a ampliação das atividades e ativos, como por exemplo a emissão de título verdes.

 

Títulos Verdes

Os Títulos Verdes, conhecidos também como Green Bonds, são títulos emitidos para a captação de recursos para investimentos em projetos que tenham premissas voltadas para sustentabilidade, por meio de controles socioambientais e respectivas mitigações de seus impactos.

Fazendo um contexto histórico, o primeiro Green Bond do mundo foi emitido pelo Banco Mundial em novembro de 2008, dando origem a um processo sustentável no mercado de capitais. A emissão deste primeiro papel demonstrou ao mundo o quanto era possível relacionar sustentabilidade com rentabilidade.

Segundo as diretrizes desses títulos, que utilizam os Green Bond Principles (GBP) como metodologia, é reconhecido que linhas de transmissão no Brasil contribuem para o escoamento e transmissão de energia renovável no Sistema Interligado Nacional (SIN).

Os recursos das emissões de títulos verdes para a TAESA serão utilizados para pagamentos futuros e reembolsos de custos de projetos relacionados a transmissão de energia elétrica. Esses ativos trazem benefícios ambientais, pois sua construção irá aumentar a disponibilidade do Sistema Interligado Nacional (SIN) para energia renovável;

Reforçando nosso compromisso com a transparência ocorreu a adesão, realizada em agosto de 2021, à Plataforma de Transparência de Títulos Verdes (GBTP) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) foi desenvolvida para promover a transparência no mercado de títulos verdes na América Latina e no Caribe. Por meio da GBTP, é possível harmonizar e padronizar os reports de green bonds e permitir que o mercado, de um modo geral, analise os recursos dos títulos investidos e qual o desempenho ambiental realizado. Essa ação proporciona ao mercado de capitais informações relevantes sobre o desempenho ambiental da Companhia, o que a torna ainda mais interessante aos novos e atuais investidores.

Em 2024, a TAESA realizou a emissão de 02 Green Bonds, ou títulos verdes, dando sequência a um movimento iniciado em 2019.

www.greenbondtransparency.com

Emissões de Green Bonds202420232022202120202019
2111-4
EmissorTAESAJANAÚBAAtendimento anual das condicionantes
Emissão6ª Emissão de Debêntures (2ª série)7º Emissão de Debêntures - (série única)8ª Emissão de Debêntures - (série única)10ª Emissão de Debêntures - (2ª série)12ª Emissão de Debêntures - (1ª série)12ª Emissão de Debêntures - (2ª série)12ª Emissão de Debêntures - (3ª série)14ª Emissão de Debêntures - (1ª série)14ª Emissão de Debêntures - (2ª série)14ª Emissão de Debêntures - (3ª série)15ª Emissão de Debêntures - (2ª série)2º Emissão de Debêntures - (série única)-
Custo da DívidaIPCA + 5,50%IPCA + 4,50%IPCA + 4,7742%IPCA + 4,7605%IPCA + 5,60%IPCA + 5,75%IPCA + 5,85%IPCA + 5,87%IPCA + 6,0653%IPCA + 6,2709%IPCA + 5,8438%IPCA + 4,8295%-
Valor da Dívida R$ mil210.000508.960300.000100.000630.783300.410318.807327.83586.261385.904300.000575.000-
Data de Emissão08/05/201925/10/201915/12/201915/05/202115/04/202215/04/202215/04/202215/09/202315/09/202315/09/202315/04/202415/12/2019-
Data de término15/05/204415/09/204415/12/204415/05/203615/04/202915/04/203215/04/203715/09/203315/09/203515/09/203815/03/203415/12/2044-
AmortizaçãoSemestral - CustomizadaSemestral - CustomizadaSemestral - CustomizadaAnual – nos último 3 anosAnual – nos último 3 anosAnual – nos último 3 anosAnual – nos último 3 anosBulletBulletAnual – nos último 3 anosAnual – nos último 3 anosAnual - Customizada-
Mariana Transmissora de Energia S.A.
Miracema Transmissora de Energia S.A.
Janaúba Transmissora de Energia S.A.
Sant’Ana Transmissora de Energia S.A.
Projeto Paraguaçu
 width=Projeto Aimorés
Projeto Ivaí
Projeto SPT 1N\A
Projeto SPT 2N\A
Projeto Ananaí*
Projeto Pitiguari*
Projeto Novatrans
Projeto Saíra
Projeto Tangará*
N/A: Os projetos de reforços e melhoria em questão não carecem de licenciamento ambiental ordinário.
*: Projetos em fase de implantação, portanto as condicionantes vem sendo atendidas até a sua conclusão.

O benefício ambiental gerado pelos projetos está associado ao aumento no volume de transmissão de energias renováveis não convencionais (eólica, solar, UTE a biomassa e PCH). Esse benefício será demonstrado pela variação do “Indicador de prestação de serviço de transmissão a Usuários Verdes”.

Benefício Ambiental202420232022202120202019
Número de Usuários Verdes*14451296959778645614
Percentual de Usuários Verdes sobre o total de usuários considerando médias mensais (%)93,71%85,387672,569,968,3
Faturamento com Usuários Verdes (R$)713.115.488,68682.683.975,67163.923.647,4478.245.263,0050.709.936,0052.540.033,72
Percentual de faturamento de Usuários Verdes sobre o total (%)28,99%28,6674,13,53,5
¹Usuários Verdes – geram energia por meio de usinas eólicas, solar, a biomassa e PCHs

Framework de Finanças Verdes

Relatórios Socioambientais e Indicadores

Disclaimer: a partir de 2020, o relatório socioambiental passou a ser chamado de Relatório de Sustentabilidade